Sergipe na Sinbos
No período de 17 a 19 deste mês, o município de Sorocaba – quarto mais populoso do Estado de São Paulo –, sediará o Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba (Sinbos), que este ano abordará o tema ‘Lidando com as complicações’. O oftalmologista Allan Luz, chefe do Setor de Transplante de Córnea do Hospital de Olhos de Sergipe, integra a programação científica do Sinbos, maior evento da área em toda a América Latina. “Estarei participando do treinamento prático sobre Anel, Crosslinking e DSEK (transplante de endotélio, que é a camada interna da córnea, responsável por sua transparência). No dia 17, também ministrarei aula sobre ‘complicações de lamela posterior’”, explica o oftalmologista sergipano.
Simpósio internacional
O oncologista Nivaldo Vieira, diretor científico da Clínica Onco Hematos, foi um dos palestrantes do 10º Simpósio Internacional de Economia da Saúde, realizado no Hospital do Câncer de Barretos (SP), no mês passado. Durante o evento, que reuniu profissionais do Brasil e de outros países, Dr. Nivaldo participou do talk-show sobre “A incorporação de tecnologias em saúde do Brasil – necessidades, desafios e oportunidades”.
Semana da Saúde
A Unimed Sergipe, através do Serviço de Medicina Preventiva, realizará o projeto Semana da Saúde de 21 a 25 de novembro. Neste mês, o tema abordado será “Diabetes”, em virtude da campanha do Dia Mundial do Diabetes. Na oportunidade, a equipe do Centro Assistencial da Unimed entregará material informativo, além de aferir a pressão e realizar busca ativa de patologias nos clientes e acompanhantes. O serviço é realizado gratuitamente. Os interessados em participar podem comparecer, das 7 às 9h, na Unidade de Diagnósticos da Unimed Sergipe, localizada na Rua Campo do Brito, nº 1038 – Bairro São José. Participe!
Destaque nacional I
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) unidade vinculada a Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), participa, com 11 trabalhos, no Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia (Hemo) que aconteceu em São Paulo. O evento promovido pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) foi realizado no período de 10 a 13 deste mês. Os trabalhos inscritos no Congresso foram produzidos pelo grupo de pesquisadores, da Fundação Parreiras Horta e da unidade Hemose, com a colaboração de pesquisadores externos.
Destaque nacional II
Entre os trabalhos apresentados na área de saúde bucal “Prevenção e Melhoria da Saúde Bucal de Pacientes Hemofílicos no Hemocentro de Sergipe”, de autoria do odontológo, Camilo Aguiar Tavares e Tatiane Bohmer – assessora do Centro de Treinamento e Pesquisa -, que também apresentou “Opiniões Sugestões: Aproximando os Doadores do Hemocentro”. De autoria de Sandra Scarlati, assessora técnica da direção da FSPH, foram defendidos dois trabalhos: “Captação de Doadores: Um Novo Olhar no Hemocentro de Sergipe” e “Programa Indicadores de Qualidade – PIQ”. Já a “Importância do Treinamento no Sucesso do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços Sólidos”, foi o resultado da pesquisa feita por Patrícia Ribeiro, gerente de Resíduos do Hemose.
Incentivo às gestantes
Gestantes do povoado Areia Branca, na zona de Expansão de Aracaju, receberam um presente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), durante palestra na Unidade de Saúde da Família João Bezerra: uma bolsa para transportar os utensílios do bebê que está a caminho. Terão direito à 'Bolsa Mamãe Coruja' todas as gestantes que conseguirem se encaixar nos requisitos para uma assistência pré-natal de qualidade: mínimo de sete consultas, além de exames de adesão e conclusão. Esse é mais um incentivo para que as mulheres cumpram a agenda da gestante. "Essa ação pretende incentivar ainda mais a mãe a proteger a sua saúde e a do seu bebê. E falando especificamente em sífilis, lembramos a mãe e o parceiro devem se tratar juntos e evitar a contaminação do bebê por uma doença 100% curável, a sífilis congênita", alerta o secretário Sílvio Santos.
Seleção da Funesa
A Fundação Estadual de Saúde (Funesa) realiza dia 20 as provas para o processo seletivo simplicado de agentes de endemias e motoristas de UBV. Ao todo foram 12.833 inscritos, sendo 11.530 para agentes de endemias e 1.303 para os motoristas de UBV. As provas terão início às 9h (horário local) com duração de 3 horas e acontecerão em escolas estaduais de Aracaju e no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no município de São Cristóvão. De acordo com o Edital, os candidatos deverão comparecer aos locais designados com antecedência de uma hora do início das provas. Os portões serão fechados às 8h50min (horário local). Confira o endereço dos locais de provas no site http://www.ses.se.gov.br/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário