quinta-feira, 21 de junho de 2012

Prevenção no Forró Caju - Coluna Saúde em Dia

Prevenção no Forró Caju
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está presente no Forró Caju 2012. Com a montagem do estande 'Ponto da Prevenção', 18.576 preservativos masculinos,  10.800 sachês de gel lubrificante e  2.000 porta preservativos foram distribuídos durante os três primeiros dias de festa. Nesta 19ª edição do evento, o 'Ponto da Prevenção' está montado ao lado direito do Palco Luiz Gonzaga, ficando próximo também do Palco Gerson Filho para facilitar o acesso de todos os forrozeiros aos insumos de prevenção.

SOS sangue
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) convoca a população em geral para doar sangue e manter o atendimento dos serviços de urgência e emergência da rede hospitalar. A medida de segurança visa regularizar o estoque que, durante os períodos de festa, a exemplo dos festejos juninos, aumenta a demanda de sangue e o número de doações reduz. De acordo com dados do hemocentro, do dia 1º a 18 de junho foram coletadas 1.358 bolsas de sangue. As doações ainda são insuficientes para regularizar o estoque que atende à hemorrede estadual, composta pelo Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e os hospitais regionais do Estado.

Farmacêuticas oncológicas
As farmacêuticas Trícia Coelho e Sílvia Alves, integrantes da equipe da Clínica Onco Hematos, foram aprovadas na prova de título de Farmacêutico Especialista em Oncologia. A prova foi promovida pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (Sobrafo). No total, 11 profissionais da área obtiveram aprovação.

Auditoria em Saúde
A Fundação Unimed, em parceria com a Unimed Sergipe, está com inscrições abertas para a Pós-Graduação em Auditoria em Saúde, a ser iniciada em 20 de julho deste ano. O curso é voltado para médicos e enfermeiros de Sergipe, sendo que cooperados Unimed têm desconto. O objetivo da pós-graduação é melhorar a qualidade assistencial com adequada utilização de recursos, avaliar a autenticidade e exatidão de registros e documentos com embasamento ético e fiscalizar as atividades que envolvem o sistema de saúde. Para mais informações, o telefone de contato é o 08007021301 ou acesse o site www.fundacaounimed.org.br.

Uso da Talidomida
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), promoveu esta semana um treinamento sobre o para o uso, prescrição e dispensação da Talidomida. A capacitação ocorreu no auditório da Faculdade de Sergipe (FASE). A Talidomida é um medicamento altamente eficaz para pacientes com hanseníase. Também pode ser usado em pacientes HIV positivos e com mieloma múltiplo, um tipo de câncer desenvolvido na medula óssea, dentre outras enfermidades. Quando descoberto, o medicamento foi usado indiscriminadamente no tratamento de dores e náuseas. As gestantes que o usaram tiveram seus bebês com má formação dos membros e, por isso, a Anvisa restringiu o uso da Talidomida.

Dengue no Pereira Lobo
A Força-tarefa de combate à dengue da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está no bairro Pereira Lobo e nas imediações do bairro Suíssa hoje. A meta da ação, iniciada ontem, é vistoriar cerca de 800 imóveis da região. Participam da força-tarefa, 15 agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que fazem a vistoria dos imóveis e 16 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que fazem a limpeza de vias públicas e terrenos baldios que podem acumular entulho e outros materiais de risco para o surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue.

Nenhum comentário: