quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval sangue bom - Coluna Saúde em Dia

Carnaval sangue bom

Atender a demanda de sangue da rede de saúde pública. Com essa finalidade o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), irá funcionar em horário diferenciado, neste feriado de Carnaval. A decisão visa incentivar a doação de sangue entre as pessoas que não participam dos festejos de Momo. No sábado, dia 18, o Hemose estará fechado; na segunda-feira, dia 20, atenderá de 8h às 12h. Já na terça-feira, dia 21, feriado de Carnaval, não haverá expediente, e na quarta-feira, dia 22, o serviço retorna as atividades a partir das 12h até as 17h. Informações através dos telefones: 3225-8000 e 3259-3174.

Camisildo na folia

Com o slogan 'Na empolgação, pode rolar tudo. Só não rola sem camisinha. Previna-se', durante o carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), com apoio do Ministério da Saúde, irá distribuir 100 mil camisinhas nas cidades sergipanas onde a folia vai rolar. Além disso, funcionários da SES farão ações presenciais nos municípios onde há desfiles de blocos e grande concentração de pessoas. Essas ações contarão com a participação do bloco da Saúde e do ‘Camisildo’, nas cidades de Neópolis, Itabaianinha, Socorro, Rosário do Catete, Canhoba, São Cristóvão e Canindé do São Francisco. Já os demais municípios que forem realizar festa carnavalesca, vão receber da SES um kit com todo material informativo e de prevenção.

Olho na dengue

Os cuidados contra a dengue devem durar o ano todo, mas precisam ser reforçados principalmente no verão, época de calor intenso intercalado por chuvas, clima favorável ao surgimento de focos do mosquito transmissor da doença. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para os cuidados que devem ser tomados pelos aracajuanos que vão viajar e turistas que chegam à cidade neste Carnaval, para se prevenir da doença e aproveitar a folia com saúde.

Meningite

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o aval do Ministério da Saúde, informa, através de Nota Técnica Nº. 04/2012/DIVEP/SES (disponível no site www.saude.se.gov.br) sobre os critérios para utilização da vacina conjugada contra Doença Meningocócica sorogrupo C nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre janeiro e 4 de fevereiro de 2012, houve a notificação de 12 casos de doença meningocócica. A análise laboratorial identificou a “Neisseria meningitidis C” em onze desses casos. Em todos eles foi realizado tratamento das pessoas identificadas, não havendo o surgimento de nenhum caso secundário.

Meningite I

O vereador Juvêncio Oliveira ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ontem, para alertar sobre a meningite e o modo como clínicas da rede privada, bem como a população, tem se comportado a respeito da doença. “Os principais jornais de circulação no município e no Estado estampam na manchete que já tivemos seis vítimas de meningite em 2012. A população está ciente de que existem pessoas com esta enfermidade, toma conhecimento desses óbitos e fica assustada”, disse. Na percepção do parlamentar, o poder público está omisso quanto a situação, enquanto clínicas particulares estão cobrando valores elevados pela vacina da meningite.

Meningite II

O surto de meningite também foi o tema abordado pelo vereador Dr. Emerson, ao utilizar a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Inicialmente o parlamentar ponderou que a política deve ser exercida no limite do possível e da verdade. Acrescentou que a informação deve ser trabalhada pela imprensa com o compromisso inalienável da verdade, da ética e da boa qualidade da fonte.

Nenhum comentário: