quinta-feira, 28 de abril de 2011

Farmácias Populares - Coluna Saúde em Dia

Farmácias Populares

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que, por determinação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desde o dia 25 de abril, pessoas que forem adquirir medicamentos nas Farmácias Populares para terceiros, precisarão apresentar uma procuração lavrada em cartório. É necessária ainda a apresentação do CPF e de um documento com foto. Esse procedimento já está sendo realizado nas redes privadas, que são conveniadas ao Programa Farmácia Popular, e a medida cumpre o estabelecido na Portaria nº 184, de 04 de fevereiro de 2011, do Ministério da Saúde.

Farmácias Populares I

As Farmácias Populares de Aracaju continuam disponibilizando gratuitamente os medicamentos para diabéticos e hipertensos, para pacientes com a apresentação da receita médica e documentos originais (CPF e documento com foto). O horário de funcionamento das Farmácias Populares da capital é de 8h às 18h, de segunda a sexta; e das 8h às 12h, aos sábados. Durante a semana, a Farmácia Popular não fecha para o almoço.

Fibromialgia

Neste sábado, o programa Viva Bem, apresentado por Magna Santana na Liberdade FM, estará abordando o tema fibromialgia. O entrevistado será o neurocirurgião Alvino Dutra da Silva, que estará respondendo as dúvidas sobre a doença, como ela se manifesta e o que fazer para preveni-la. O programa tem a duração de uma hora e vai ao ar às 9h. Fique ligado.

Prevenção ao Alzheimer

O neurologista Marcos Aurélio Almeida Alves estará amanhã na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O especialista foi convidado pelo presidente da Casa, Emmanuel Nascimento, para proferir palestra sobre a Prevenção ao Mal de Alzheimer. O evento, que é aberto aos servidores, vereadores e familiares, acontecerá no Plenário da CMA, das 9h às 10h.

Medicina da UFS

A Clínica Onco Hematos rende homenagem ao curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que este ano está completando 50 anos de fundado. De acordo com a diretoria da clínica, são cinco décadas de evolução da ciência e o curso de Medicina acompanhou esses avanços, conquistando inclusive reconhecimento nacional, sendo orgulho dos sergipanos que valorizam a importância dessa história, consolidada ao longo dos anos.

Saúde do Trabalhador

Segundo estudos, a produtividade está diretamente atrelada à condição física, psicológica e social do colaborador. Pensando nisso, o Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sergipe disponibiliza o projeto Saúde do Trabalhador, visando promover saúde e qualidade de vida nas empresas parceiras da Cooperativa. Através de palestras, dinâmicas de grupo, debates e vivências, a Unimed objetiva conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de doenças e da promoção da saúde. Empresas como a Chip & Cia, Petrox, Codise, Sergipe Tec, Senac, Colégio Arquidiocesano, entre outras, já participaram do projeto e aprovaram.

Meio Ambiente

Como manda a tradição, todas as quintas-feiras, a Sociedade Médica de Sergipe (Somese) prepara um delicioso almoço para os seus sócios e convidados, que sempre trazem um tema de comum interesse para ser discutido na reunião-almoço. Hoje a palavra estará com o médico e ambientalista William Eduardo Nogueira Soares, que discutirá sobre temáticas relacionadas ao meio ambiente.

ISO da FSPH

Será dado nesse sábado, o primeiro passo para o processo de certificação ISO da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) Unidade Hemose. Estará sendo oferecido aos trabalhadores terceirizados da unidade, treinamento de 5S, uso de EPI, lavagem das mãos e gerenciamento de resíduos. A fundação, como co-responsável, acredita na boa prática como fator importante de integração de todos no processo de certificação da ISO. O treinamento será no auditório do Hemose, das 7h30 às 12h.

Reciclagem e atualização

O cirurgião oncológico Roberto Gurgel está indo para os Estados Unidos, na primeira semana de junho deste ano. O especialista, que é diretor geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) vai para Chicago, onde participará de um congresso de oncologia.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Menos fumantes - Coluna Saúde em Dia

Menos fumantes

A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil 2010) indica que o brasileiro está fumando menos, mas permanece sedentário e tem alimentação pouco saudável. O estudo foi divulgado pelo Ministério da Saúde. De acordo com os dados, a proporção de fumantes na população caiu de 16,2% para 15,1% no período de 2006 a 2010, com redução entre os homens. Na população masculina, o hábito de fumar caiu de 20,2% para 17,9%, enquanto as mulheres registraram um índice estável de 12,7%.

Vacinação contra gripe

O Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e as secretarias municipais, realizará a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 25 de abril a 13 de maio, sendo que 30 de abril será o Dia de Mobilização Nacional. Durante a campanha, a vacina estará disponível em postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), e é destinada para a população na faixa etária de 60 anos ou mais de idade, crianças entre seis meses e dois anos e gestantes em qualquer período gestacional.

Unimed pela vida

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está lançando em todo país a campanha de conscientização no trânsito intitulada “Acenda os faróis: Dê uma Luz para a Vida”, que será colocada em prática durante a Semana Santa. A Unimed, através da Coordenação de Responsabilidade Socioambiental, faz parte do Comitê de Mobilização, Educação, Segurança e Paz no Trânsito e é parceira da iniciativa. A campanha tem o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância da condução segura, respeitando os limites de velocidade, a sinalização e a utilização dos dispositivos de retenção (cinto de segurança e cadeirinha) para adultos e crianças.

II G8 Med Day

Durante dois dias, estudantes sergipanos viveram momentos de muito aprendizado e concentração. Aconteceu no Auditório do Hospital Primavera, a segunda edição do G8 Med Day, um evento promovido pelo curso G8, é um encontro anual de motivação para os alunos que sonham em ingressar na faculdade de Medicina. Eles assistiram as palestras dos médicos Eduardo Amorim (médico anestesista e senador), Thais Carvalho (cardiologista) e David Souza (medicina da família e comunidade). Os jovens também tiveram a oportunidade de conhecer todas as instalações do Hospital Primavera.

Médico da Aeronáutica

Até 12 de maio estarão abertas as inscrições para médicos que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira (FAB) como oficial de carreira. O edital e o formulário para inscrição no Exame de Admissão ao Curso de Adaptação de Médicos (Camar) estão disponíveis no site http://www.ciaar.com.br. As vagas são destinadas a profissionais de ambos os sexos, que possuem título de especialista em Anestesiologia, Cardiologia, Cancerologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular-Periférica, Clínica Médica, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Geriatria, Hematologia, Infectologia, Medicina Intensiva, Neurologia, Neurocirurgia, Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Psiquiatria e Pediatria.

Conforto e segurança

Localizado no bairro Jardins, o Hospital Primavera é uma grande opção para cuidar da saúde de todos os sergipanos. A Urgência está funcionando a todo vapor, com especialistas em cardiologia, pediatria, cirurgia geral, clínico geral e ortopedia em escala de plantão 24 horas. O Primavera possui ao todo 200 leitos, sendo que 22 são na UTI e 30 na urgência. O centro cirúrgico possui 8 confortáveis salas para cirurgias de pequeno, médio e grande porte. Há também um moderno Centro Diagnóstico com Tomografia computadorizada, Hemodinâmica e outros exames, aberto ao público externo em horário comercial, e laboratório em regime de plantão 24 horas, realizando diversos tipos de exames, oferecendo resultados precisos, rápidos e de qualidade.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Teste do olhinho - Coluna Saúde em Dia

Teste do olhinho

O vereador Dr. Gonzaga (PMDB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) esta semana para falar de saúde pública e defender a população no seu direito de ter um atendimento digno e mais eficiente. O vereador se referiu, especificamente, ao exame do teste do olhinho, que deveria ser realizado nos bebês recém-nascidos, ainda na maternidade, segundo a Lei 3.442, de sua autoria. Trata-se de um procedimento simples e rápido, que é feito na própria maternidade, logo após o nascimento do bebê, utilizando-se apenas um oftalmoscópio, que faz a análise do olho do bebê em menos de 5 minutos, e de forma indolor.

Atendimento Pediátrico

A Unimed Sergipe disponibiliza, para os seus beneficiários de faixa etária até 12 anos, um amplo serviço de assistência integral à criança, no qual se inclui, além do pronto-atendimento pediátrico 24 horas do Hospital Unimed, o serviço ambulatorial no Centro Clínico. Os clientes podem agendar a consulta por meio do telefone (79) 2107-8751. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 20h.

Consulta ao FNS

Um sistema de consulta que vai informar sobre todos os repasses de recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos municípios brasileiros. Esta é a finalidade do Portal da Saúde, criado pelo Ministério da Saúde. Clicando em cima do nome do município, será possível conferir o valor do repasse, para que foi destinado, o número do processo, o banco onde foi feito o depósito, o número da conta e da agência.

Consulta ao FNS I

A transferência de recursos do Fundo Nacional de Saúde é feita por blocos de financiamento: Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Gestão do SUS e Investimentos. Com exceção do Bloco Vigilância em Saúde, em que os repasses são feitos a cada quatro meses, nos outros blocos as transferências acontecem mensalmente, na sua maioria. Confira todos os repasses no www.saude.gov.br .

Câncer de testículo

Um levantamento do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) aponta que 95% dos casos de câncer de testículo atingem homens com até 35 anos. O Icesp concluiu ainda que 60% dos pacientes atendidos no instituto com esse tipo de tumor iniciam o tratamento com a doença já em estágio avançado. Assim, é necessário utilizar a quimioterapia. O tumor de testículo é raro e pode ser evitado. É importante que os homens realizem o autoexame. Em 98% dos casos, os pacientes têm queixas de dor e aumento de volume testicular.

Seminário sobre crack

Encerra-se amanhã o prazo de inscrições para o seminário Crack: Construindo um Consenso, organizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e que será realizado na próxima terça-feira (19), em Brasília, na sede da entidade. No encontro, serão discutidos aspectos vinculados à luta contra o crack, droga cuja dependência tem características epidêmicas e gera graves problemas nas áreas social e da saúde pública. No evento, os participantes terão como meta formular as bases de protocolo de assistência integral ao dependente. O encontro é direcionado aos profissionais da saúde, especialmente médicos, psicólogos e assistentes sociais. A programação dá continuidade ao trabalho iniciado no ano passado, quando o CFM promoveu, em parceria com os conselhos regionais de medicina, o I Fórum Nacional sobre Aspectos Médicos e Sociais Relacionados ao Uso do Crack.

Antibióticos e anoréxicos

Está suspenso pela Diretoria da Anvisa o prazo que terminaria no próximo dia 25 de abril para que as farmácias passassem a registrar a venda de antibióticos no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, o SNGPC. A decisão foi tomada durante a reunião pública da Diretoria Colegiada da Agência, ocorrida na última terça-feira, no auditório da Anvisa em Brasília. Os diretores decidiram também que a Agência promoverá um painel internacional sobre os inibidores de apetite. O cancelamento do registro destes produtos no mercado brasileiro foi defendido durante a reunião pública em parecer elaborado pelas áreas técnicas.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Paralisação Nacional - Coluna Saúde em Dia

Paralisação Nacional

Hoje os médicos de Sergipe trocarão os jalecos brancos por camisas pretas. O dia de protesto contra os planos de saúde acontecerá em todo o país, marcando o Dia Mundial da Saúde. Serão realizadas diversas manifestação, para mostrar à população o descaso com que as operadoras e planos de saúde tratam os médicos e os procedimentos executados por estes. Aqui em Sergipe, o primeiro ato será uma coletiva, marcada para às 7h no Sindimed, com os membros da Comissão Estadual de Honorários Médicos, presidida pelo dermatologista Emerson Ferreira.

Paralisação Nacional I

Em seguida, de acordo com o vereador e presidente da comissão Dr. Emerson, os médicos seguirão em comitiva para a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), onde usarão a tribuna da Casa Parlamentar para falar sobre o movimento. No trajeto do Sindicato dos Médicos até à CMA, serão distribuídas à população, uma carta da categoria explicando os motivos do movimento. Da Câmara, os manifestantes seguirão para a Sociedade Médica de Sergipe, onde serão desenvolvidas outras atividades.

30 pênis amputados

Um dado alarmante foi divulgado esta semana, na abertura da Semana Mundial de Combate ao Câncer. Nos últimos meses, 30 homens tiveram seus órgãos genitais amputados em Sergipe, devido ao câncer. De acordo com a coordenadora do Centro de Oncologia do Huse, enfermeira Rute Andrade, a higiene é um quesito fundamental para prevenir a doença. "O pênis deve ser bem lavado com água e sabão. E não basta apenas lavar por fora, tem que expor a glande e limpar", orienta. A atenção para que o diagnóstico precoce também seja feito é outro ponto importante. O Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorado em 8 de abril.

Doação de sangue

Uma parceria do Centro de Hemoterapia de Sergipe ( Hemose) e a Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (See)l, dará início a campanha “Sou sangue bom. Sou esportista”, que será aberta hoje, a partir das 8h30, no auditório do Hemocentro. A importante parceria visa mobilizar desportista e atletas, das 37 Federações de Esportes, sediadas em Aracaju, para a necessidade do ato da doação de sangue. As atividades contarão com a presença dos secretários de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães; do Esporte e Lazer, Mauricio Pimentel, além da diretoria da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), responsável pelo gerenciamento do Hemose.

Atendimento humanizado

Colaboradores do Hospital Gabriel Soares participaram de um treinamento sobre "Qualidade e Humanização no Atendimento". O evento aconteceu em um hotel na Praia de Atalaia, de 23 a 26 de março. Seis turmas, com cerca de 120 colaboradores, participaram da capacitação. A diretora do Hospital Gabriel Soares, Ana Cristine Matos, a diretora da rede Hapvida em Sergipe Mairla Pinheiro e a Diretora de Desenvolvimento Organizacional Treinamento & Desenvolvimento da rede Hapvida, Ana Clarice Andrade, estavam na abertura do treinamento.

Semana de Saúde

A Unimed abre na próxima segunda-feira, 11/4, mais uma Semana de Saúde, realizada todos os meses. Neste mês de abril, o projeto abordará o tema “Hipertensão, Obesidade e Colesterol”. Até a sexta-feira, 15/4, os clientes que se dirigirem à Unidade de Diagnósticos I, na rua Campo do Brito, 1036, receberão orientações e material informativo sobre o tema, além de aferir a pressão. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.