O Horário Estendido, implantado pela Prefeitura de Aracaju em setembro de 2014, em algumas Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital sergipana tem sido referência para outras cidades brasileiras que querem implementar esse sistema. Na última semana, a coordenadora de Estratégia do Programa Saúde da Família em Natal/ RN, Carmita Fernandes, esteve na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para trocar idéias sobre o atendimento estendido. Ela se reuniu com o coordenador da Rede de Atenção Primária (Reap), Murillo Oliveira, e com as apoiadoras da Rede, Zaíra Monteiro, Luciana Macário e Clara Dantas. Segundo Carmita, o modelo implantado em Aracaju será adotado em Natal ainda este mês, com atendimento em 10 ou 15 USFs.
Mamãe e Bebê
Visando preparar a família para a chegada do recém-nascido, a Unimed Sergipe promove regulamente o Curso Mamãe e Bebê, uma iniciativa que integra o Programa Viver Bem da Medicina Preventiva da Unimed Sergipe. O curso acontece mensalmente com dois encontros para cada turma e reúne uma equipe multidisciplinar, incluindo obstetra, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico e enfermeiro. A ideia é reunir as informações e as dúvidas mais frequentes durante o período da gestação e oferecer aos participantes um conteúdo mais claro sobre todos esses assuntos. A inscrição pode ser feita através do telefone 3211-4347.
Mais clínicos
A procura por atendimento clínico no Hospital Municipal Fernando Franco (Zona Sul) durante o dia, teve um aumento considerável na última quinzena. Para atender essa demanda, a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS) coloca mais um médico à disposição dos pacientes, ampliando o quadro clínico, de três para quatro profissionais no período diurno. A média de atendimento durante a manhã e a tarde era 180 pacientes, hoje, passou para cerca de 210, um aumento de 17%. Segundo a coordenadora do hospital, Joselita Santos, esse aumento foi percebido nos últimos 15 dias.
Leite Humano
Nos meses de
janeiro e fevereiro de 2016, o Banco de Leite Humano ‘Marly Sarney’ (BLH)
recebeu 103 doadoras e, no mesmo período, foram contabilizadas 220 receptoras. A
doação de leite humano ajuda a salvar vidas de bebês que não puderam ser
amamentados pelas mães. Inúmeras pesquisas apontam as crianças que mamam no
peito adquirem vários benefícios, entre eles, menores chances de desenvolver
pressão alta, diabetes e obesidade, estando ainda propensos a se tornar mais
inteligentes. Em virtude dessa necessidade, a direção do BLH alerta para a
necessidade de manter o seu estoque e, com isso, atender as demandas que são
crescentes, principalmente em feriados.
Saúde da Mulher
Durante o
mês de março o programa Viva Bem vai abordar temas que discutam a saúde da
mulher. E neste sábado, o programa, que é apresentado por Magna Santana, vai
falar sobre a violência contra a mulher e o impacto na saúde. E entrevista será
com Maria da Glória Souza, gerente do serviço de atendimento às vítimas de
violência sexual da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. O encontro é a partir
das 8h, na Ilha FM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário