Médico em destaque
O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (Cremese), Henrique Batista e Silva, será o entrevistado deste sábado, no programa Viva Bem, apresentado por Magna Santana na Rádio Liberdade FM. Na pauta, assuntos pertinentes à classe médica no Estado, cujo dia dedicada a ela é 18 de outubro, próxima segunda-feira. O programa Viva Bem vai ao ar todos os sábados, das 9h às 10h.
Mês do Médico I
As comemorações do mês do médico deste ano serão abertas hoje às 20h, com Sessão Solene da Academia Sergipana de Medicina (ASM), em comemoração ao centenário do médico Carlos Melo, patrono da cadeira seis da entidade, no auditório da Sociedade Médica de Sergipe (Somese). Amanhã às 19h, tem a inauguração da Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Unimed. Já no dia 18, Dia do Médico, as atividades começam com café da manhã para a classe médica, oferecido pelo Sindimed em sua sede, à Rua Celso Oliva, a partir das 7h, seguido das palestras “Responsabilidade Penal e Civil do Médico”, com Dr. José Anselmo Oliveira, Juiz e ouvidor do TRE e “O Código de Ética Médica e a Função do Corregedor”, com Dr. Walbert Martins Carvalho, corregedor do Cremese.
Mês do Médico II
Dando prosseguimento às comemorações, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia do Médico, requerida pelo vereador e médico Emerson Ferreira. Na terça, dia 19, às 20h, acontece no Teatro Tobias Barreto o III Concerto Unimed, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Itabaiana, com entrada franca ao público em geral. Já no dia 21, tem happy hour da Sociedade Sergipana de Pediatria, no Sempre Unimed, a partir das 19 horas, com música ao vivo. A Somese encerra a programação no dia 30, com a realização do 2º Sábado Médico, no Hotel Parque dos Coqueiros, a partir do meio dia, cujas camisas (com direito a comida, bebidas) poderão ser adquiridas na entidade, ao preço de R$ 40,00.
Resíduo de Saúde
Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos; Importância do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e a nova Política Nacional de Resíduos de Saúde; Resíduos de natureza humana e animal; Procedimentos técnicos para remanejamento de resíduos e Impacto dos resíduos no meio ambiente. Estes são alguns dos temas que serão debatidos, no I Forum de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde, promovido pela Fundação de Saúde Parreiras Horta – FSPH, nos próximos dias 21 e 22, respectivamente quinta e sexta-feira, no auditório do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). O evento tem como objetivo debater a necessidade da implantação de um plano de gerenciamento de resíduos, nos serviços de saúde.
Hospitais da PMA
De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de janeiro a agosto de 2009 foram feitos 176.633 atendimentos no Hospital Zona Norte Nestor Piva. No mesmo período deste ano foram 209.210 atendimentos, o que representa um acréscimo de 118%. Já no Hospital Zona Sul Fernando Franco foram atendidos, de janeiro a agosto de 2009, 49.039 pessoas. No mesmo período de 2010 foram 66.587 pacientes, um acréscimo de 136% na demanda.
Combate à dengue
Hoje o prefeito Edvaldo Nogueira vai divulgar as novas ações de combate à dengue e intensificação dos cuidados para o verão. O anúncio acontece às 8h30, durante coletiva à imprensa no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos. Na ocasião será apresentada a campanha ‘Todo cuidado é pouco. Não deixe a dengue entrar na sua casa', por meio da qual a população será alertada também sobre a chegada de um novo vírus da doença no país. O prefeito vai divulgar ainda números relativos à infestação nos bairros, casos notificados e confirmados, além do balanço das atividades de controle da dengue desenvolvidas em Aracaju.
Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário