sexta-feira, 11 de março de 2016

Coluna Saúde em Dia - Combate ao trote


Esta semana mais uma edição do projeto “Sou Amigo do Samu – Não Passo Trote”. Desta vez, o local escolhido foi o shopping Riomar. A ação organizada pelo Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Nep/Samu 192 Sergipe) tem como finalidade orientar crianças, jovens e adultos sobre os prejuízos causados pelo envio de chamadas falsas através do número 192, além de contribuir para o salvamento de vida e a valorização dos profissionais. Durante a ação, os participantes aprenderam que, ao ligar gratuitamente para o 192, o solicitante é atendido pelo Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM) que, após colher alguns dados como endereço, ponto de referência, nome e número do telefone do solicitante e o tipo de ocorrência, a ligação é direcionada para um médico regulador. Ele é responsável por prestar orientações e em caso de alguma necessidade, envia Motolância, Unidade de Suporte Básico (USB) ou Unidade de Suporte Avançado (USA) ao local solicitado.

Horário estendido
A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Saúde de Aracaju (SMS) tem trabalhado cada vez mais para a melhoria da qualidade da saúde da população.  Dentro dessa proposta, uma das medidas adotadas foi a implantação do horário estendido (das 17h às 20h), atualmente presente em dez Unidades de Saúde da Família (USFs).  Somente no mês de fevereiro foram realizados 14.067 atendimentos por essas unidades. No ano passado o horário estendido fez 162.768 atendimentos. Dentre os serviços mais procurados no horário está a consulta médica, que contabilizou 2.731 atendimentos, seguida pela consulta de enfermagem, com 2.606 pacientes atendidos. Dispensação de medicação e aplicação de vacinas também figuram entre os serviços mais procurados durante o mês passado: foram entregues 4.218 remédios e aplicadas 1.074 vacinas.

Borrifação no pátio do Detran (com foto)
Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na quarta, 9 e quinta, 10, a aplicação  de inseticida residual no pátio do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE), no bairro Santa Maria. O local, que abriga aproximadamente sete mil veículos, é um dos 83 pontos estratégicos mapeados pelo Programa Municipal de Controle do Aedes aegytpi, que recebem esse tipo de tratamento, a cada 30 dias. Utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários, os quatro agentes de Endemias borrifarram inseticida em todos os veículos abertos que se encontravam no pátio. Em algumas carrocerias de veículos utilitários, os agentes encontraram  água parada, mas sem foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, do Zika Vírus e da febre Chikungunya. Calhas e reservatórios de água também foram vistoriados.

Microcefalia
O aumento nos casos de microcefalia tem gerado preocupação para as famílias. A relação entre a doença e o Zika ainda não está confirmada, mas o Hapvida Saúde orienta que as gestantes evitem exposição ao mosquito, usem roupas compridas, telas e repelentes e, principalmente, procurem realizar o pré-natal, se possível, com exames anteriores e orientações específicas, como o calendário de vacinas. O Hapvida é referência em Pediatria e dispõe de atendimentos em diversas especialidades nas Hapclínicas São José e Aracaju.

Beleza feminina
Março é o mês dedicado à mulher! E o Programa Viva Bem deste sábado, 12, vai dar dicas e orientações para você cuidar de sua beleza! Nosso bate papo será com o fisioterapeuta e esteticista William Santos, a partir das 8h, na Ilha FM.

Nenhum comentário: