sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Coluna Saúde em Dia - Medicamentos recolhidos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou ontem a proibição da distribuição, comercialização e uso de dois lotes do antidepressivo Cloridrato de Fluoxetina, 20mg cartucho com 70 cápsulas, da empresa Blisfarma Indústria Farmacêutica Ltda. Uma amostragem do lote 593815 (validade abril/2017) constatou a presença de corpo estranho em blíster, enquanto o lote 612915 (validade setembro/2017) apresentou blísteres sem rótulo. Também foi determinado que a empresa promova o recolhimento de todo o estoque do produto existente no mercado.

Yogabeneficente
Como parte da programação do Setembro Dourado, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) convida a sociedade a participar da Yogabeneficente, uma aula ao ar livre que será ministrada por Sammir Melo, fisioterapeuta, instrutor e praticante de Yoga. O evento acontecerá no próximo dia 24, às 16h, nos lagos da Orla de Atalaia. Para participar basta doar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão revertidos às famílias de crianças e adolescentes assistidos pela Avosos. Os interessados em participar devem preferencialmente levar um tapete ou uma canga. As vagas para a Yogabeneficente são limitadas. Favor confirmar presença na sede da Avosos, localizada à rua Leonel Curvelo, 55, bairro Suíssa. Mais informações: (79) 3212-4727 / 3212-4731.

Saúde no 18 do Forte
A feira livre do bairro 18 do Forte  recebe neste sábado, 10,  a Caravana Saúde Aracaju. A ação, promovida pela  Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai oferecer diversos serviços de promoção à saúde para a comunidade e também para os feirantes, a partir das 7h. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante estará presente realizando testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis. Além disso, a população poderá também aferir a pressão arterial, verificar a glicemia e tirar dúvidas sobre assuntos ligados à saúde e prevenção. No local haverá ainda distribuição de panfletos educativos e preservativos femininos e masculinos. Iniciada em abril deste ano, a Caravana Saúde Aracaju já percorreu 25 localidades da cidade, sendo em 18 delas integradas às feiras livres, com o objetivo de aproximar ainda mais a população dos serviços de saúde, somando mais 16 mil atendimentos em cinco meses.

Corrente pela Vida
O Projeto Salve - Corrente de Assistência à Vida já é uma realidade em Sergipe. Fruto de uma parceria entre a Sociedade Médica de Sergipe (Somese), a Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE), Samu e Corpo de Bombeiros, o projeto foi lançado oficialmente no dia 1º de setembro, em noite festiva na sede da Somese. Estima-se que diariamente no Brasil, cerca de 800 pessoas têm parada cardiorrespiratória. O objetivo do Projeto Salve é ensinar à população em geral a reconhecer uma parada cardiorrespiratória, umas das principais causas de mortes anualmente no mundo. Com esse conhecimento, a pessoa pode realizar, imediatamente, os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar, o que pode aumentar em 75% as chances de sobrevivência.

Combate ao mosquito
Dando continuidade à força tarefa, um trabalho constante realizado pelo Programa Municipal de Controle do Aedes Aegypti, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), agentes de Endemias e Comunitários de Saúde vão atuar hoje no bairro Cirurgia. As equipes se concentrarão, a partir das 7h30, na Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo de Souza, de onde seguirão para intensificar o trabalho de eliminação dos focos do Aedes aegypti. Os agentes também estarão orientando à comunidade, de como manter livre a sua casa do mosquito, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Nenhum comentário: