quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Hemose abre no feriado - Coluna Saúde em Dia

Hemose abre no feriado

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) estará aberto nesta quinta-feira, feriado da padroeira de Aracaju, Nossa Senhora da Conceição, das 8h às 12h, para coleta de sangue. A decisão cumpre medida de segurança para restaurar o estoque estratégico de sangue. O atendimento volta ao horário normal na sexta-feira, 9, no horário de 7h às 17h. Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar documento oficial com foto válido em todo território nacional.

Para doar sangue

É importante ressaltar que para doar sangue é necessário comparecer ao serviço alimentado e descansado, tendo dormido pelo menos 6 horas, nas 12 horas anteriores à doação. O hemocentro de Sergipe está localizado na Avenida Tancredo Neves, ao lado do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O serviço funciona diariamente de segunda a sexta-feira, de 7h as 17h e aos sábados de 8h às 12h, mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000 e 3259-3174.

Encontro de Atendentes

Pensando em qualificar os profissionais da área de atendimento, a Unimed Sergipe realizou no final de novembro, um evento para os atendentes dos médicos cooperados e das clínicas credenciadas. O encontro aconteceu no espaço Sociedade Semear, onde o público-alvo pôde assistir a palestras e participar de sorteios de brindes. Além de qualificar o atendimento, o evento teve o objetivo de atualizar os atendentes e prepará-los para as mais diversas situações no atendimento ao cliente. O encontro também foi uma excelente oportunidade de possibilitar uma integração maior entre os atendentes e a cooperativa médica.

Laboratório certificado

O Laboratório da Rede Primavera foi auditado pela certificadora BVQI que, mais uma vez, reafirmou que as atividades estão dentro dos padrões da Norma Internacional ISO 9001:2008. Esta certificação refere-se ao enquadramento do laboratório no âmbito internacional que estabelece requisitos para um Sistema de Gerenciamento de Qualidade. De acordo com a biomédica Magna Mancini, coordenadora do laboratório, o setor é certificado desde outubro de 2007 e foi recertificado em outubro de 2010. A última auditoria de manutenção aconteceu, com êxito, no último dia 29 de novembro. O Laboratório da Rede Primavera possui também a classificação de Excelência nos Programas de Controles Externos há mais de 10 anos, pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) e pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC).

Meningite sob controle

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Epidemiológica, regularmente faz o levantamento dos dados de pessoas vitimadas pela meningite em Sergipe. De acordo com o setor, em 2010 foram confirmados no estado 65 casos de meningite com oito óbitos. Destes casos, 20 (ou 32%) foram classificados como Doença Meningocócica (DM). Em 2011, até o dia 30 de novembro, foram confirmados 43 casos, sendo três de DM e três óbitos, um por Meningocócica (MB), um por meningite de outras etiologias e um por meningite pneumocócica. Na última década não houve surtos de meningite em Sergipe e a SES monitora constantemente a doença no estado. A avaliação dos casos notificados de meningite em Sergipe demonstra uma tendência de queda a cada ano, desde 2007.

Olho na dengue

Diante do risco constante de proliferação e do clima tropical, propício à dengue, Aracaju tomou a iniciativa e implantou ações extras de combate. A principal é a realização da força-tarefa também aos sábados. A atividade permite visitar mais casas, já que durante a semana, moradores saem para trabalhar e não é possível realizar atividade. O Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) realiza ações de campo além das preconizadas pelo Programa Nacional do Ministério da Saúde. Um exemplo disso é que o Ministério da Saúde determina que sejam realizados três Levantamentos de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) durante o ano, nos períodos que antecedem situação de risco para dengue. Em Aracaju, entretanto, são realizados seis levantamentos, que correspondem aos ciclos de trabalho dos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

Nenhum comentário: