quinta-feira, 14 de abril de 2011

Teste do olhinho - Coluna Saúde em Dia

Teste do olhinho

O vereador Dr. Gonzaga (PMDB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) esta semana para falar de saúde pública e defender a população no seu direito de ter um atendimento digno e mais eficiente. O vereador se referiu, especificamente, ao exame do teste do olhinho, que deveria ser realizado nos bebês recém-nascidos, ainda na maternidade, segundo a Lei 3.442, de sua autoria. Trata-se de um procedimento simples e rápido, que é feito na própria maternidade, logo após o nascimento do bebê, utilizando-se apenas um oftalmoscópio, que faz a análise do olho do bebê em menos de 5 minutos, e de forma indolor.

Atendimento Pediátrico

A Unimed Sergipe disponibiliza, para os seus beneficiários de faixa etária até 12 anos, um amplo serviço de assistência integral à criança, no qual se inclui, além do pronto-atendimento pediátrico 24 horas do Hospital Unimed, o serviço ambulatorial no Centro Clínico. Os clientes podem agendar a consulta por meio do telefone (79) 2107-8751. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 20h.

Consulta ao FNS

Um sistema de consulta que vai informar sobre todos os repasses de recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos municípios brasileiros. Esta é a finalidade do Portal da Saúde, criado pelo Ministério da Saúde. Clicando em cima do nome do município, será possível conferir o valor do repasse, para que foi destinado, o número do processo, o banco onde foi feito o depósito, o número da conta e da agência.

Consulta ao FNS I

A transferência de recursos do Fundo Nacional de Saúde é feita por blocos de financiamento: Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Gestão do SUS e Investimentos. Com exceção do Bloco Vigilância em Saúde, em que os repasses são feitos a cada quatro meses, nos outros blocos as transferências acontecem mensalmente, na sua maioria. Confira todos os repasses no www.saude.gov.br .

Câncer de testículo

Um levantamento do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) aponta que 95% dos casos de câncer de testículo atingem homens com até 35 anos. O Icesp concluiu ainda que 60% dos pacientes atendidos no instituto com esse tipo de tumor iniciam o tratamento com a doença já em estágio avançado. Assim, é necessário utilizar a quimioterapia. O tumor de testículo é raro e pode ser evitado. É importante que os homens realizem o autoexame. Em 98% dos casos, os pacientes têm queixas de dor e aumento de volume testicular.

Seminário sobre crack

Encerra-se amanhã o prazo de inscrições para o seminário Crack: Construindo um Consenso, organizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e que será realizado na próxima terça-feira (19), em Brasília, na sede da entidade. No encontro, serão discutidos aspectos vinculados à luta contra o crack, droga cuja dependência tem características epidêmicas e gera graves problemas nas áreas social e da saúde pública. No evento, os participantes terão como meta formular as bases de protocolo de assistência integral ao dependente. O encontro é direcionado aos profissionais da saúde, especialmente médicos, psicólogos e assistentes sociais. A programação dá continuidade ao trabalho iniciado no ano passado, quando o CFM promoveu, em parceria com os conselhos regionais de medicina, o I Fórum Nacional sobre Aspectos Médicos e Sociais Relacionados ao Uso do Crack.

Antibióticos e anoréxicos

Está suspenso pela Diretoria da Anvisa o prazo que terminaria no próximo dia 25 de abril para que as farmácias passassem a registrar a venda de antibióticos no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, o SNGPC. A decisão foi tomada durante a reunião pública da Diretoria Colegiada da Agência, ocorrida na última terça-feira, no auditório da Anvisa em Brasília. Os diretores decidiram também que a Agência promoverá um painel internacional sobre os inibidores de apetite. O cancelamento do registro destes produtos no mercado brasileiro foi defendido durante a reunião pública em parecer elaborado pelas áreas técnicas.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

Nenhum comentário: