segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Toda criança tem direito de ganhar brinquedo

Eu acho que toda criança tem direito de ter um brinquedo, de ganhar um novo, embalado, rasgar papel e abrir o sorriso quando ver o que tem dentro. É tão lindo ver o sorriso de uma criança se abrir de forma espontânea....

Há alguns anos, sempre compro brinquedos para distribuir com crianças carentes, ou no Dia das Crianças ou no Natal. É uma bobagem diante de tantas coisas que esses pequenos precisam, eu sei, mas pelo menos um dia, um instante, eles podem ser apenas criança, ganhando um presente. Me diga uma que não goste de ganhar, de ter um brinquedo para se divertir....

Este ano, estou chamando os amigos para também fazerem essa doação e àqueles que desejarem, irmos juntos distribuir os brinquedos com crianças que ficam nas ruas, esmolando com os pais, irmãos e amigos. Um dos anos fizemos, eu, Célia Silva, Sóstenes, Irma Guanabara, e mais dois colegas que não consigo agora me lembrar dos nomes, essa distribuição numa comunidade de pescadores lá à margem do rio Japaratuba, já chegando em Pirambu. É sempre muito gratificante.

Sei que não vai resolver o problema da miséria, da fome que muitas vezes esses pequenos passam e a precariedade em que vivem. Mas eles têm o direito, de pelo menos um dia, por um momento, ganhar algo que pode ser considerado supérfluo para a condição deles e simplesmente serem crianças e brincar.

Já entreguei, junto com a minha amiga Magna Santana, brinquedos em instituições carentes que cuidam de crianças e acho válido fazer isso. Mas instituições sempre ganham e àquelas crianças que perambulam nas ruas, será que ganham também???

Já fiz uma entrega assim, aos pequenos que mendigavam nos calçadões do Centro de Aracaju. Nesta, Fábio, meu marido, me acompanhou e não se conteve de emoção - ele não gosta de ver criança passando necessidades e ficou feliz por estar entregando àqueles brinquedinhos simples e ver cada um que recebia, primeiro olhar desconfiado e depois abrir o sorriso quando via o que era.

Não precisa muito. Cada pessoa dá quantos brinquedos quiserem. Podem dar pelo menos um. O que é gastar R$ 10 para nós que recebemos tantas bençãos de Deus?

Quem quiser participar, pode seguir a lista que criei no meu twitter: (www.twitter.com/@xanda_brito/criancafeliz). Está em lists, no meu tt. Faremos a distribuição na sexta-feira, 15 de outubro e os brinquedos podem ser doados até o dia 13, quarta-feira, após o feriado. Só estou definindo o local para receber as doações.

Quanto a distribuição, penso em fazer aqui pelo Centro e aceito voluntários. Mas também estou aberta a sugestões.

Um comentário:

Bia disse...

Olá Alexandre, conheço um menino que realmente merece fazer parte desta sua generosidade, este ano seus pais não terão condições financeiras de lhe presentear ele tem 6 anos mora no RJ é um menino muito obediente seu nome é kalebe ele é bem esforçado e estudioso, bom diante de tantos elogios se você se interessar em estar presenteando ele me envie um email que te passarei o contato dele tá emai-l: beatrizauxi@yahoo.com.br