sexta-feira, 10 de junho de 2016

Coluna Saúde em Dia - Remada da Saúde


Neste domingo, 12, a Prefeitura de Aracaju participa da 1ª Remada da Saúde e Qualidade de Vida promovida pela Faculdade Maurício de Nassau, na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro.  A partir das 7h, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará disponibilizando o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante que vai realizar testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Durante o evento, também serão ofertados diversos serviços de saúde como: aferição de pressão arterial, exames de glicemia e avaliação nutricional.  A ação deve reunir aproximadamente 250 pessoas entre alunos dos cursos de enfermagem, fisioterapia, radiologia e educação física da faculdade, além dos profissionais de saúde.

Venda suspensa
A comercialização de 35 planos de saúde de oito operadoras foi suspensa pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a partir desta sexta-feira (10). A medida, que faz parte do monitoramento periódico realizado pela reguladora pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, foi tomada em função de reclamações relativas à cobertura assistencial, como negativa e demora no atendimento. Se melhorar o serviço prestado e tiver redução do número de reclamações, a operadora pode ter a comercialização liberada no próximo ciclo, daqui a três meses.

Exame de Zika
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu a incorporação extraordinária de exames para detecção do Zika ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, lista que estabelece a cobertura obrigatória que os planos de saúde devem oferecer aos seus beneficiários. Os exames previstos são o PCR (Polymerase Chain Reaction) para detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IgG para verificar se a pessoa já teve contato com Zika em algum momento da vida. Os exames deverão ser assegurados para gestantes, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como aos recém-nascidos com malformação congênita sugestivas de infecção pelo Zika. Com a incorporação desses exames ao rol, a ANS estabeleceu prazo de 30 dias para que operadoras de planos de saúde organizar a rede de atendimento e de laboratórios para oferecer o procedimento.

Rotulagem dos alergênicos
Está acabando o prazo dado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que a indústria de alimentos se adeque a rotulagem de alergênicos, alimentos que podem causar alergias. A Diretoria Colegiada da agência analisou no início deste mês o pedido apresentado pelo setor de alimentos para prorrogação dos prazos, previstos na resolução RDC 26/2015 e entendeu que não há motivos para extensão além dos 12 meses concedidos ao setor. A norma publicada em 3 de julho de 2015, obriga a indústria a declarar nos rótulos a presença dos principais alimentos que causam alergias. Seu principal o objetivo é informar objetivamente ao consumidor sobre a presença ou traços de alimentos que são comumente associados à alergias alimentares. A iniciativa foi aprovada em 2015 após uma grande mobilização popular de pais e mães que enfrentam dificuldades em identificar quais alimentos seus filhos podem ou não consumir.

Clínica de Radioterapia
Ainda este ano, Sergipe passará a contar com uma nova clínica de radioterapia, a Clinradi, que está sendo construída em Aracaju, com tecnoclogia de ponta e serviços de excelência. Com a conclusão da obra prevista para agosto e a finalização da instalação de equipamentos em outubro, após inaugurada, a clínica ofertará serviços de radioterapia, teleterapia e braquiterapia, com tecnologias de ponta, com capacidade de atendimento de 140 pacientes/mês, somente para a radioterapia. O paciente que precisa de tratamento oncológico, contará com atendimento integral, antes, durante e após o tratamento, contando com uma equipe formada por radioterapeutas, oncologistas, cirurgiões, além de atendimento psicológico, nutricional e odontológico.

Nenhum comentário: