quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Pouco Sangue - Coluna Saúde em Dia


Pouco Sangue
Na primeira semana de 2013, o comparecimento de doadores voluntários de sangue ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) permaneceu reduzido. Nos quatro primeiros dias do ano, foram coletas apenas 341 bolsas de sangue, com uma média diária de 86 doações, quando o ideal seria, pelo menos 120 doações por dia. Festas de final de ano e férias escolares são períodos críticos para o serviço de doação de sangue em todo o país. Para tentar reverter à situação o Hemocentro de Sergipe está buscando os parceiros para renovar as campanhas destinadas à doação e também sensibilizar os cidadãos para a necessidade de fazer da doação, um ato frequente.

Posto de Coleta
Os usuários da Unimed Sergipe, que residem na Zona de Expansão da capital, contam com a facilidade de ter um Posto de Coleta Laboratorial próximo a sua casa. Na unidade, a Unimed disponibiliza um maior conforto para os moradores da região, que agora não precisam se deslocar para o Bairro São José para fazer os exames laboratoriais. O Posto de Coleta fica localizado na Av. Melício Machado, 1060, sala 1, ao lado do supermercado GBarbosa. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 12h e das 14h às 16h30, e no sábado, das 6h30 às 10h30.O telefone de contato é (79) 3243-2473.

Quase 120 mil atendimentos
O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) em Lagarto, município da Região Centro Sul do Estado, encerrou 2012 com 118.951 mil atendimentos de urgência e emergência, entre procedimentos clínicos, consultas especializadas em pediatria, ortopedia, administração de medicamentos, atendimentos de enfermagem em geral e tratamento clínico de traumas ortopédicos. Em funcionamento há dois anos e cinco meses, este total  de atendimentos é 11,7% superior ao registrado em 2011, quando o Hospital de Lagarto realizou pouco mais de 106 mil atendimentos.

Piso da saúde
A Procuradoria Geral da República (PGR) está disposta a questionar a lei orçamentária de 2013, a ser aprovada pelo Congresso, caso ela inclua, no valor mínimo a ser aplicado pela União em saúde, recursos para seis áreas: Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás); Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); hospitais universitários ligados ao Ministério da Educação; Programa Academias de Saúde; além de saneamento básico e resíduos sólidos executados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). As seis despesas foram incluídas no piso constitucional pelo Poder Executivo e somam R$ 2,2 bilhões na proposta orçamentária (PLN 24/12) em tramitação.

Olho na garotada
A Unidade Pediátrica Drº José Machado de Souza, do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), faz um alerta aos pais para redobrar a atenção com os filhos no período de férias escolares. A mudança de rotina, sem atividade escolar, desperta os pequenos para a realização de muitas brincadeiras, além de aguçar a curiosidade. Um dos alertas é sobre o armazenamento de medicamentos e produtos químicos, que podem causar intoxicação e queimaduras e causar muitos acidentes. O mesmo vale para tanques e vasos sanitários sem a devida fixação no chão, que podem levar à lesões abdominais e ferimentos graves. Mas a cozinha é o ambiente de maior risco para acidentes envolvendo crianças. Objetos cortantes e talheres, fogão, produtos de limpeza, entre outros materiais, podem causar graves acidentes com crianças.

Pesquisas clínicas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou documento com esclarecimentos sobre os direitos de pessoas que participam de pesquisas clínicas no Brasil. O principal assunto tratado no texto diz respeito ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido  (TCLE).  O TCLE é um documento, em forma de formulário escrito, datado e assinado, no qual o indivíduo manifesta o consentimento livre e esclarecido de que irá participar de uma pesquisa clínica. Esse consentimento deve ser obtido de cada pessoa, antes da participação na pesquisa.

Nenhum comentário: