quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Coluna Saúde em Dia - Contra o Aedes

Com o objetivo de intensificar as informações sobre o controle do Aedes aegypti para toda a população, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará, entre os dias 18 e 22 de janeiro, a Campanha “Aracaju Unida contra o Aedes aegypti”. Durante esse período, os profissionais de saúde estarão em diversos locais da capital sergipana para pedir a colaboração da população no combate ao mosquito. Durante a semana da campanha, serão realizadas diversas ações, dentre elas panfletagem com população nos ônibus, através dos cobradores (com a parceria do Setransp), além de distribuição de panfletos nos caixas dos supermercados Hiper GBarbosa Norte e Sul e Bompreço do Siqueira Campos e da Av. Gonçalo Prado Rollemberg. Foi feita a solicitação de inclusão de frase nos rodapés das contas da Deso, Energisa, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Além disso, os Hospitais Municipais, as Unidades de Saúde da Família (USF) e o Hospital São Lucas estarão com as atendentes usando a camisa da campanha. O alnaçamento será às 7h, na sede do sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintax).

Olho no repelente

O uso de repelente tem sido indicado como forma de proteção às mulheres grávidas para evitar transmissão de dengue, Chikungunya e Zika pelo mosquito Aedes aegypti. Procure seguir as instruções de aplicação e reaplicação do repelente descritas na rotulagem. Caso perceba sinais claros de picada de mosquito tais como inchaço, coceira ou mancha avermelhada na pele antes do fim da proteção descrita no rótulo, o repelente pode ter falhado. Nesse caso, denuncie à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Faça o mesmo se o repelente lhe causar algum problema de saúde inesperado, como irritação na pele, por exemplo.Disque –intoxicação (0800 722 6001)

Força tarefa
Com o objetivo de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e da Febre Chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Municipal de Controle da Dengue, realizará mais um mutirão neste sábado, 16, no bairro Cirurgia. A ação contará com o trabalho de cerca de 130 colaboradores (entre agentes de Endemias, agentes Comunitários de Saúde e os homens do Exército). A concentração acontecerá na Unidade de Saúde da Família (USF), Oswaldo de Souza, a partir das 8h.

SOS sangue
Visando a regularização dos estoques dos sangues A e O, positivo e negativo, o serviço de Captação de Doadores, do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está convidando os doadores regulares a comparecer a unidade para contribuir com o serviço. A medida tem como objetivo assegurar o atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados e feriados, das 7h às 11h. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259- 3174.

Suspensão
A Unimed suspendeu desde o dia 1º de janeiro deste ano, os serviços de urgência e emergência 24h, que eram prestados aos clientes da cooperativa, no Hospital e Clínica Renascença. Os beneficiários dos planos Unimed que necessitarem deste tipo de atendimento devem se dirigir ao Hospital Unimed, localizado na Rua Campo do Brito, 1000, Bairro São José.Há ainda a opção de atendimento de Urgência e Emergência 24h no Hospital do Coração (Urgência em Cardiologia), Hospital Primavera, Hospital São José e Hospital São Lucas, devendo ser observado se a unidade, nestes casos, faz parte da rede credenciada do plano contratado. Mais informações podem ser obtidas através do SAC da cooperativa, cujo telefone é 0800 70 40 111.

Nenhum comentário: