sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Coluna Saúde em Dia - Outubro Rosa

Na próxima quinta-feira, 6, das 14h às 17h, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o laboratório Roche, está realizando uma palestra sobre o Câncer de Mama, que será ministrada pelo Profº. Dr. Michel Fabiano Silva Alves, oncologista e chefe do serviço de oncologia do HUSE. O evento faz parte das comemorações do Outubro Rosa, que é o mês dedicado à conscientização da população para o Câncer de Mama. A palestra será realizada no Hotel Go Inn Aracaju, na rua Alferes José Pedro de Brito, nº 50, bairro Farolândia.

Conscientização
O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce. Como forma de esclarecer a população sobre a doença, a Clínica Onco Hematos trará durante esse mês, entrevistas com os médicos oncologistas da clínica para abordar diversos assuntos que envolvem a doença.  Segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres.

Paz no Trânsito
A Unimed Sergipe, que é membro do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito, foi uma das parceiras da SMTT na Semana Nacional do Trânsito. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar sobre a segurança e a gentileza nas ruas da cidade. Durante o evento, foram realizados testes de glicemia e aferição de pressão arterial, além da participação do grupo de colaboradores voluntários da cooperativa em outras ações da Semana.  

Multivacinação
Iniciada no dia 19 de setembro, a Campanha de Multivacinação foi encerrada ontem. Realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a campanha teve como principal objetivo regularizar as vacinas pendentes da população aracajuana, em especial de crianças e adolescentes. De acordo com os últimos dados divulgados pela SMS, até a última quarta, foram aplicadas 6.709 doses dos 14 tipos de vacinas disponibilizadas nas 43 Unidades de Saúde da Família de Aracaju. Durante a campanha, foi realizado no sábado, 24, o Dia D de intensificação, onde todas as unidades estiveram abertas para os pais pudessem fazer a atualização da Caderneta de Vacina de seus filhos. Em Aracaju, a abertura do Dia D aconteceu juntamente com a entrega do novo prédio da UBS Marx de Carvalho, no Ponto Novo, o primeiro da capital com dois pavimentos totalmente adaptado, com acessibilidade, plataforma elevatória, piso tátil, bebedouro para cadeirante e banheiro para deficiente físico.

Farmacopeia Brasileira
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu a Consulta Pública 241, com o objetivo de fazer a atualização periódica da Farmacopeia Brasileira. O texto propõe a revisão das monografias de plantas medicinais e derivados na 5ª edição da Farmacopeia Brasileira, que possui atualmente 58 teses vigentes. Os interessados devem enviar as sugestões para a Consulta Pública 241 até 14 de novembro, por meio do preenchimento do formulário eletrônico. A Anvisa analisará as contribuições e, ao final, publicará o resultado da Consulta Pública no portal da Agência.

Academia ampliada
A atividade física é um importante instrumento para prevenir diversos tipos de doenças e é um grande aliado para as pessoas que sofrem com alguns tipos de doenças crônicas. Além de equipamentos de ginásticas instalados em diversos locais públicos, a população de Aracaju conta também com a Academia da Cidade, programa da Secretaria Municipal da Saúde, que possui 24 pólos espalhados em toda a cidade, inclusive na zona de expansão. Formado por professores e estudantes de Educação Física, o programa oferece a prática de atividades físicas gratuitamente para o povo da capital sergipana.

Nenhum comentário: