sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Redes de contenção para resíduos sólidos

Alguns assuntos bastante interessantes foram debatidos esta semana, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), em forma de Projetos de Lei. Um deles foi um PL que dispõe sobre o uso de redes de contenção de resíduos sólidos. 

Essas redes devem ser colocadas nas saídas dos canos de drenagem, nos canais de Aracaju. Além de evitar a poluição de rios e do mar, as redes facilitam também a limpeza, uma vez que os resíduos ficam presos nelas, e também evita o entupimento de bueiros e esgotos. 

A proposta foi apresentada pelo vereador Zezinho do Bugio.



Na área da saúde, foram apresentados PLs tratando sobre a realização de campanha permanente de orientação e conscientização sobre a necessidade do exame de trombofilia antes do uso de anticoncepcionais, da unidade de saúde de Aracaju, de autoria do parlamentar Manuel Marcos; outro sobre a obrigatoriedade da realização de exame de cariótipo e ecocardiograma em recém-nascidos com sinais indicativos da síndrome de down, proposto pelo vereador Fábio Meireles.

Manuel Marcos apresentou ainda uma proposta para instituir a política municipal de assistência à saúde de alunos com diabetes, nas escolas da rede municipal de ensino da capital sergipana. A intenção é resguardar a saúde da garotada que tem a doença, oferecendo alimentos que ela possa consumir.

A doação de órgãos também foi tema levantado durante a semana, nas discussões do Parlamento Municipal. Através de Requerimento, o vereador Seu Marcos solicitou para que seja realizada na tarde do dia 19 de setembro, Audiência Pública para debater a importância de conscientização sobre a doação de órgãos em Sergipe.

Nenhum comentário: