Responsabilidade Social
A Unimed Sergipe recebeu, pelo 9º ano consecutivo, o Selo de Responsabilidade Social concedido pela Unimed Brasil às singulares que desenvolvem um trabalho focado nos sete temas da área: Valores, Transparência e Governança; Público Interno; Meio Ambiente; Fornecedores; Clientes; Comunidade; Governo e Sociedade. O objetivo do Selo é incentivar todas as Unimeds do Brasil a contribuir para uma sociedade mais justa, ética e comprometida com o desenvolvimento sustentável. A certificação é um importante diferencial para todo o mercado que reconhece e valoriza as empresas com essa postura. Através do trabalho executado pela Coordenação de Responsabilidade Socioambiental (CORSA), a Unimed Sergipe vem conquistando esta certificação pelo empenho e comprometimento da alta direção, dos colaboradores e dos parceiros.
Incentivo à autoestima
Amanhã, a AstraZeneca realiza a Campanha Encontro com a Autoestima na Clínica Onco Hematos. Com o objetivo de levar informação e promover a autoestima em mulheres que enfrentam o câncer de mama, a ação, que acontece desde 2009, já passou por diversas cidades brasileiras. Até o momento 35 instituições receberam o projeto, com a participação de cerca de 1040 pacientes e cuidadores. A cada encontro, as mulheres são convidadas a assistir uma palestra sobre resgate e manutenção da autoestima. A programação conta ainda com uma sessão de fotos, em que as participantes são incentivadas a usar adereços e posar para um fotógrafo profissional. A melhor foto é impressa e entregue as pacientes.
Incentivo à autoestima I
As participantes responderão a um questionário de avaliação e um formulário de redação. A partir desse questionamento as pacientes refletem sobre quais valores são importantes para a mulher que enfrenta o tratamento de um câncer. Além de ter a oportunidade de trocar experiências e tirar dúvidas, as mulheres receberão ao final do encontro três guias explicativos: um voltado para as próprias pacientes, outro para parceiros e familiares e um terceiro destinado a crianças e adolescentes. Os três materiais abordam de forma distinta, de acordo com cada público, temas de interesse como: o que é o câncer de mama, tratamentos disponíveis, dicas para uma melhor qualidade de vida, autoestima e sexualidade, além de conselhos sobre como lidar com a doença. O encontro será na sede da Clínica Onco Hematos, na rua Itabaiana, 945 – Centro, das 14h às 17h.
Abaixe o colesterol
Nos últimos anos está cada vez mais comum ouvir falar em colesterol alto, tanto nos consultórios médicos como na mídia, nas publicidades e até mesmo em rodas de amigos. O colesterol contribui direto para doenças do coração que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são a principal causa de morte no mundo. Normalmente, essa doença não gera nenhum tipo de sintoma. Na maioria dos casos, mudanças no estilo de vida podem reduzir os níveis de colesterol e minimizar os efeitos de doenças cardiovasculares. Veja essas dicas para colocar a teoria em prática: pratique atividades físicas, elimine a gordura saturada, coma mais fibras, abuse da canela e faça exames sempre para saber o nível do seu colesterol.
Risco de leucemia
O uso de tinturas ou alisadores de cabelo durante os três primeiros meses de gravidez aumenta em quase duas vezes o risco de o bebê desenvolver leucemia nos primeiros dois anos de vida. Embora seja considerada uma doença rara, a leucemia atinge cerca de 5% das crianças nessa idade. A conclusão é do primeiro estudo epidemiológico brasileiro que investigou o tema. O trabalho foi realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) por mais de dez anos. Ao menos por enquanto, os dados sugerem que as mulheres não devem pintar os cabelos durante a gravidez. O trabalho foi realizado em 15 centros de todas as regiões do País, exceto a Norte. Foram analisadas 650 mães: 231 com filhos diagnosticados com leucemia antes de 2 anos de idade e 419 mães controle sem filhos com câncer.
Saúde da Mulher
Hoje acontece o III Encontro Temático sobre a Saúde da Mulher, a partir das 14h, no Hotel Real Classic, na Orla da Atalaia. O evento visa qualificar a assistência à saúde das mulheres aracajuanas e nesta edição discutirá sobre a mortalidade materna. Durante o encontro, também serão abordadas as estratégias para o enfrentamento do problema que envolve o planejamento familiar, a assistência ao pré-natal e o parto puerpério ( fase pós-parto ou resguardo). Será ainda discutida a mortalidade infantil pelo pesquisador Ruy Laurenti, professor Titular em Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - USP.
Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.