quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Secretários - Coluna Saúde em Dia


Secretários
A deputada estadual Goretti Reis foi designada pelo prefeito João Alves Filho para assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju. Ela terá como adjunto o presidente da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), Petrônio Andrade Gomes.

Mãe canguru
A principal missão do Método Canguru (MC) implantado em Sergipe desde 2004, é salvar vidas. Inicialmente desenvolvido na Maternidade Hildete Falcão Batista (MHFB), hoje o trabalho tem segmento na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), onde somente em 2012, 1.016 crianças foram atendidas. Esse número corresponde à soma dos pacientes que receberam alta pós internação na Ala Verde e, mesmo assim, ainda precisam retornar à maternidade para serem acompanhados pelos especialistas até completar o peso de 2 kg.

Doação de sangue
A preocupação e a solidariedade mobilizaram sergipanos candidatos à doação de sangue, que aproveitaram a segunda-feira, 31, último dia de 2012, para salvar vidas. Nesse dia, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) contabilizou 68 doações de sangue, destinadas ao atendimento da rede hospitalar do Estado. De acordo com estatísticas do serviço de doação de sangue, durante o ano de 2012, o Hemocentro de Sergipe registrou 25.026 doações. Já em 2011, foram contabilizadas 26.776 doações. Dezembro e setembro foram os meses com menor número de doações efetivadas, respectivamente 1.638 e 1.834.

Ato Médico
Após avançar no mês de dezembro em duas comissões do Senado (a CE e a CAS), o projeto de lei que regulamenta o exercício da Medicina no país será votado de forma terminativa em plenário. O tema – acompanhado há dez anos pela categoria– é destaque da edição de dezembro do jornal Medicina, do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Prestação de contas
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) implementou uma série de ações para simplificar a prestação de contas das operadoras. A medida tem como objetivo facilitar a elaboração dos demonstrativos contábeis. A decisão, no entanto, não diminui o rigor na fiscalização e controle dessas informações e deverá beneficiar, principalmente, as pequenas e médias operadoras do setor da saúde suplementar. Essa simplificação vai facilitar também o próprio acompanhamento das contas das empresas pela ANS. A mudança das regras levou em consideração estudos feitos pela ANS, sugestões do setor e de instituições representativas da área contábil, como o Instituto Brasileiro de Contabilidade (Ibracon), que participou das discussões.

Vacinação obrigatória
Para quem está pensando tirar suas folgas ou férias e viajar para o exterior, para evitar transtornos, é preciso ter em mãos e atualizado o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP)  nas viagens para países que exigem o documento. O CIVP é emitido de forma gratuita nos Centros de Orientação de Viajantes e em postos públicos e privados credenciados pela Anvisa e espalhados por todo país, como postos de saúde e hospitais. Em países onde o risco de contaminação por febre amarela é eminente ele pode ser obrigatório. Sua exigência é prevista no Regulamento Sanitário Internacional.

Nenhum comentário: