Cartão SUS para todos
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que de acordo com as novas regras implantadas pelo Ministério da Saúde (MS), o cartão SUS torna-se obrigatório para todos os aracajuanos, inclusive para os que possuem planos de saúde. O cartão deve ser feito na Unidade de Saúde da Família (USF). A portaria nº 763, de 20 de julho de 2011, da Agência Nacional da Saúde, determina que o uso do cartão SUS seja obrigatório para todos os cidadãos, inclusive aqueles que possuem algum plano particular de saúde e que não são atendidos diretamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Anemia falciforme
O Ministério da Saúde (MS) anunciou a inclusão do exame de eletroforese de hemoglobina na lista de procedimentos pré-natais realizados no Sistema Único de Saúde (SUS). O exame serve para detectar a anemia falciforme, doença que afeta mais as mulheres negras. A enfermidade aumenta o risco de mortalidade materna entre mulheres negras. E as gestantes só descobrem durante o pré-natal ou já no momento do parto e não tomam alguns cuidados. A incorporação do exame, de acordo com a pasta, deve gerar um impacto de R$ 12 milhões ao ano em investimentos do programa Rede Cegonha.
Hemose e ISO 9001
Como parte das diretrizes do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) deu início às capacitações destinadas a certificação do ISO/9001. Nesta primeira etapa, as aulas abordaram a importância do registro de não-conformidades - procedimentos que fogem ao padrão estabelecido pela legislação do serviço. A ação objetiva a certificação do hemocentro, na excelência dos serviços e produtos ofertados à população.
Residência no Huse
Até o dia 20 de abril, estão abertas as inscrições para preenchimento de vaga remanescente em programa de residência médica, na área de Clínica Médica, no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). As inscrições devem ser feitas no Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Huse, das 8h às 11h e das 14h às 17h, ou pelo correio. A seleção será no dia dia 24 de abril. A prova escrita, que contém 100 questões de múltipla escolha acontece das 8h às 12h. A análise curricular e a entrevista logo após o término da prova escrita, no auditório do Huse.
Encontro e Congresso Unimed
O 3º Encontro do Sistema Unimed, juntamente com o Congresso Nacional, foi realizado no último dia 10 de abril, em Brasília. Promovido pelo Comitê Político da Unimed do Brasil com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o encontro foi uma oportunidade de debater, diretamente com o governo, as demandas prioritárias para o cooperativismo de saúde no Brasil. Além dos dirigentes do Sistema Unimed, incluindo a presidente da Unimed Sergipe, Denise Tavares, participaram do evento os senadores e os deputados federais. Entre as presenças registradas, o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), o senador Waldemir Moka, e o deputado federal, Mendonça Prado, que concedeu importante apoio às decisões do Sistema Unimed.
Advertência contra planos
O presidente da Comissão Estadual de Honorários Médicos e vereador Dr. Emerson Ferreira (PT) utilizou o grande expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ontem para falar do Dia Nacional de Advertência aos Planos de Saúde. A mobilização acontecerá no dia 25 deste mês. Em todo o país, médicos conveniados vão se manifestar contra os baixos honorários e a interferência das operadoras na relação ética dos profissionais com seus pacientes. Segundo médico e vereador Dr. Emerson, o movimento é uma alerta sobre a insatisfação dos médicos com os serviços prestados pelos planos de saúde, o que afeta 46 milhões de brasileiros usuários da rede suplementar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário