quinta-feira, 31 de maio de 2012

Combate ao fumo - Coluna Saúde em Dia


Combate ao fumo
A oncologista Tathiane Oliveira, que integra a equipe da Clínica Onco Hematos, proferirá palestra na noite de quinta-feira, 31 de maio, Dia Mundial de Combate ao Fumo. A promoção é da Liga Acadêmica de Medicina Oncológica (Liamo), em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit). A palestra acontecerá no auditório Padre Melo, bloco D, no Campus Farolândia, a partir das 19h30. A entrada é franca e os participantes receberão certificados.

Câncer de pulmão
O cigarro é apontado como a principal causa do câncer de pulmão, tipo da enfermidade que mais mata no mundo. No Brasil, estima-se que somente este ano sejam registrados 17.210 novos casos da enfermidade em homens e 10.110 em mulheres. Quem fuma aumenta em 20 a 30 vezes o risco de desenvolver o câncer a doença.

Vigilância com a dengue
Esta semana, a Força-tarefa de combate à dengue da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está visitando os bairros Jardim Centenário, ontem e hoje, e Getúlio Vargas, nos dias 1 e 2 de junho. Os agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estão realizando vistorias domiciliares nas localidades para eliminar e prevenir focos do mosquito Aedes aegypt. Já, as equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) ficam responsáveis pela limpeza de terrenos baldios, recolhendo materiais como entulho, latas e garrafas.

Contra a violência
“Não adianta dizer que não viu. Violência sexual, denuncie” é o slogan da campanha lançada pelo Ministério da Saúde, para alertar e combater a violência sexual no público infanto-juvenil. A campanha chama ainda atenção para que “esta brincadeira não tem a menor graça”. Qualquer cidadão em Sergipe  pode denunciar através do número 181 e ainda ligar para o Disque Direitos Humanos 100.

Vacina só até amanhã
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) faz mais um apelo para que as pessoas que ainda não se vacinaram contra a gripe, procurem os postos de saúde para que possam receber a dose da vacina. A 14ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe vai até amanhã. Dentre as 330 mil doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para Sergipe e distribuídas para 350 postos de saúde em todo o Estado, somente 206 mil foram utilizadas até o momento para imunizar 70% da população, uma vez que a meta a ser atingida é 80%, ou 240 mil pessoas.

Para os cooperados
No dia 26 deste mês, a Unimed Sergipe reuniu os cooperados aniversariantes do primeiro quadrimestre de 2012 (janeiro a abril) para comemorar a passagem de mais um ano de vida. O encontro aconteceu no Hotel Aquários, durante um café da manhã. A Diretoria Executiva da cooperativa recepcionou os aniversariantes, que compareceram ao evento, acompanhados por familiares. 

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Alerta no Dia Mundial de Combate ao Fumo

No dia 31 de maio, Dia Mundial de Combate ao Fumo, a Liga Acadêmica de Medicina Oncológica (Liamo), em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), realizará uma palestra sobre o tema. A palestrante será a oncologista Tathiane Oliveira, que integra a equipe da Clínica Onco Hematos.

O cigarro é apontado com a principal causa do câncer de pulmão, tipo da enfermidade que mais mata no mundo. No Brasil, estima-se que somente este ano sejam registrados 17.210 novos casos da enfermidade em homens e 10.110 em mulheres. A maior parte dos casos esta relacionado ao tabagismo. Quem fuma aumenta em 20 a 30 vezes o risco de desenvolver o câncer a doença.

O público alvo do evento são todos os estudantes da área da saúde. O evento acontecerá no auditório Padre Melo, bloco D, no Campus Farolândia, a partir das 19h30. A entrada é franca e os participantes receberão certificados.

sábado, 26 de maio de 2012

Equipe da Clínica Onco Hematos discute casos clínicos



O início das noites de quartas-feiras, na Clínica Onco Hematos, é reservado para reunião e bate-papo entre os integrantes da equipe multidisciplinar da unidade. Esta semana, cerca de 15 casos clínicos foram discutidos entre eles. De acordo com o diretor científico, o oncologista Nivaldo Farias, os encontros servem para que cada um expresse sua opinião sobre o protocolo adotado para cada paciente.

No encontro, foram apresentadas as fichas técnicas de pacientes em tratamento e os protocolos adotados pelo especialista de cada caso. “Desta forma, o paciente é visto por diversos olhares, de forma diferente e podemos realizar o tratamento integrado, envolvendo toda a equipe multidisciplinar, resultando num tratamento mais efetivo”, destacou.

As reuniões contam com a participação de farmacêuticos, enfermeiros, nutricionista, psicólogo, cirurgião oncológico, oncologistas e hematologistas. “Discutindo cada caso com os profissionais envolvidos, garantimos aos pacientes um tratamento continuado e multidisciplinar”, explica Nivaldo Farias.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Seleção Unimed - Coluna Saúde em Dia


Seleção Unimed
Encerram-se amanhã, 25 de maio, as inscrições do Processo Seletivo para ingresso no quadro de Cooperados Aspirantes da Unimed Sergipe. São vagas para as especialidades de alergia e imunologia, alergia e imunologia pediátrica, cirurgia pediátrica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia pediátrica, geriatria, nefrologia, neurologia, neurologia pediátrica, pediatria, pneumologia pediátrica, psiquiatria e reumatologia. Mais informações através do telefone  2107-8777 ou no site www.unimedse.com.br

Liga oncológica
Mais uma aula pública foi promovida esta semana pela Liga Acadêmica de Medicina Oncológica (Liamo). “Modalidade de Tratamento e Estadiamento em Câncer” foi o tema abordado pelo Dr. Thiago Meneses Costa, oncologista clínico pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). A Liamo reúne alunos de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) e Universidade Federal de Sergipe (UFS), numa parceria com a Clínica Onco Hematos.

Angiografia em 3D
A equipe médica do Hospital Primavera realizou no dia 7 de maio, a primeira angiografia cerebral em 3D do Estado. O procedimento ocorreu na sala de Hemodinâmica da unidade hospitalar e teve como responsável o neurorradiologista intervencionista e neurocirurgião, Tiago de Jesus Menezes. Trata-se de um método diagnóstico por meio de cateterismo das artérias cerebrais, no qual é disponível um aplicativo que permite a visualização tridimensional de patologias vasculares, como aneurismas e malformações vasculares.

Médicos em Itabaianinha
O Secretário de Saúde de Itabaianinha, Valter Marcelo, almoça na Somese hoje a partir do meio dia, para apresentar o plano de formação de cadastro médico para atuar no Hospital São Luiz Gonzaga, que se encontra no momento sob intervenção judicial. O hospital está enquadrado na Política Nacional de Saúde HPP – Hospital de Pequeno Porte e deve funcionar 24 horas por dia, inclusive finais de semana e feriados, para atendimento de urgência, emergência e partos normais. Serão formadas equipes multidisciplinares completas com valores de remuneração diferenciados.

Rotary no Hemose
Contribuir com o estoque de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Esta será a finalidade da atividade realizada pelo Rotary Club de Aracaju Leste em conjunto com  estudantes dos cursos de Enfermagem e de Fisioterapia, da Faculdade de Aracaju (Facar), que acontece hoje, a partir das 8h. O evento que este ano entra em sua quinta edição, contará com palestras de sensibilização sobre a importância da doação de sangue. Através das atividades o Hemocentro estima coletar cerca de 50 bolsas de sangue, entre estudantes e membros do Rotary.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Inca divulga estimativa de casos de câncer para 2012

De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 27 milhões de pessoas terão câncer em 2030. Considerando a dimensão e particularidades do Brasil, torna-se imprescindível ter dados que orientem a visualização da doença no país. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) possui dados detalhados sobre as estimativas para os anos de 2012 e 2013 (http://www.inca.gov.br/estimativa/2012/), tipos mais incidentes do câncer no Brasil e informações básicas sobre esta doença.

De acordo com o Inca, 3.410 pessoas deverão ser acometidas por um dos diversos tipos da doença este ano em Sergipe. O câncer de pele não melanoma lidera as estimativas com 820 novos casos, seguido pelo câncer de próstata, que deverá acometer 490 homens. Já o câncer de mama deve atingir 370 pessoas no Estado e o do colo do útero 220 mulheres.

O tipo da doença que mais mata no mundo é o câncer de pulmão. No Brasil, estima-se que somente este ano sejam registrados 17.210 novos casos da enfermidade em homens e 10.110 em mulheres. A maior parte dos casos esta relacionado ao tabagismo. Que fuma aumenta em 20 a 30 vezes o risco de desenvolver o câncer a doença.

O câncer de estômago é a segunda causa de morte pela doença no mundo, tanto em homens quanto em mulheres. Trata-se de um tipo de câncer que não tem bom prognóstico, com mortalidade alta e sobrevida em cinco anos baixa. O Brasil espera 12.670 casos novos em homens e 7.420 em mulheres este ano.
Entre os tipos que acometem mais as mulheres, lidera o câncer de mama, que atinge mais o público feminino a partir dos 50 anos. Em países desenvolvidos a sobrevida gira em torno de 60%.  Para 2012, a estimativa é que a doença acometa 52.680 mil mulheres. 

Nos homens o tipo de câncer mais freqüente é o de próstata, onde a idade é o maior fator de risco, pois 62% dos casos ocorrem no público masculino com mais de 65 anos. Para este ano no Brasil, são estimados 60.180 casos novos.

O câncer do colo do útero tem como principal fator de risco a infecção por HPV, além da genética, comportamento sexual e tabagismo, dentre outros fatores.  No Brasil, a estimativa é de 17.540 novos casos da enfermidade. A recomendação do Ministério da Saúde (MS) é o exame citopatológico, principalmente em mulheres com idade entre 25 e 64 anos.

O consumo excessivo de carne vermelha, embutidos e bebida alcoólica, além do tabagismo e a obesidade são fatores de risco para o surgimento do câncer de cólon e reto. Mas o maior fator de risco é o histórico familiar e a predisposição genética de desenvolver doenças crônicas no intestino, além da idade. Somente para este ano no Brasil, são estimados os surgimento de  15.960 casos em mulheres e 14.180 em homens.

No público infanto-juvenil brasileiro, estima-se que o câncer acomete cerca de 11.530 pessoas este ano.  O câncer na criança e no adolescente é coisa rara que atinge mais o público masculino, sendo o mais comum a leucemia. Pouco se conhece sobre os fatores de risco na faixa etária até os 19 anos. A partir dos 5 anos, o câncer representa a maior causa de morte por doença em meninos e meninas.

*Informações do Inca

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mimo Unimed - Coluna Saúde em Dia


Câncer em Sergipe
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 3.410 pessoas deverão ser acometidas por um dos diversos tipos da enfermidade este ano em Sergipe. O câncer de pele não melanoma lidera as estimativas com 820 novos casos, seguido pelo câncer de próstata, que deverá acometer 490 homens. Já o câncer de mama deve atingir 370 pessoas no Estado e o do colo do útero 220 mulheres.

Mimo da Unimed
O Circo de Moscou no Gelo completa 50 anos de fundação em 2012 e marcará a data com uma inédita turnê brasileira, que passará por 15 cidades. Em Aracaju, o espetáculo acontece no dia 30 de maio. Para os clientes Unimed Sergipe, é possível adquirir os ingressos pagando o valor de meia-entrada. Basta apresentar a comprovação do cartão do plano de saúde e um documento de identificação no ato da compra. Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do Teatro Tobias Barreto e o telefone para contato é (79) 3179-1490.

Para os enfermeiros
Em comemoração a Semana de Enfermagem, a Associação de Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) realizará sábado, 19/5, um encontro com os profissionais de saúde da capital. O evento acontecerá, a partir das 8 horas, na sede da própria instituição. A iniciativa faz parte do projeto “Diagnóstico Precoce: O caminho mais curto para a cura do câncer infantojuvenil” e tem como objetivo levar conhecimentos sobre os sinais e sintomas do câncer infantil, através de palestras e materiais informativos a profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado.

Mais leite
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinaram esta semana em Aracaju, um documento que irá ampliar a rede de Banco de Leite Humano (BLH) e postos de coleta em todo Estado, com o objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil. O convênio prevê que a Fiocruz forneça para o estado equipamentos e treinamentos para os trabalhadores. Em contrapartida, os estados fornecem o espaço físico para o funcionamento dos Bancos de Leite Humano. Em Sergipe, inicialmente, serão implantados três postos de coleta e mais um BLH instalado em Propriá. Depois de implantados, o Estado contará com seis postos de coleta e quatro BLH. A ampliação do BLH e dos postos de coletas visa atender às propostas da Rede Cegonha.

Médicos e planos
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicará, nos próximos dias, uma instrução normativa para regulamentar os contratos entre médicos e planos de saúde. Se não houver acordo entre as partes, a determinação vai tornar obrigatórios um índice e uma periodicidade mínimos para o reajuste dos honorários. A medida é uma reivindicação antiga dos médicos.

Parto de anencéfalos
As regras norteadoras para o diagnóstico de casos de anencefalia – que permitirão à gestante optar de forma precoce entre a manutenção da gestação ou a antecipação terapêutica do parto – foram publicadas no Diário Oficial da União de segunda-feira, 14/5. A Resolução CFM 1989/2012 foi aprovada por unanimidade pela Plenária do Conselho Federal de Medicina (CFM. Após a autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite a antecipação do parto nos casos de fetos anencéfalos, há, a partir desta resolução do CFM, garantia de segurança dos critérios de diagnóstico e dos aspectos éticos envolvidos neste tipo de situação.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Paralisação no HU - Coluna Saúde em Dia


Paralisação no HU
A mobilização dos servidores técnico-administrativos do Hospital Universitário (HU) continua nesta quinta-feira.  O dia começa com ato público na porta da unidade hospitalar e depois será repetido no campus da UFS em Lagarto, a partir das 11. O estado de greve da categoria é para reivindicar reajuste salarial emergencial e elevação do piso da categoria; reposicionamento de aposentados; realização de concurso público para atender as demandas dos usuários e fim da terceirização; isonomia de benefícios; aplicação de 10% do PIB para a educação e definição de data-base e negociação coletiva no serviço público.

Halitose em debate
O médico hospitalista Albino Maia, ministrará mais uma palestra na Reunião Científica do Projeto de Educação Continuada e Permanente. Ele vai proferir o tema “Manejo de sinais e sintomas em Cuidados Paliativos”. Hoje à noite, a partir das 19h30, o odontólogo Guilherme Macedo, o pneumologista Saulo Maia, o otorrinolaringologista João Todt e o clínico geral, Luiz Carlos Andrade estarão debatendo sobre “Halitose” O evento, promovido pela Sociedade de Gastroenterologista de Sergipe, acontecerá no auditório do Hospital Primavera.

Intercâmbio
O médico Iuri Santana, que está fazendo especialização em oncologia clínica no Instituto do Câncer do Estado de Sergipe (Icesp), está passando uma temporada em Aracaju, graças a um programa do Icesp, em parceria com a Clínica Onco Hematos, em Sergipe. A atividade consiste em escolher um serviço fora do Estado, neste caso, fora de São Paulo, para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela unidade. Iuri Santana está sendo orientado pelo oncologista Nivaldo Farias, acerca dos serviços clínicos ofertados na Onco Hematos Cirurgia.

Cartão SUS
A partir de hoje, o Hospital Regional de Estância estará apto a cadastrar pacientes que ainda não possuem o cartão SUS. O Hospital Regional Doutor Jessé de Andrade Fontes é mais um da rede estadual sergipana a se adequar à portaria nº 763/11 do Ministério da Saúde, que estabelece a obrigatoriedade da apresentação do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) para a realização de consultas, procedimentos ambulatoriais e hospitalares em todos os estabelecimentos de saúde públicos ou conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com o número de cada cartão, qualquer unidade do Brasil que já estiver obedecendo à portaria, consegue visualizar o histórico de um paciente.

Atendimento obrigatório
A Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei 3331/12, que cria o crime de condicionar atendimento médico-hospitalar emergencial a qualquer garantia, como cheque-caução ou nota promissória. O texto, que ainda precisa de análise do Senado, foi apresentado após a morte do então secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, em janeiro. Ele morreu após dois hospitais negarem atendimento por não ter um talão de cheques em mãos. Duvanier teve um infarto em casa, em Brasília, e só conseguiu ser atendido no terceiro hospital que passou. No entanto, o caso já era grave e os médicos não conseguiram reverter a situação.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Contra a gripe - Coluna Saúde em Dia


Contra a gripe
No próximo sábado, 5 de maio, será aberta mais em todo o país, a 14ª Campanha de Vacinação contra a Gripe. Durante 20 dias, as 43 Unidades de Saúde da Família da capital sergipana estarão abertas para a realização da campanha do Ministério da Saúde (MS), para a população de idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos e trabalhadores da saúde. Ao todo, o MS enviou 77 mil doses da vacina para Aracaju. Cerca de 800 pessoas estarão envolvidas nesta campanha desenvolvida nas Unidades que estão distribuídas, estrategicamente, em vários bairros da capital.

Anvisa na pauta
Entre os dias 7 e 10 de maio, a Anvisa promove a I Semana de Vigilância Sanitária no Congresso Nacional. O objetivo do evento é prestar contas ao Congresso das atividades realizadas pela Anvisa, além de debater sobre o papel da Agência diante das necessidades do novo cenário social e econômico no Brasil e no mundo. Com o tema “A Anvisa e o Desenvolvimento Social e Econômico do Brasil”, o encontro vai reunir no parlamento brasileiro representantes dos setores produtivos, governo e sociedade civil

Certificação
Durante o Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios, em São Paulo, realizado entre 18 a 20 de abril, a Unimed Sergipe recebeu uma homenagem em consequência da certificação da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC) concedida ao laboratório da Unidade Diagnósticos. Tal reconhecimento ratifica a qualidade do serviço prestado aos clientes atendidos naquela unidade. A placa de homenagem foi entregue pelos dirigentes da Central Nacional Unimed à presidente da Unimed Sergipe, Denise Tavares.

Vegetarianismo
O Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (Mato Grosso e São Paulo) emitiu um parecer absolvendo a dieta vegetariana, ou seja, admitindo a sua viabilidade enquanto opção alimentar. Totalmente apoiado pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª região (Bahia e Sergipe), o parecer defende que a natureza biológica do ser humano lhe possibilita escolher aquilo que deseja comer, o que inclui o vegetarianismo como opção.

Depressão e esquizofrenia
O Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a técnica de Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) superficial como ato médico privativo. A técnica passa a ser cientificamente válida para utilização na prática médica nacional, com indicação para depressões uni e bipolar, alucinações auditivas nas esquizofrenias e planejamento de neurocirurgia. A Resolução CFM 1.986/2012 traz parâmetros para a utilização da Estimulação Magnética como frequência, intensidade, tempo de duração e números de séries, intervalos, dias de tratamentos, totais de pulsos e locais de aplicação.

Populações pediátricas
O diretor científico da Clínica Onco Hematos, o oncologista clínico Nivaldo Vieira, foi convidado para ser um dos palestrantes do XIII Congresso de Oncologia Pediátrica. "Adenocarcinoma de cólon em populações pediátricas" foi o tema abordado pelo oncologista durante o evento, que aconteceu no período de 17 a 20 de abril, no Centro de Convenções de Natal/RN.