quinta-feira, 22 de julho de 2010

Coluna Saúde em Dia

Inauguração Onco Hematos

Acontece na próxima sexta-feira, às 18h, a inauguração da nova sede da Clínica Onco

Hematos, que há 11 anos trata pacientes com câncer no Estado. Localizada na rua

Itabaiana, nº 945, bairro São José, o novo prédio possui instalações amplas e modernas,

visando dar mais conforto às pessoas em tratamento e também aos colaboradores. A

diretoria da Clínica Onco Hematos recepcionará amigos e convidados no dia 23 com um

coquetel, quando apresentará o novo prédio.

Grandes Debates Somese

A Sociedade Médica de Sergipe (Somese) inicia a partir de agosto uma nova programação destinada aos médicos e demais profissionais de saúde. "Grandes Debates Somese" trará, mensalmente, um tema central a ser apresentado por palestrante convidado. Abrindo a programação, dia 5 de agosto, às 20 horas, no auditório da entidade, o médico sergipano Vollmer Bomfim, fará exposição abordando o tema "Sistema de Saúde da Suécia". Vollmer exerceu a especialidade de cirurgia cardiotorácica. Na Suécia, ele exerceu suas atividades profissionais por mais de 30 anos, onde se destacou na especialidade, chegando a dirigir equipes cirúrgicas e hospitais suecos. " Grandes Debates Somese " será aberto ao público em geral e pessoas interessadas, com entrada franca.

Curso de Cromopuntura

Nos próximos dias 24 e 25 de julho, o auditório do Hospital Primavera receberá as aulas do III Módulo do Curso de Cromopuntura. Ministrado pela terapeuta Dóris Wiegandt, que representa no Brasil a Escola Alemã de Cromopuntura, este módulo tem como tema: “Cromopuntura segundo Peter Mandel: Modelo básico degenerativo.” A técnica estimula os pontos através das cores, sendo completamente indolor. Este curso tem como público-alvo médicos acupunturistas e demais profissionais da saúde de Sergipe, Bahia e Alagoas. A coordenação local do curso é do médico acupunturista Sinval Andrade dos Santos. Informações pelo telefone (79) 3222-2785.

Novas escolas médicas

Frequentes temas de denúncia da Associação Médica Brasileira (AMB), do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), a abertura indiscriminada de escolas médicas, a falta de vagas de residência e as tentativas do governo de criar facilidades ilegítimas para a revalidação de diplomas obtidos no exterior estarão entre as pautas centrais do XII Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM). O evento acontecerá entre 28 e 30 de julho, em Brasília, Distrito Federal.

Ampliação da portabilidade

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou este mês, a segunda reunião da Câmara Técnica que discute a ampliação da portabilidade de carências. O debate, realizado no Hotel Novo Mundo, no Rio de Janeiro, foi aberto pelo diretor de Normas e Habilitação de Produtos, Alfredo Cardoso, e conduzido pelo diretor-adjunto Fábio Fassini. Participaram representantes das operadoras - Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog) e Unimed do Brasil; dos órgãos de defesa do consumidor - Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon SP) e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o representante do Ministério da Fazenda, além de técnicos da ANS. Foi aberto um novo prazo para o envio de sugestões e justificativas das já enviadas, que termina em 17 de agosto, uma semana antes da próxima reunião da Câmara Técnica, marcada para 24 do próximo mês.

Anemia falciforme

Durante do Simpósio da Referência em Doença Falciforme, realizado na quinta-feira, 15, no auditório do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), o diretor geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta, Roberto Gurgel, frisou a importância do debate. “A partir do Simpósio será possível traçar parâmetros para diagnosticar e tratar com mais qualidade os pacientes com anemia falciforme”, disse. O tratamento e acompanhamento do paciente que possui a doença, conta agora com uma equipe multidisciplinar para atendê-lo no Ambulatório do Hemose.

Curso de Auditoria Médica

A Unimed realizou nos dias 16 e 17 de julho o curso de Auditoria Médica Especializada. O evento aconteceu no Hotel Aquários e foi bastante prestigiado por médicos e enfermeiros da área, tanto de Sergipe como de outros estados. Três palestrantes ministraram o curso: o neurocirurgião, auditor e diretor médico da PROLAR, Gustavo Meirelles, o cirurgião vascular dos hospitais Miguel Couto e HCPM, João Sahagoff, e o ortopedista dos hospitais Miguel Couto e Clementino Fraga Filho (UFRJ), Marcos Britto. Cerca de 40 profissionais participaram do evento. Em breve, a cooperativa médica anunciará novos cursos.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

Nenhum comentário: