quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Coluna Saúde em Dia - Exército na luta


Neste sábado, 12, a força tarefa “Todos contra o mosquito”, da Prefeitura de Aracaju, ganha o reforço do Exército em Aracaju. A ação, que contará com 100 agentes – entre de Endemias e Comunitário de Saúde -, terá a participação de 33 militares, que estarão juntos percorrendo ruas do bairro Santos Dumont. Além disso, a força tarefa, realizada através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), contará também com a participação da Defesa Civil Municipal e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsub). A estimativa é que sejam feitas duas mil visitas, em casas, estabelecimentos comerciais e terrenos. O ponto de encontro será a Unidade de Saúde da Família José Machado de Souza, a partir das 7h. Além do combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, será feita também a parte educativa de orientação à população, para manter a comunidade livre do vetor, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya.

Na Barra
Já a Secretaria de Estado da Saúde (SES) estará com equipe em campo neste sábado, na Barra dos Coqueiros a partir das 8h. A ação do Governo de Sergipe também contará com a parceria do Exército Brasileiro na batalha contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Com ponto de encontro na Clínica de Saúde da Família Santa Luzia, de onde o grupo seguirá para seis localidades consideradas de maior vulnerabilidade: Atalainha, Suvaco do Cão, Invasão do Canal, Motu, Portelinha e Moises Gomes. Na segunda-feira, 14, o trabalho continua nas comunidades Itapoã, Jatobá, Flecheiras, Canal e Pontal da Ilha, que seguirá até o dia 18.

Vacina contra Dengue
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou ontem o Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento (DDCM) enviado pelo Instituto Butantan, que trata sobre a vacina contra a Dengue. Desse dossiê, constam os resultados dos ensaios clínicos fase II, além do cumprimento das exigências técnicas que haviam sido feitas pela agência para comprovar a segurança do produto. A documentação, enviada à Anvisa no último dia 8, possibilita o sinal verde para que o Instituto Butantan inicie os estudos fase III. Esta é a última etapa necessária para que o Instituto protocole o pedido de registro da vacina à Anvisa, que avaliará a qualidade, segurança e eficácia do produto. A vacina da Dengue é assunto prioritário para a aAgência e a  avaliação foi realizada com a maior brevidade possível e de forma a garantir as etapas necessárias e essenciais para  segurança e eficácia do produto final, dentro dos padrões estabelecidos pelo Brasil e por  organismos internacionais de interesse na área, como com a OMS e o Dengue Vaccine Initiative (DVI).

Pró-mulher...
A Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dará início à nova edição do programa “Pró-Mulher... Pró-Família...” neste sábado, 12, das 7h às 16h, na Unidade de Saúde da Família (USF) José Machado de Souza, localizada no bairro Santos Dumont. Durante a ação, serão realizados exames de lâmina e exames clínicos das mamas, consultas de primeira vez do pré-natal, testes de gravidez, testes rápidos de HIV e Sífilis, consultas médicas e odontológicas, verificação de glicemia e pressão arterial, atualização do calendário vacinal das crianças, além de vacina contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos e também vacinas para gestantes. Também serão realizadas ações educativas, interativas e de promoção à saúde, com participação do Programa Academia da Cidade. O carro-chefe do programa é a questão da prevenção, da promoção e da detecção precoce do colo uterino e de mama.

Hematologistas nos EUA
Os hematologistas da Clínica Onco Hematos, Lucas de Menezes e Geydson Cruz, participaram entre os dias 4 e 8 de dezembro, do Congresso Americano de Hematologia. O evento, realizado na cidade de Orlando, Estados Unidos, é considerado o maior congresso da área, no mundo. Durante os cinco dias de congresso, que reuniu especialistas de diversos países, foram discutidos temas de grande relevância, a exemplo dos avanços no diagnóstico e tratamento de doenças oncohematológicas como Linfomas, Mieloma e Leucemias.

Nenhum comentário: