quinta-feira, 28 de abril de 2011

Farmácias Populares - Coluna Saúde em Dia

Farmácias Populares

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que, por determinação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desde o dia 25 de abril, pessoas que forem adquirir medicamentos nas Farmácias Populares para terceiros, precisarão apresentar uma procuração lavrada em cartório. É necessária ainda a apresentação do CPF e de um documento com foto. Esse procedimento já está sendo realizado nas redes privadas, que são conveniadas ao Programa Farmácia Popular, e a medida cumpre o estabelecido na Portaria nº 184, de 04 de fevereiro de 2011, do Ministério da Saúde.

Farmácias Populares I

As Farmácias Populares de Aracaju continuam disponibilizando gratuitamente os medicamentos para diabéticos e hipertensos, para pacientes com a apresentação da receita médica e documentos originais (CPF e documento com foto). O horário de funcionamento das Farmácias Populares da capital é de 8h às 18h, de segunda a sexta; e das 8h às 12h, aos sábados. Durante a semana, a Farmácia Popular não fecha para o almoço.

Fibromialgia

Neste sábado, o programa Viva Bem, apresentado por Magna Santana na Liberdade FM, estará abordando o tema fibromialgia. O entrevistado será o neurocirurgião Alvino Dutra da Silva, que estará respondendo as dúvidas sobre a doença, como ela se manifesta e o que fazer para preveni-la. O programa tem a duração de uma hora e vai ao ar às 9h. Fique ligado.

Prevenção ao Alzheimer

O neurologista Marcos Aurélio Almeida Alves estará amanhã na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O especialista foi convidado pelo presidente da Casa, Emmanuel Nascimento, para proferir palestra sobre a Prevenção ao Mal de Alzheimer. O evento, que é aberto aos servidores, vereadores e familiares, acontecerá no Plenário da CMA, das 9h às 10h.

Medicina da UFS

A Clínica Onco Hematos rende homenagem ao curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que este ano está completando 50 anos de fundado. De acordo com a diretoria da clínica, são cinco décadas de evolução da ciência e o curso de Medicina acompanhou esses avanços, conquistando inclusive reconhecimento nacional, sendo orgulho dos sergipanos que valorizam a importância dessa história, consolidada ao longo dos anos.

Saúde do Trabalhador

Segundo estudos, a produtividade está diretamente atrelada à condição física, psicológica e social do colaborador. Pensando nisso, o Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sergipe disponibiliza o projeto Saúde do Trabalhador, visando promover saúde e qualidade de vida nas empresas parceiras da Cooperativa. Através de palestras, dinâmicas de grupo, debates e vivências, a Unimed objetiva conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de doenças e da promoção da saúde. Empresas como a Chip & Cia, Petrox, Codise, Sergipe Tec, Senac, Colégio Arquidiocesano, entre outras, já participaram do projeto e aprovaram.

Meio Ambiente

Como manda a tradição, todas as quintas-feiras, a Sociedade Médica de Sergipe (Somese) prepara um delicioso almoço para os seus sócios e convidados, que sempre trazem um tema de comum interesse para ser discutido na reunião-almoço. Hoje a palavra estará com o médico e ambientalista William Eduardo Nogueira Soares, que discutirá sobre temáticas relacionadas ao meio ambiente.

ISO da FSPH

Será dado nesse sábado, o primeiro passo para o processo de certificação ISO da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) Unidade Hemose. Estará sendo oferecido aos trabalhadores terceirizados da unidade, treinamento de 5S, uso de EPI, lavagem das mãos e gerenciamento de resíduos. A fundação, como co-responsável, acredita na boa prática como fator importante de integração de todos no processo de certificação da ISO. O treinamento será no auditório do Hemose, das 7h30 às 12h.

Reciclagem e atualização

O cirurgião oncológico Roberto Gurgel está indo para os Estados Unidos, na primeira semana de junho deste ano. O especialista, que é diretor geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) vai para Chicago, onde participará de um congresso de oncologia.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

Nenhum comentário: