O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) irá promover até o final deste mês uma campanha de incentivo de doação de Medula Óssea. A iniciativa visa ampliar o número de pessoas cadastradas no Hemose e conseqüentemente inseridas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). O transplante de medula óssea é um procedimento feito para atender pessoas portadoras de doenças no sangue como Anemia Aplástica Grave, Mielodisplasias e em alguns tipos de leucemias.
22,8% pagam plano de saúde
De acordo com levantamento feito pelo Sistema de Beneficiários da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 22,6% da população brasileira possuem plano de saúde privado e 7% pagam por plano odontológico. Em números absolutos, isso correponde a 43.196.168 pessoas com plano de saúde e 13.377.424 com odontológico. O levantamento foi realizado no mês de março deste ano. Em dezembro de 2003, esses percentuais eram 17,8% e 2,5% respectivamente.
Combate ao crack
Encerra hoje o Seminário de Sensibilização para o Enfrentamento ao Crack em Aracaju. Esta é a primeira ação efetiva do município no combate à droga. Estão sendo capacitados dos profissionais que trabalham diretamente com a assistência social. O Plano Estadual de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas foi lançado no início de junho pelo Governo do Estado e o projeto será executado em conjunto com 11 municípios sergipanos, através de investimentos da ordem de R$ 3,680 mil, somente na primeira etapa.
Álcool gel em clínicas e hospitais
Hospitais e clínicas de todo país deverão disponibilizar preparações alcoólicas para que profissionais de saúde higienizem as mãos. É o que prevê a Consulta Pública 68/2010, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A consulta estabelece também como as formulações devem estar disponíveis para os profissionais ( gel, líquida, espuma, entre outras). Com essa medida, a Anvisa pretende aumentar a adesão dos profissionais de saúde ao procedimento de higienização das mãos. A Agência estima que, no Brasil, a adesão dos profissionais ao procedimento seja aproximadamente 40%, uma taxa considerada baixa.
Doença Falciforme
A Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) realiza hoje o Simpósio de Referência em Doença Falciforme. O evento acontecerá das 8h às 17h, no auditório do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Durante o simpósio será abordado o histórico da anemia falciforme, a atual situação do programa brasileiro para doença falciforme no país e em Sergipe, aspectos clínicos, tratamento hemoterápico, entre outros temas relacionados à doença. As palestras serão proferidas por profissionais do Hemose, da Universidade Federal do Espírito Santo e técnicos do Ministério da Saúde.
Entidades discutem SUS
A Comissão Nacional Pró-SUS, que reúne as três entidades médicas nacionais - Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam) já elaborou a pauta de atividades do gupro para este segundo semestre.A última reunião da comissão, foi reiterada a importância de se lutar pela regulamentação da Emenda Constitucional 29, que estabelece a distribuição de recursos destinado à saúde.
Nova diretoria da Fenan
A nova diretoria da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), eleita no dia 19 de junho durante o Congresso da entidade, toma posse no próximo dia 29, em Brasília (DF). A solenidade será realizada no Centro de Convenções Brasil XXI, a partir das 20 horas. Segundo o presidente eleito, Cid Carvalhaes, neste período, serão priorizadas lutas como a implantação da carreira de Estado para os médicos, a valorização do trabalho médico no Sistema Único de Saúde (SUS), o Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos (PCCV), a qualidade do ensino médico e a aprovação do projeto de lei que estabelece em R$ 7 mil reais o salário mínimo profissional para a categoria.
Mais belo idoso
Numa iniciativa interessante, visando movimentar quem tem acima de 60 anos, a Secretaria da Saúde de São Paulo está com inscrições abertas, até o dia 30 deste mês, para o concurso do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) que vai eleger, em agosto, o mais belo idoso da capital paulista. Em 2009, o Mister Terceira Idade teve 77 inscritos. Para concorrer é apresentar documento de identidade comprovando idade mínima de 60 anos.
Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário