quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Coluna Saúde em Dia - Sempre em alerta

A Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou na manhã de ontem, os dados referentes ao 5º Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRAa) de 2015 em Aracaju. O índice de infestação na Capital foi de 1,5, valor considerado “médio risco” ou “alerta”, porém, os cuidados precisam ser redobrados neste período do ano, uma vez que na próxima estação, o verão, a proliferação do mosquito é mais recorrente e preocupante. A pesquisa declarou que 17, dos 42 bairros de Aracaju, apresentaram baixo risco (satisfatório), 25 bairros mostraram médio risco (alerta) e nenhum bairro com a classificação de risco de epidemias (considerado estágio grave). Entre os bairros com médio risco (alerta) que tiveram infestação acima de 2,0 estão: Santa Maria (3,4), Cidade Nova (2,4), Cirurgia (2,4), Getúlio Vargas (2,2) e Pereira Lobo (2,1).

Arrecadação
Até o próximo dia 30 de outubro, caixas para a arrecadação de roupas e brinquedos usados estarão disponíveis nas unidades de serviços próprios da Unimed Sergipe. A proposta é doar todos os itens arrecadados a uma instituição com ações voltadas para crianças carentes de Aracaju. Participe! Afinal, fazer uma criança sorrir. #esseéoplano

Mundo da leitura
Sonhar e viajar pelo mundo da leitura será o tema da festa do Dia das Crianças deste ano, promovida pela Clínica Onco Hematos. O encontro acontecerá na tarde de sexta-feira, 9/10, a partir das 14h, na área externa da clínica. A equipe da clínica está preparando uma tarde muito especial, cheia de diversão e brincadeiras e muita leitura para a garotada que é assistida pela Onco Hematos e também os pais. Este será mais um momento de interação entre os colaboradores da clínica, pacientes e seus familiares.

Informatização
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou o processo de informatização dos Hospitais Municipais Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Piva (Zona Norte). A intenção é, em poucos meses, modernizar toda a Rede Municipal de Saúde, onde todos os pacientes atendidos terão seus respectivos registros armazenados de forma digital. A informatização compreenderá desde o início do atendimento até a alta do paciente, passando inclusive pelo prontuário eletrônico e toda a parte administrativa e faturamento também. O trabalho é feito através de módulos de operação, onde a Gestão Hospitalar foi contemplada com o início da implantação do sistema.

Vagas na ANS
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu processo seletivo simplificado para provimento de 89 vagas temporárias.  A contratação será pelo período de um ano, com possibilidade de prorrogação por até, no máximo, quatro anos. Os profissionais aprovados irão atuar na análise de processos administrativos relativos ao ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o cronograma, as inscrições podem ser feitas até o dia 20, e as provas serão aplicadas no dia 15/11. A remuneração para o cargo de Atividades Técnicas de Suporte é de R$ 3.800,00 e para Atividades Técnicas de Complexidade Intelectual é de R$ 6.130,00. Ambas as atividades são de nível superior e têm carga horária de 40h semanais.

Nenhum comentário: