sexta-feira, 5 de março de 2010

Câmara Municipal de Aracaju existe desde a fundação da atual capital sergipana


A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi constituída em março de 1855, poucos dias após a fundação de Aracaju, ocorrida em 17 de março daquele ano. No dia 30 do mesmo mês, o Poder Legislativo Municipal da nova capital de Sergipe já estava funcionando regularmente.

Formada inicialmente por oito vereadores, que exerceram o mandato nos anos de 1855 e 1856, a Câmara Municipal de Aracaju teve como primeiro presidente Tobias de Mendonça Galvão e primeiro secretário o Padre Agostinho Ruiz Braga.
Além deles, constituíam o Poder Legislativo de Aracaju no referido biênio os vereadores Dionízio José Ferreira Mello, João José Alves dos Santos, João Luiz da Silva, Joaquim Marques Pereira, Manoel Ferreira dos Santos, Pedro Francisco Luduvice.

Os dados foram pesquisados pelo professor e historiador Jorge Carvalho.

Foto: Sílvio Rocha / AAN

segunda-feira, 1 de março de 2010

Peregrinação por caixas eletrônicos

Outro dia, passei no banco antes de ir para o trabalho, para efetuar o pagamento de algumas contas e fazer saque. Qual não foi a minha surpresa ao constatar que, na maioria das agências do Banese, os cashes só funcionam a partir das 8h.

Passei pela primeira agência, a localizada na avenida Augusto Maynard, estava fechada. Fui para outra na avenida Barão de Maruim...a mesma situação. Andei mais um pouco, até o Centro e a agência do calçadão também estava fechada. Por fim, fui até a agência central, onde a área dos caixas eletrônicos, ufa, estava aberta.

Nessa brincadeirinha, entre parar o carro, descer, verificar se os cashes estavam ou não abertos, voltar para o carro, ir pra outra agência etc, etc, etc, foi-se embora uma hora do meu dia...

Dá para acreditar que algo assim acontece em plena era tecnológica. Tudo bem, que pagamento até a gente faz de casa ou de qualquer outro lugar, via internet, mas saque...só no cash ou enfrentando fila no banco...