Bastou chover um pouco mais acima da média para Aracaju, mais uma vez, sofrer com ruas alagadas e casas invadidas pelas águas. Este ano, o problema maior foi na zona de expansão, onde as casas de dois condomínios foram tomadas pelas águas acumuladas da chuvas. Isso provocado pelo crescimento desordenado da região, onde não há uma preocupação em respeitar os canais pluviais. E quando a água chega, se não tem para onde correr, invade o espaço que encontra pela frente.
Lembro-me da época que isso acontecia constantemente no Centro da cidade. Descia da rua São Cristóvão para ir ao Colégio Tobias Barreto e tinha que levar o tênis numa bolsa plástica e ir de sandália, porque a praça Olímpio Campos era tomada pela água.
No bairro Industrial, os moradores da avenida Aitorn Teles e adjacências, tinha muretas na porta das casas, para evitar que elas fossem inundadas pela fedentina que corria no canal, todas as vezes que o mesmo transbordava.
A desculpa é sempre a mesma: Aracaju fica abaixo do nível do mar e se a maré tiver cheia, tudo transborda.
Mas algumas obras foram realizadas e melhoraram consideravelmente essas inundações, problemas que no passado eram aceitáveis, mas não hoje, com toda a tecnologia. é preciso sim, ter compromisso com a população e respeitar o meio ambiente, para evitar que problemas como os registrados este ano, não se tornem rotina, lembrando que isso pode trazer sérios danos também à saúde da população.
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)