quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Coluna Saúde em Dia - Guerra ao Aedes

Neste sábado, 21, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza mais uma força-tarefa de combate à Dengue. Desta vez, a ação acontecerá no bairro Palestina. Cerca de 30 agentes de Endemias vão se concentrar a partir das 7h, em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) Francisco Fonseca. A ação deste sábado irá contar com o apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), para auxiliar na limpeza de casa e terrenos que necessitem eliminar locais de possíveis criadouros do Aedes aegypti. A estimativa é que 700 estabelecimentos - entre casas, lojas e terrenos -, sejam visitados.

Sobre a microcefalia
A Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, por meio das Diretorias de Vigilância em Saúde (DVS) e Assistência à Saúde (DAS), divulgou esta semana uma nota técnica sobre os procedimentos a serem adotados diante de casos de Microcefalia em Nascidos Vivos residentes na Capital. Até o momento, foram notificados 13 casos de Microcefalia em Aracaju.  De acordo com o Ministério da Saúde, o Zika Vírus é a principal hipótese relacionada aos casos da doença, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma malformação congênita, em que o cérebro do bebê, ainda na gestação, não se desenvolve de maneira adequada. A nota informa que a coleta para virologia dos casos suspeitos de Zika Vírus deverá ocorrer do 1º ao 5º dia do exantema (vermelhidão na pele) no Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), localizado no Cemar Siqueira Campos, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h, sendo necessário o contato telefônico com a Vigilância Epidemiológica (3179-1000/3179-1067) antes do encaminhamento do paciente. A nota está disponível em: http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=67184

Corrida Avosos
Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), 23 de novembro, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) realizará a 2ª Edição da Corrida e Caminhada da instituição. O evento acontecerá neste domingo, 22, a partir das 7h30, com saída na sede da entidade. A iniciativa tem como objetivo mobilizar e conscientizar a sociedade para a importância da causa do câncer infantojuvenil, divulgando os sinais e sintomas e alertando sobre o diagnóstico precoce da doença. Além disso, arrecadar recursos para a instituição por meio do valor das inscrições e doações. Toda a renda será revertida para os projetos desenvolvidos pela instituição, que garante a crianças e adolescentes com câncer o direito de alcançar maiores chances de cura, com qualidade de vida.

Câncer infantil
O Dia Nacional de Combate ao Câncer InfantoJuvenil – DNCCI é comemorado em 23 de novembro. A data faz um alerta para os sintomas, muitos dos quais podem passar despercebido aos pais, pois se confundem facilmente com reações de doenças comuns na infância. Se a criança apresenta palidez, sangramento, dores de cabeça, vômitos, alterações motoras e de comportamento, paralisia de nervos, pupila esbranquiçada, abdômen dilatado, manchas roxas sem causas pelo corpo, pode estar com algum tipo de câncer infanto-juvenil. Ao sinal desses sintomas a orientação é levá-la de imediato ao pediatra. O câncer infantojuvenil, diagnosticado cedo, é curável em 70% dos casos.

Autotestes de HIV
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na sexta, 20, uma nova Resolução que permite o registro no Brasil de testes rápidos (autotestes) para a triagem do vírus HIV e que poderão ser utilizados por usuários leigos. O país passa a ser um dos poucos do mundo a adotar esta estratégia, buscando ampliar o acesso ao diagnóstico e auxiliar no controle da infecção no Brasil. A Anvisa atendeu ao Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, que solicitou o apoio da agência para regulamentar a comercialização de testes rápidos de HIV em farmácias, drogarias, postos de medicamentos, serviços de saúde e programas de saúde pública.

Nenhum comentário: