Geladinho amigo
Refresco congelado em pequenos saquinhos plásticos. A receita simples e barata faz sucesso em todo o Brasil. Em Sergipe, o geladinho, além de amenizar os efeitos do calor a um preço baixo, está levando mais qualidade de vida aos pacientes com câncer em tratamento no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Idealizado por Ricardo Reis, membro da equipe de enfermagem da Oncologia, o suco congelado ajuda a inibir os enjoos típicos do tratamento de quimioterapia por ser feito de frutas cítricas. Além disso, a equipe de Nutrição do Huse, que executa o projeto, adiciona compostos alimentares à receita. Com esse reforço, o geladinho, além de livrar dos enjoos as crianças e adultos que fazem quimioterapia, ajuda a deixá-los nutridos e mais fortes para suas atividades após o tratamento.
Outubro Rosa I
Para alertar a população sobre o câncer de mama, o Cristo Redentor ganhou uma iluminação rosa na noite da última terça-feira. A ação faz parte do lançamento da campanha "Outubro Rosa". Neste ano, o foco será a necessidade de investimento na saúde das mulheres brasileiras, principalmente na saúde da mama. De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Sergipe deve registrar 340 novos casos de câncer de mama em 2010, sendo 160 deles na capital.
Outubro Rosa II
O movimento “Outubro Rosa” surgiu a partir da ação homônima criada nos EUA, na Califórnia, em 1997, que foi marcada pela iluminação de monumentos históricos com luzes rosa. Durante o mês de outubro além do Cristo Redentor, o Monumento das Bandeiras, em São Paulo e outros monumentos públicos e edifícios privados estarão iluminados de rosa. Em 2008 e 2009, o Brasil aderiu à campanha e iluminou, além do Cristo Redentor, a Pinacoteca, em São Paulo, a Ópera de Arame, no Paraná, o Memorial Juscelino Kubitschek, em Brasília, o Palácio Piratini, o Museu Iberê Camargo e a chaminé da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.
Soja preta
A soja preta é um alimento funcional por excelência. Graças à presença de substâncias denominadas isoflavonas e antocianinas, contribui para reduzir o peso, prevenir doenças, diminuir a sensação de fome e controlar as taxas de colesterol. Agora, o produto chega ao mercado em forma de farinha (potes de 250g),com lançamento pela Só Soja. Além dos benefícios à saúde, a soja preta pode ser utilizada em diversas receitas gastronômicas. Acesse o site www.sosoja.com.br para saber mais sobre o produto.
Resíduos Sólidos
A Fundação de Saúde Parreiras Horta – FSPH está finalizando os últimos preparativos para a realização do I Forum de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de outubro, no auditório do Centro de Hemoterapia de Sergipe – Hemose, com a participação de especialistas e estudiosos em Meio Ambiente que farão abordagens sobre as formas e a importância da correta destinação de resíduos sólidos.
Equipe do Huse
Após um ano e meio de estudos, profissionais do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) se preparam para apresentar no próximo dia 20, através de videoconferência conectada diretamente com o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o resultado do projeto "Qualificação da assistência à parada cardiorrespiratória e à ressuscitação cardiopulmonar". O trabalho integra as ações do Programa de Rede de Gestão do Cuidado ao Paciente Crítico, do Ministério da Saúde, voltado para a incorporação de novos conhecimentos, estrutura e tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS). Todo processo de elaboração contou com a participação de 18 integrantes.
Amorim na Somese
O deputado federal Eduardo Amorim (PSC), agora eleito senador, almoça hoje na Sociedade Médica de Sergipe (Somese). Ele atende convite feito pela diretoria da entidade e falará sobre os projetos que pretende apresentar a parir de 2011, como integrante do Senado. A tradicional reunião almoço acontece na sede da entidade, a partir do meio-dia.
Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário