Alguns assuntos bastante interessantes foram debatidos esta semana, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), em forma de Projetos de Lei. Um deles foi um PL que dispõe sobre o uso de redes de contenção de resíduos sólidos.
Essas redes devem ser colocadas nas saídas dos canos de drenagem, nos canais de Aracaju. Além de evitar a poluição de rios e do mar, as redes facilitam também a limpeza, uma vez que os resíduos ficam presos nelas, e também evita o entupimento de bueiros e esgotos.
A proposta foi apresentada pelo vereador Zezinho do Bugio.
Na área da saúde, foram apresentados PLs tratando sobre a realização de campanha permanente de orientação e conscientização sobre a necessidade do exame de trombofilia antes do uso de anticoncepcionais, da unidade de saúde de Aracaju, de autoria do parlamentar Manuel Marcos; outro sobre a obrigatoriedade da realização de exame de cariótipo e ecocardiograma em recém-nascidos com sinais indicativos da síndrome de down, proposto pelo vereador Fábio Meireles.
Manuel Marcos apresentou ainda uma proposta para instituir a política municipal de assistência à saúde de alunos com diabetes, nas escolas da rede municipal de ensino da capital sergipana. A intenção é resguardar a saúde da garotada que tem a doença, oferecendo alimentos que ela possa consumir.
A doação de órgãos também foi tema levantado durante a semana, nas discussões do Parlamento Municipal. Através de Requerimento, o vereador Seu Marcos solicitou para que seja realizada na tarde do dia 19 de setembro, Audiência Pública para debater a importância de conscientização sobre a doação de órgãos em Sergipe.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário