Cantinho de Natal
A Unimed Sergipe, através da Coordenação de Responsabilidade Socioambiental, convida a todos para participar da comemoração natalina do Cantinho da Arte, a ser realizada no dia 19 de dezembro, a partir das 18h, no Centro Assistencial da Unimed Sergipe, situada na Rua Dom Bosco, nº 499. Nesta edição especial, o projeto receberá o poeta, escritor, designer gráfico, ator e artista plástico, Carlos Conrado, que apresentará sua obra inspirada em seus próprios sonhos e feita a partir de técnicas variadas.
Mais atrações
O Cantinho da Arte também recebe o escultor Jerônimo Freitas com sua arte produzida de variados recursos encontrados como despojos da sociedade. O público poderá conferir o trabalho do fotógrafo Roberto Trindade, especialista em fotografias aéreas. Na literatura, o Cantinho da Arte receberá a escritora Telma Costa, que estará autografando a obra literária “Super Pingo”. A parte musical será comandada pela cantora Isis Nataly, apresentando grandes canções da MPB. Para completar a noite, o Coral Unimed fará um emocionante Recital de Natal.
Laboratório certificado
O Laboratório Clisa está entre os poucos de Sergipe que receberam este mês a certificação de acreditação do sistema de qualificação, a DICQ. Para o diretor técnico do laboratório, o farmacêutico e bioquímico Edison Eloi Martins, a certificação é um reconhecimento ao desempenho do Clisa, que está dentro dos padrões de qualidades exigidos para o seu funcionamento. “Agradeço a todos que possibilitaram a acreditação”, destacou ele.
Medicamentos via SUS
Pacientes que sofrem de infarto agudo do miocárdio terão novas opções de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com a incorporação de mais quatro medicamentos para diagnóstico, cuidado e prevenção. A medida terá investimento anual do Ministério da Saúde de R$ 34,9 milhões. Entre as novidades está a inclusão dos medicamentos tenecteplase e alteplase. Usados na terapia trombolítica, que consiste no uso de remédios para dissolução do coágulo que surge na artéria e provoca o infarto, os dois ajudarão a reduzir as complicações e a mortalidade prematura na rede pública. Estes dois medicamentos poderão ser usados pelas equipes médicas do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) e nos hospitais do SUS.
250 atendimentos
A nova Unidade Pediátrica Dr. José Machado de Souza, do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), já está funcionando desde a última segunda-feira, 12. Em menos de 48 horas de funcionamento, cerca de 250 crianças já foram atendidas. Assistidos há quase três anos no antigo prédio Maternidade Hildete Falcão Baptista, os pacientes infantis foram transferidos com sucesso para a nova pediatria.
EC 29 aprovada
Após nove anos tramitando, o Congresso Nacional aprovou, na semana passada, a regulamentação da Emenda 29, que fixa percentuais mínimos de investimentos da União, estados e municípios para a saúde. O texto aprovado, entretanto, foi o substitutivo do senador Humberto Costa, que substitui as responsabilidades de investimento da União: em vez de o governo federal investir 10% de sua receita bruta, como queriam as entidades representativas dos médicos, o texto aprovado determina que a União destine o valor aplicado no ano anterior acrescido da variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores. A medida equivale ao que já é feito atualmente no governo federal.
Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário