sexta-feira, 17 de junho de 2016

Coluna Saúde em Dia - Contra o mosquito

A Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua realizando mutirões de combate ao Aedes aegypti em diversos bairros da capital sergipana. Neste sábado, 18, a força-tarefa "Todos contra o mosquito" será no bairro Cidade Nova e vai contar com a participação dos agentes de endemias e de saúde que irão visitar as casas e estabelecimentos comerciais da localidade. A concentração acontece a partir das 7h, na Unidade de Saúde da Família (USF) João Quintiliano da Fonseca Sobral e o início das atividades está marcado para as 8h.

Aprendizado em oncologia
O cirurgião oncológico José Vieira, que integra a equipe da Clínica Onco Hematos, participou durante todo mês de março deste ano, de um estágio no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, maior Hospital de Câncer de Nova Iorque. Durante este período, o médico participou de atividades científicas, meetings semanais para discussão de casos difíceis e observando procedimentos cirúrgicos robóticos, videolaparoscópicos e convencionais.

Agasalho
Para aquecer o inverno de quem não tem condições de comprar roupas quentes, a Unimed Sergipe está realizando a Campanha do Agasalho 2016. Até o dia 23, podem ser doados cobertores, meias, casacos, blusas, camisetas, agasalhos, calçados e outras peças nas unidades de serviço da cooperativa. Não deixe de participar!

CAPs Infantojuvenil
A partir da próxima segunda-feira, 20, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) AD Infantojuvenil Vida, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), passa a funcionar em novo endereço, deixando a Rua Dr. José Calumby, no bairro Suíssa, para funcionar na Rua Frei Paulo, 344, no mesmo bairro. A inauguração está marcada para as 8h da manhã. A mudança de endereço foi pensada pela Prefeitura Municipal (PMA) para garantir um melhor atendimento aos usuários. Além disso, o CAPs também passa da modalidade II para III, atendendo no regime de 24h. O local terá oito leitos disponíveis para os usuários que necessitarem de acolhimento noturno.

Forró tranqüilo
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará presente durante os 12 dias do Forró Caju 2016, que começa neste sábado, 18. Equipes da Rede de Urgência e Emergência (Reue), Vigilância Sanitária e do Programa Municipal de DST/Aids estarão a postos durante todos os dias e noites da festa, para atender a comunidade.  A tradicional festa da cidade contará com posto médico avançado, que terá 12 leitos, dois deles de estabilização para pacientes graves e os demais para pacientes de baixo e médio risco. A cada noite, cerca de 20 profissionais devem estar atuando. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, serviço de apoio supervisão e motoristas.

Prevenção
A equipe do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais também estará presente no Forró Caju. Na Barraca da Prevenção, a estimativa é que sejam distribuídos, durante as 12 noites de festa, 165.600 preservativos, 48 mil géis lubrificantes e 6 mil  preservativos femininos. Seis pessoas estarão trabalhando a cada noite, sempre das 21h às 3h. O trabalho da equipe da Vigilância Sanitária começa mais cedo. Durante o Forró Caju, a cada dia, 20 fiscais estarão se revezando a partir das 14h. A fiscalização começa com a equipe do gelo formada por quatro pessoas. Os demais começam a atuar a partir das 17h até a madrugada, na área periférica e na parte interna da praça onde será realizada a festa.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Coluna Saúde em Dia - Remada da Saúde


Neste domingo, 12, a Prefeitura de Aracaju participa da 1ª Remada da Saúde e Qualidade de Vida promovida pela Faculdade Maurício de Nassau, na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro.  A partir das 7h, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará disponibilizando o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante que vai realizar testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Durante o evento, também serão ofertados diversos serviços de saúde como: aferição de pressão arterial, exames de glicemia e avaliação nutricional.  A ação deve reunir aproximadamente 250 pessoas entre alunos dos cursos de enfermagem, fisioterapia, radiologia e educação física da faculdade, além dos profissionais de saúde.

Venda suspensa
A comercialização de 35 planos de saúde de oito operadoras foi suspensa pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a partir desta sexta-feira (10). A medida, que faz parte do monitoramento periódico realizado pela reguladora pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, foi tomada em função de reclamações relativas à cobertura assistencial, como negativa e demora no atendimento. Se melhorar o serviço prestado e tiver redução do número de reclamações, a operadora pode ter a comercialização liberada no próximo ciclo, daqui a três meses.

Exame de Zika
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu a incorporação extraordinária de exames para detecção do Zika ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, lista que estabelece a cobertura obrigatória que os planos de saúde devem oferecer aos seus beneficiários. Os exames previstos são o PCR (Polymerase Chain Reaction) para detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IgG para verificar se a pessoa já teve contato com Zika em algum momento da vida. Os exames deverão ser assegurados para gestantes, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como aos recém-nascidos com malformação congênita sugestivas de infecção pelo Zika. Com a incorporação desses exames ao rol, a ANS estabeleceu prazo de 30 dias para que operadoras de planos de saúde organizar a rede de atendimento e de laboratórios para oferecer o procedimento.

Rotulagem dos alergênicos
Está acabando o prazo dado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que a indústria de alimentos se adeque a rotulagem de alergênicos, alimentos que podem causar alergias. A Diretoria Colegiada da agência analisou no início deste mês o pedido apresentado pelo setor de alimentos para prorrogação dos prazos, previstos na resolução RDC 26/2015 e entendeu que não há motivos para extensão além dos 12 meses concedidos ao setor. A norma publicada em 3 de julho de 2015, obriga a indústria a declarar nos rótulos a presença dos principais alimentos que causam alergias. Seu principal o objetivo é informar objetivamente ao consumidor sobre a presença ou traços de alimentos que são comumente associados à alergias alimentares. A iniciativa foi aprovada em 2015 após uma grande mobilização popular de pais e mães que enfrentam dificuldades em identificar quais alimentos seus filhos podem ou não consumir.

Clínica de Radioterapia
Ainda este ano, Sergipe passará a contar com uma nova clínica de radioterapia, a Clinradi, que está sendo construída em Aracaju, com tecnoclogia de ponta e serviços de excelência. Com a conclusão da obra prevista para agosto e a finalização da instalação de equipamentos em outubro, após inaugurada, a clínica ofertará serviços de radioterapia, teleterapia e braquiterapia, com tecnologias de ponta, com capacidade de atendimento de 140 pacientes/mês, somente para a radioterapia. O paciente que precisa de tratamento oncológico, contará com atendimento integral, antes, durante e após o tratamento, contando com uma equipe formada por radioterapeutas, oncologistas, cirurgiões, além de atendimento psicológico, nutricional e odontológico.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Coluna Saúde em Dia - 12 anos Academia da Cidade


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove hoje à tarde, uma caminhada em comemoração aos 12 anos do Programa Academia da Cidade. A concentração será na praça do Mini Golf, a partir das 15h. Durante todo o percurso, que seguirá em direção ao Parque da Sementeira, equipes de outros programas da SMS farão intervenções de promoção à saúde. Os alunos dos 24 pólos do programa devem participar da ação que está sendo promovida com o objetivo de motivar a população aracajuana a manter hábitos de vida saudáveis.


Funcionamento do Hemose

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), a partir deste mês de junho, estará adotando um novo regime de funcionamento do serviço de doação de sangue, aos sábados.  A medida tem como finalidade, o melhor aproveitamento das plaquetas, componente do sangue cujo período de validade é de apenas cinco dias. Mais informações através dos telefones: (79)3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174. Este mês, funcionará nos dias 18 e 25, das 7h às 11h.


Caravana da Saúde

Dando continuidade às ações que visam ao bem estar da população aracajuana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove hoje mais uma atividade da Caravana Saúde Aracaju. O evento será realizado na feira do conjunto Leite Neto, a partir das 7h. Contando com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante. No dia, será oferecido, à comunidade local, testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e sífilis, exames de glicemia e a aferição de pressão arterial.


Entrega de donativos

Com o lema “Ter cuidado é muito importante, mas cuidar é mais ainda”, a Sociedade Sergipana de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) e a Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE) promoveram uma campanha para arrecadar fraldas, roupinhas, lenços, produtos de higiene e de cuidado para ajudar crianças com Microcefalia. A campanha, que contou com a ajuda do GBarbosa, ocorreu de 2 a 17 maio.  Os donativos arrecadados na campanha começaram a ser distribuídos na tarde de quinta-feira, 2, no Hospital Universitário (HU), que conta com uma equipe multidisciplinar para atender bebês com Microcefalia provenientes do interior do estado, e foi finalizada na sexta, no Centro Especializado em Reabilitação (CER II).


Bebês com Microcefalia

Segundo dados do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, atualmente Sergipe tem 195 casos de crianças com Microcefalia. Hoje elas são assistidas com tratamento na Rede de Atenção Especializada (Reae), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca) e do Centro Especializado de Reabilitação (CER II) e no Hospital Universitário (HU).