quinta-feira, 5 de abril de 2012

Hemose no feriadão - Coluna Saúde em Dia

Hemose no feriadão

Em função do feriado da Semana Santa celebrado de 5 a 8 de abril, o setor de Coleta do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), terá o horário de funcionamento alternado. A decisão visa atender o doador que procure o serviço e, como, medida de segurança melhorar o estoque de sangue do hemocentro. Nesta quinta-feira, 5/4, ponto facultativo no Estado, a unidade funcionará das 8h às 12h. Na sexta-feira, 6/4, celebração da Paixão de Cristo, o serviço será fechado. No sábado, 7/4, a unidade retorna o atendimento regular de 8h às 12h.

Mutirão contra diabetes

Neste sábado, 7/4, das 8 às 10 horas, em parceria com a Aspad e o apoio da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), o vereador Dr. Emerson Ferreira estará coordenando mais um Mutirão de Combate ao Diabetes, a ser realizado no Bairro América, em frente à Igreja dos Capuchinhos. Serão disponibilizados à comunidade, exames para medir a glicemia e circunferência abdominal. Pessoas com índices glicêmicos anormais passarão por consulta com o endocrinologista Fernando Sotero e, quando indicado, farão exames de fundo de olho com o oftalmologista Emanuel. Profissionais da área de educação física também estarão passando informações sobre atividade física e a sua importância para a prevenção das doenças e promoção da saúde.

Tratamento de feridas

Com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais os conhecimentos de Enfermeiros e Graduandos em Enfermagem, o Hospital Primavera realizará no próximo dia 09 de abril, segunda-feira, um curso de ‘Cuidados de Enfermagem para Tratamento de Feridas’. A iniciativa será no Auditório do Hospital Primavera e terá como palestrante Janaina Sampaio Furtado, Estomaterapeuta pela UPE, Assessora Técnica Norte/Nordeste da BBRAUN. Janaina ministrará o tema “Biofilme - efeito das comunidades bacterianas na cicatrização de feridas”. O curso é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 2105-2582.

Samu unificado

O Samu Aracaju agora passa a ser o Samu Sergipe 192. A unificação foi consolidada pelos representantes das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde e da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) no início desta semana, em café da manhã realizado na Central de Regulação Médica de Urgência, localizada no bairro Siqueira Campos. A população de todos os municípios sergipanos já pode acessar os serviços da Central de Regulação Unificada do Samu 192 por meio do telefone 192. Equipes de reguladores já estão de plantão para atender chamados de casos de urgência e para passar orientações médicas necessárias.

Acupuntura só por médico

A Justiça determinou que somente os médicos poderão exercer a acupuntura, a tradicional técnica chinesa que finca agulhas na pele para tratar problemas de saúde. A decisão do Tribunal Federal Regional (TRF) da 1ª Região foi tomada em segunda instância, e ainda cabe recurso. A questão coloca frente a frente diferentes entidades de profissionais de saúde. De um lado, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA) são a favor da limitação. Do outro, Conselhos Federais de Psicologia (CFP), Farmácia (CFF) e Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) são contra.

Vigilância constante

O Programa Municipal de Controle da Dengue, da Prefeitura Municipal de Aracaju, vem atuando em todos os bairros da capital com ações que superam as determinações do Ministério da Saúde. Entre essas atividades, Aracaju é destaque na realização de seis Levantamentos de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), o dobro do que orienta o Ministério. Além disso, a capital sergipana é uma das poucas cidades brasileiras que realizam força-tarefa durante todo o ano, enquanto que a orientação federal é realizar esta atividade apenas nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Nenhum comentário: