quinta-feira, 28 de junho de 2012

Raio X da saúde - Coluna Saúde em Dia


Raio X da saúde
A saúde pública brasileira, na visão da população mais carente, não tem estrutura e condições para garantir o bem estar e evitar mortes. Além disso, o combate à violência, o uso de drogas e a corrupção são confirmados como problemas graves no Brasil, e as ações para reduzi-los são consideradas ineficazes.  Essas são as informações coletadas pela Caravana Nacional da Saúde 2012, junto à população de algumas das regiões com piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. O trabalho, organizado pelos conselhos Federal e regionais de Medicina de vários estados, demorou dois meses para ser concluído. Nesse período, os 14 CRMs percorreram 43 municípios com piores IDH, onde recolheram informações sobre a qualidade da assistência oferecida e a percepção dos moradores sobre o acesso a serviços.

Pessoas com deficiência
Empresa no ramo de saúde está selecionando pessoas com deficiência para atuarem em diversas funções dentro da empresa. Para participar da seleção, os candidatos devem atender aos requisitos necessários exigidos pela empresa, como: comprovar o tipo de deficiência com atestado médico, possuir o ensino médio completo, ter idade igual ou superior a 18 anos. Os candidatos interessados em participar do processo seletivo devem encaminhar o currículo, até o dia 9 de julho deste ano, para o e-mail selecaopne6@gmail.com

Medicação gratuita
A Farmácia Popular agora está disponibilizando também remédio para asma gratuitamente. Para adquiri-los, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e a receita médica dentro do prazo de validade, que é exigida pelo programa"Saúde não tem preço", implantado pelo Governo Federal, como forma de evitar a automedicação.  Além dos medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão e asma, a Farmácia Popular do Brasil possui itens que podem ser adquiridos com até 90% de desconto, se comparados com os encontrados nas outras farmácias.

De mau gosto
Das 600 chamadas atendidas diariamente na central de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), 180 correspondem a trotes. Entre os meses de março e maio de 2011, o serviço registrou 6.122 casos de trotes. Já no mesmo período de 2012, foram atendidas 16.591 ligações falsas. Um aumento que corresponde a 171%. Esse aumento aconteceu após a unificação do Samu Aracaju e Samu Sergipe. Desde março, uma central de regulação atende todas as chamadas do estado. Apesar de o número de habitantes da capital ser menor do que todo o interior de Sergipe, Aracaju passa mais trotes.

Coleta seletiva
A equipe do Projeto Cidadão Consciente, Cidade Limpa foi recebida esta semana pela secretária Municipal de Saúde, Stella Maris Moreira. A equipe entregou à secretária a cartilha informativa do projeto e deixou material de divulgação. O projeto é da Prefeitura Municipal de Aracaju, organizado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), em parceria com a empresa Torre Empreendimentos. O projeto foi idealizado para ampliar em Aracaju a coleta seletiva de lixo doméstico.

Canguru
Nos próximos dias 4,5 e 6 , a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) receberá nova visita de técnicos do Ministério da Saúde (MS). Além divulgar as novas diretrizes do Método Mãe Canguru (MMC), através de uma atualização com os funcionários, a comissão deve validar o programa desenvolvido na unidade. A meta do governo federal é ampliar as ações que tem ajudado a salvar a vida de muitos recém-nascidos.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Prevenção no Forró Caju - Coluna Saúde em Dia

Prevenção no Forró Caju
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está presente no Forró Caju 2012. Com a montagem do estande 'Ponto da Prevenção', 18.576 preservativos masculinos,  10.800 sachês de gel lubrificante e  2.000 porta preservativos foram distribuídos durante os três primeiros dias de festa. Nesta 19ª edição do evento, o 'Ponto da Prevenção' está montado ao lado direito do Palco Luiz Gonzaga, ficando próximo também do Palco Gerson Filho para facilitar o acesso de todos os forrozeiros aos insumos de prevenção.

SOS sangue
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) convoca a população em geral para doar sangue e manter o atendimento dos serviços de urgência e emergência da rede hospitalar. A medida de segurança visa regularizar o estoque que, durante os períodos de festa, a exemplo dos festejos juninos, aumenta a demanda de sangue e o número de doações reduz. De acordo com dados do hemocentro, do dia 1º a 18 de junho foram coletadas 1.358 bolsas de sangue. As doações ainda são insuficientes para regularizar o estoque que atende à hemorrede estadual, composta pelo Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e os hospitais regionais do Estado.

Farmacêuticas oncológicas
As farmacêuticas Trícia Coelho e Sílvia Alves, integrantes da equipe da Clínica Onco Hematos, foram aprovadas na prova de título de Farmacêutico Especialista em Oncologia. A prova foi promovida pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (Sobrafo). No total, 11 profissionais da área obtiveram aprovação.

Auditoria em Saúde
A Fundação Unimed, em parceria com a Unimed Sergipe, está com inscrições abertas para a Pós-Graduação em Auditoria em Saúde, a ser iniciada em 20 de julho deste ano. O curso é voltado para médicos e enfermeiros de Sergipe, sendo que cooperados Unimed têm desconto. O objetivo da pós-graduação é melhorar a qualidade assistencial com adequada utilização de recursos, avaliar a autenticidade e exatidão de registros e documentos com embasamento ético e fiscalizar as atividades que envolvem o sistema de saúde. Para mais informações, o telefone de contato é o 08007021301 ou acesse o site www.fundacaounimed.org.br.

Uso da Talidomida
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), promoveu esta semana um treinamento sobre o para o uso, prescrição e dispensação da Talidomida. A capacitação ocorreu no auditório da Faculdade de Sergipe (FASE). A Talidomida é um medicamento altamente eficaz para pacientes com hanseníase. Também pode ser usado em pacientes HIV positivos e com mieloma múltiplo, um tipo de câncer desenvolvido na medula óssea, dentre outras enfermidades. Quando descoberto, o medicamento foi usado indiscriminadamente no tratamento de dores e náuseas. As gestantes que o usaram tiveram seus bebês com má formação dos membros e, por isso, a Anvisa restringiu o uso da Talidomida.

Dengue no Pereira Lobo
A Força-tarefa de combate à dengue da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está no bairro Pereira Lobo e nas imediações do bairro Suíssa hoje. A meta da ação, iniciada ontem, é vistoriar cerca de 800 imóveis da região. Participam da força-tarefa, 15 agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que fazem a vistoria dos imóveis e 16 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que fazem a limpeza de vias públicas e terrenos baldios que podem acumular entulho e outros materiais de risco para o surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue.