sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Coluna Saúde em Dia - Doação de Sangue

Dados do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) revelam que de janeiro a agosto deste ano, 1.510 voluntários foram inaptados, ou seja, não realizaram a doação de sangue em função da hemoglobina baixa, o que significa dizer que, os níveis de ferro presente no sangue estavam abaixo do recomendado para doar. O hemocentro reforça que o serviço de coleta de sangue prioriza a segurança do doador e do receptor. Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Mais informações, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Outubro Rosa
O Programa Academia da Cidade, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), também entrou no clima do Outubro Rosa, movimento que reforça a importância da prevenção ao Câncer de mama. Até o final do mês vão ser realizadas diversas ações de promoção a saúde, com atividades físicas e educativas, em todos os 24 pólos do programa espalhados pela capital sergipana. Na manhã desta sexta-feira, 21, a chuva não atrapalhou as duas atividades realizadas com os alunos: uma caminhada no pólo do Bugio e o “Aulão Rosa” no pólo Maracaju.

Dia do Médico
A Sociedade Médica de Sergipe (Somese) realizou na noite da última terça-feira, 18 de outubro, Dia do Médico, a solenidade de entrega do troféu irmãos Hyder e Hugo Gurgel, no auditório do bloco G do Campus Farolândia, da Universidade Tiradentes (Unit). Médicos de diversas especialidades foram agraciados com a honraria, bem como diversas pessoas, consideradas pela entidade “Amigas da Somese”. Entre os homenageados, os anestesiologistas Cárcio Sobral Porto (ex-presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe – Saese), Lenita Maria Lenita Maria Franco de Carvalho e Vera Maria Silveira de Azevedo.

Noite musical
A noite do dia 18 de outubro foi de muita emoção no Teatro Tobias Barreto. A nona edição do Concerto Unimed, uma iniciativa da Unimed Sergipe para homenagear o Dia do Médico, trouxe ao maior palco do Estado, a força da música e da solidariedade para saudar o amor à Medicina. O espetáculo reuniu cooperados, amantes da arte e a sociedade em geral, e mostrou o talento da Orquestra Sinfônica de Itabaiana, da Banda Sinfônica do Agreste Sergipano e do Coral Unimed em uma grande celebração, que contou ainda com a participação do jovem cantor, Fábio Jean, interpretando clássicos da Música Popular Brasileira, outro ponto alto do evento. O Concerto, que já entrou para o calendário cultural do Estado, uniu a valorização do trabalho médico, a promoção da cultura e a solidariedade em uma grande festa.

I Onco Nordeste
O oncologista clínico da Onco Hematos, Nivaldo Farias, foi um dos palestrantes do I Onco Nordeste, evento realizado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica Regional Nordeste (SBOC- NE), com o apoio da Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC), entre os dias 13 e 15 de outubro, em Recipe - PE. O evento, pioneiro na Região Nordeste, teve o objetivo de abranger diversas especialidades como: Radioterapia, imuno-oncologia, cirurgia oncológica, oncogeriatria, dentre outras. Esse congresso se constituiu como um marco na história do Nordeste, já que foi o primeiro evento bianual no calendário da região. O encontro integrou as sociedades referência no tratamento do câncer, de modo a seguir atualizando os médicos da forma mais abrangente, com conhecimento amplo em oncologia. 




Nenhum comentário: