sexta-feira, 27 de maio de 2016

Coluna Saúde em Dia - Caravana da Cidadania

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) promove na próxima terça-feira, 31, a primeira edição do Projeto Caravana da Cidadania. O evento será realizado no Centro de Qualificação e Unidade Produtiva da Fundat, no bairro 17 de Março, e vai reunir equipes de diversas secretarias: Saúde (SMS), Família e da Assistência Social (Semfas), Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Meio Ambiente(Sema), Juventude e do Esporte (Sejesp), além daFundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). A caravana acontecerá das 8h às 12h e vai oportunizar o acesso da população carente do bairro a vários serviços e atividades.

Troca de informação
A Agência Nacional de Saúde (Anvisa) e a equipe de pré-qualificação do Departamento de Medicamentos Essenciais e Produtos para a Saúde da Organização Mundial da Saúde (WHO/EMP/PQT) firmaram acordo de confidencialidade que possibilita a troca de  informações não-públicas de ambas as instituições. O interesse em firmar o acordo surgiu orginalmente da cooperação que tem ocorrido entre Anvisa e OMS para avaliação de kits para diagnósticos de Zika. O conhecimento prévio dos dados e procedimentos de pré-qualificação, bem como os requisitos para aprovação de emergências de ensaios laboratoriais, são, para o desempenho da Agência como órgão regulador, informações importantes para o exercício de sua missão institucional.

Academia da Cidade
Em comemoração aos 12 anos do Programa Academia da Cidade, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá promover, no dia 4 de junho, uma caminhada com os alunos dos 24 polos do programa para percorrer alguns pontos da cidade, que compreenderá o percurso entre a praça do Mini Golf e o Parque da Sementeira. Durante o evento, outros programas da SMS farão intervenções de promoção à saúde e incentivo à prática de exercícios físicos.

Medicina esportiva
A atuação do médico especialista em grandes eventos esportivos e no acompanhamento a atletas de alto desempenho será debatida no III Fórum de Medicina do Esporte, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília, no dia 5 de julho. O evento, a ser realizado na sede da autarquia, terá como primeiro ponto de debate a “Preparação Médica para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro – Desafios e Oportunidades”, tema do primeiro painel, marcado para começar às 9h30. O expositor será o diretor médico do Comitê dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, João Alves Granjeiro Neto. Os debatedores serão o ortopedista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Marcelo Luiz Patrício e o conselheiro federal do CFM Nemésio Tomasella de Oliveira. Mais informações: http://portal.cfm.org.br/

Para idosos
Especialistas e gestores de saúde reunidos esta semana no Rio de Janeiro, discutiram novas formas de prestação e remuneração de serviços em três linhas de atenção prioritárias: cuidado ao idoso, oncologia e odontologia. No encontro, promovido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), foram apresentados projetos inovadores que estão sendo desenvolvidos para o setor. Os modelos chamam a atenção para a necessidade de mudanças no sistema de cuidado em saúde, que produzam melhores resultados assistenciais e econômico-financeiros e sejam capazes de garantir a qualidade dos serviços e a sustentabilidade da saúde suplementar. Durante o encontro, foi lançado um livro em que é apresentado o projeto “Idoso Bem Cuidado”.

sábado, 21 de maio de 2016

Coluna Saúde em Dia - Saúde na feira



Agora é a vez do bairro Cirurgia receber a Caravana Saúde Aracaju. Neste sábado, 21, a partir das 7h, equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vão estar no local, ofertando diversos serviços de saúde e fazendo o trabalho educativo e de orientação. Este é mais um projeto da Prefeitura de Aracaju para levar qualidade de vida aos aracajuanos. A estrutura para receber a Caravana será montada na rua Nossa Senhora das Dores, próximo ao Colégio Salesiano.

Doação agendada
Visando facilitar o acesso do doador ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), desde 2013, que a unidade disponibilizou o serviço de agendamento online para doação de sangue individual. A iniciativa visa ampliar o número de voluntários cadastrado ao serviço, que através dessa ferramenta web, pode escolher uma data e horário para realizar sua doação com tranquilidade. De acordo com a gerente da Captação de Doadores, Rozeli Dantas, a doação de sangue individual somente é agendada para o período da tarde. O agendamento pode ser efetuado através do endereço eletrônico: www.hemose.se.gov.br

Saúde suplementar
Cinco estados do Nordeste - Alagoas, Ceará, Paraíba, Sergipe e Maranhão - registraram aumento do número de beneficiários em planos de assistência médica no último ano. Os dados são da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que divulgou esta semana a Sala de Situação, uma nova ferramenta para consulta às informações do setor.  A maior variação percentual foi obtida pelo Ceará: 4% de aumento, no comparativo de março de 2015 a março de 2016. Este também foi o estado que apresentou maior variação positiva em números absolutos - foram 50,5 mil contratos a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Atualmente, o Ceará possui 1.266.565 beneficiários em planos de assistência médica. Alagoas e Sergipe apresentaram variação positiva de 3%, Sergipe de 2% e o Maranhão registrou aumento de 0,2%.

Telemedicina
O I Fórum de Telemedicina do Conselho Federal de Medicina (CFM), que acontecerá no dia 19 de julho, em Brasília (DF), já está com as inscrições abertas. O objetivo principal do evento é fomentar a aproximação e uma maior interface entre a prática médica e os diferentes campos da telemedicina, com especial atenção a segurança e confidencialidade do trânsito de informações pessoais e dados de saúde. Informações no site: www.portalmedico.org.br

Fora mosquito
Acontece neste sábado, no bairro Santo Antônio,  mais uma força tarefa de combate ao Aedes aegypti. Trata-se de um trabalho contínuo da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o objetivo de eliminar focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Cerca de 100 pessoas, entre agentes de endemias e de saúde, vão percorrer as ruas da localidade para visitar casas, terrenos e estabelecimentos comerciais. A concentração será a partir das 7h e o início das atividades às 8h, saindo da Unidade de Saúde da Família (USF) Cândida Alves, localizada na rua São João.