quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Coluna Saúde em Dia - Congresso da Somese

A Sociedade Médica de Sergipe (Somese) está preparando o IV da entidade. O evento será realizado no período de 31 de março a 03 de abril de 2016, no Mercure Aracaju Del Mar Hotel e na Universidade Tiradentes, ambos em Aracaju. O congresso, que tem como tema ‘Os conflitos e desafios na saúde pública e privada’, vai reunir profissionais e estudiosos de diversas partes do país para palestras e mesas redondas com temáticas atuais.As inscrições para o evento podem ser realizadas através do site www.duplacomunicacaoeventos.com.br/congressosomese.wsp

Urgência Odontológica
Na tarde de quinta-feira, 25, o secretário municipal da Saúde, Luciano Paz, recebeu em seu gabinete, o presidente do Sindicato dos Odontólogos de Sergipe (Sinodonto), Marcos Santana, e a conselheira municipal de Saúde, Lisandra Lima. A reunião foi para discutir sobre a manutenção da urgência odontológica, nos moldes que funciona atualmente, no Hospital Municipal Nestor Piva. No encontro, ficou acordado que, durante o mês de março, o serviço será mantido sem alterações de dias e horários, enquanto serão avaliadas maneiras de equacionar o funcionamento do serviço sem que os trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham prejuízos.

Mutirão na Coroa do Meio
Neste sábado, 27, o mutirão da força tarefa "Todos contra o mosquito" acontece na bairro Coroa do Meio. A ação conta com 130 pessoas, sendo 30 soldados do Exército e 100 agentes de Endemias e de Saúde, e estima que sejam visitadas casas, terrenos e estabelecimentos comerciais. A concentração será a partir das 8h, na Unidade de Saúde Hugo Gurgel, localizada na Rua Renato Fonseca Oliveira.

Políticas sobre Drogas
Esta semana, na quinta e sexta, aconteceu em Aracaju II Seminário Municipal de Políticas sobre Drogas, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento reuniu diversas secretarias da Prefeitura de Aracaju, além de representantes do Governo Federal, do Ministério da Justiça, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de professores e estudantes de universidades.

Saúde e Alimentos
O Congresso Brasileiro em Saúde e Alimentos acontecerá nos dias 14 e 15 de Abril de 2015 em Aracaju - Sergipe. O evento está em sua terceira edição e estima reunir aproximadamente 400 participantes, distribuídos em nutricionistas, nutrólogos, médicos endocrinologistas, acadêmicos de nutrição, tecnologia de alimentos, engenharia de alimentos e medicina, residentes e áreas afins. O Congresso abordará um amplo e democrático debate sobre a ciência da alimentação e sua importância na saúde, buscando promover a reflexão crítica e o debate sobre as temáticas atuais que mobilizam profissionais, acadêmicos e pesquisadores na busca de soluções para os problemas alimentares e nutricionais. Serão abordados temas sobre Nutrição Enteral e Parental, Nutrição no Esporte e Suplementos, Nutrição Infantil, Alimentação Coletiva, Dislipidemias, Cirurgia Bariátrica, Nutrigenômica, Terapia Nutricional, Doença Celíaca, Transtornos Alimentares, Dieta Hipogordurosa e Hipossódica, Biotecnologia e Alimentos Funcionais, dentre outros.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Coluna Saúde em Dia - Curso sobre Zika


O Ministério da Saúde e a Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS) lançaram ontem o curso “Zika: abordagem clínica na atenção básica”. Destinado a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais de nível superior da atenção básica, o curso abordará questões relacionadas a suspeita, notificação, investigação, diagnóstico e conduta nos casos e situações tratadas nos protocolos aprovados pelo Ministério da Saúde. Veja outras informações e saiba como participar em: http://goo.gl/RBueqj

Sai Zika
Em parceria com a Unimed do Brasil, a Unimed Sergipe abraçou a campanha contra o Zika Vírus, transmitido pelo mesmo mosquito que causa a dengue e a febre Chikungunya, e divulga uma super ação de conscientização. Para descobrir várias informações sobre o tema, é só acessar o site unimed.me/saizika. Prevenção. #esseéoplano

Diagnóstico
Uma equipe da Universidade de São Paulo (USP) está em Aracaju desenvolvendo uma pesquisa para confirmar, via laboratório, os casos suspeitos de Zika Vírus em nosso município. A ação acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) e Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os pacientes com quadro clínico sugestivo à presença do vírus, que dão entrada no Hospital Municipal Nestor Piva, na Zona Norte, e no Hospital de Urgência e Emergência de Sergipe (HUSE), têm amostras de sangue, saliva e urina coletadas. O material é levado ao Laboratório Central do Estado (Lacen), onde a equipe avalia cada caso.

Mosquito estéril
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi consultada pela empresa Oxitec sobre a necessidade de aprovação pela Agência do organismo geneticamente modificado (OGM) de linhagem OX513A de Aedes aegypti, o chamado mosquito transgênico. Trata-se de uma tecnologia inovadora e diferente de todos os demais produtos e atividades regulados até o momento pelo órgão. A técnica de controle biológico, solicitada pela empresa, consiste em produzir machos estéreis pela utilização de radiação ionizante. Tais machos são liberados em locais de elevada incidência de populações selvagens, com expectativa de que as fêmeas selvagens copulem com os machos estéreis e não produzam descendentes.

Pró-Mulher...
A primeira edição deste ano do programa, Pró-Mulher...Pró-Família... acontece neste próximo sábado, 20, na Unidade de Saúde da Família (USF) José Augusto Barreto, das 7h às 16h, no bairro Japãozinho. A proposta é levar às comunidades mais carentes de Aracaju, serviços de saúde, como testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, e de glicemia, aferição da pressão arterial, vacinação e outros, com maior agilidade, priorizando o exame de lâmina e clínico das mamas.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Coluna Saúde em Dia - Força Amiga

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participará neste sábado, 13, da mobilização nacional do Exército Militar Brasileiro intitulada “Força Amiga”. A solenidade de abertura da ação aqui em Sergipe acontecerá as 7h30 na sede do 28º BC. A estimativa é que 640 homens (cerca de 450 do 28º BC) e demais da Marinha e da Aeronáutica, esteja visitando residências em Aracaju e Itabaiana. A SMS dará suporte através de sete Unidades de Saúde da Família (USFs) e contará com a participação de 50 alunos de Enfermagem da Universidade Tiradentes. Profissionais estarão ainda no Ceasa com a equipe do Teatro da SMTT, que fará apresentação no local e também panfletagem no semáforo da rua Laranjeiras com avenida Gentil Tavares.

Força amiga I
Em Aracaju, a Campanha “Força Amiga” deverá passar por bairros que apresentaram índices elevados de infestação do Aedes aegypti, porém, abrangendo também regiões onde a situação se mostrou controlada. O Exército circulará pelo 17 de Março, Santa Maria, Bugio, Santos Dumont, 18 do Forte, 13 de Julho, Coroa do Meio, Atalaia, Industrial, Mosqueiro, Aeroporto, Robalo, Areia Branca, Suíssa, Pereira Lobo, Getúlio Vargas e Farolândia. A ação contará ainda com a participação da Emsurb, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil Municipal e Guarda Municipal. Todos juntos em colaboração com o Exército para combate essa praga chamada Aedes aegypti.

Anestesiologistas
Será empossada na sexta-feira, 19, a nova diretoria da Sociedade dos Anestesiologistas do Estado de Sergipe (Saese) e Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE), que ficara à frente das duas entidades durante o biênio 2016-2017. A solenidade de posse acontecerá a partir das 19h30, no Salão de Festas Camp Perrin. Assumirá como presidente das entidades, Dr. Danilo Dantas Freire Lima, cargo anteriormente ocupado
pelo Dr. Cárcio Sobral Porto.

Câncer em foco
O Programa Viva Bem deste sábado, 13, vai falar sobre a prevenção ao câncer, dentre outros assuntos. No quadro Alô Doutor, Magna Santana vai entrevistar a oncologista clínica Simone Bitencourt, que integra a equipe Onco Hematos, sobre os dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) sobre a incidência da doença para 2016. O encontro é a partir das 8h, na Ilha FM. Participe ao vivo do programa.

Doação segura
Em decorrência das viroses ocasionadas pela mudança climática, os voluntários que procuram o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) precisam esperar a recuperação para poder realizar a doação de sangue. A indicação do período de espera para quem já apresentou sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika Vírus é de 30 dias. Somente depois da cura, o cidadão pode voltar a doar sangue. Por conta do cenário nacional, o Hemocentro de Sergipe informa que a medida de segurança cumpre nota técnica emitida pela Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde (MS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cuja finalidade é garantir a segurança transfusional do receptor de sangue.