sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Coluna Saúde em Dia - Projeto Salve

Projeto Salve - Corrente de Assistência à Vida, idealizado pela Sociedade Médica de Sergipe (Somese), Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE), o Samu 192 Sergipe e Corpo de Bombeiros Militar 193 (CBM-SE), será lançado oficialmente dia 1º de Setembro, 19h30, na sede da Somese. O objetivo do projeto é ensinar a população a reconhecer uma parada cardiorrespiratória e realizar, de imediato, os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar, de acordo com a corrente de assistência à vida.

Trabalho contínuo
Hoje a força tarefa "Todos contra o mosquito" será realizada no bairro José Conrado de Araújo.  A ação desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai contar com a participação dos agentes de Endemias e de Saúde, e com 12 voluntários da Cruz Vermelha – filial Sergipe. A concentração será a partir das 7h e o início das atividades às 8h, saindo da Unidade de Saúde da Família (USF) João Cardoso Júnior (CSU), que fica na Rua Alagoas, 2051.

Prevenção no Mosqueiro
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará no sábado, 20, mais uma edição da Caravana Saúde Aracaju. A partir das 7h, equipes da SMS estarão na feira do povoado Mosqueiro, ofertando diversos serviços de saúde à população de daquela localidade, e também para os feirantes. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante estará presente realizando testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis. Além disso, a população poderá também aferir a pressão arterial, fazer exame de glicemia capilar e tirar dúvidas sobre assuntos ligados à saúde e prevenção. No local haverá ainda distribuição de panfletos educativos e preservativos femininos e masculinos.

Doenças Raras
No dia 6 de setembro, o Conselho Federal de Medicina (CFM) realizará em Brasília, o 1º Fórum de Doenças Raras, quando fará um panorama sobre os avanços e os desafios sobre o tema. No debate, serão abordados a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado e o cenário atual da Genética Médica no Brasil. No mundo, mais de 400 milhões de pessoas sofrem com alguma doença rara. No Brasil são cerca de 13 milhões.

Nível III de Acreditação
A equipe e direção da Clínica Onco Hematos estão empenhadas para que a clínica alcance o nível III de Acreditação, certificação concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). De acordo com a enfermeira Renata Bonfim, que também participa do setor de Comissão de Qualidade da Onco Hematos, em 2012 foi conquistado a certificação ONA I, que está mais relacionado à estrutura física e aos critérios de segurança do paciente. Já em 2013 a clínica recebeu o ONA II, que está mais ligado a interação entre os processos da instituição, onde a empresa precisa apresentar uma gestão integrada. O princípio do nível III é a “excelência em gestão”. Uma Organização ou Programa da Saúde Acreditado com excelência atendem aos níveis I e II, além dos requisitos específicos de nível III. A instituição já deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Nenhum comentário: