Diagnóstico do Câncer
No início da noite de hoje, a clínica Onco Hematos realiza um happy hour na sua sede, quando será lançado o Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer. A ação integra as atividades que vêm sendo desenvolvidas pela clínica, durante a IV Semana de Combate ao Câncer. Aberta no último sábado com a realização do 3º Simpósio Onco Hematos de Farmácia e Enfermagem em Oncologia, a semana prossegue até o dia 27, Dia Nacional de Combate ao Câncer. Ainda dentro da IV Semana de Combate ao Câncer, foram realizadas na noite do dia 23 de novembro, no auditório da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), as palestras “Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer”, proferida pelo oncologista Adolfo Scherr, e “Direitos do Paciente”, pela advogada Maria Angélica.
26 anos de Unimed SE
No último dia 19 de novembro, a Unimed comemorou 26 anos de funcionamento em Sergipe. Considerada o melhor plano de saúde de Sergipe, a Cooperativa conta com nove unidades, uma equipe formada por 745 médicos cooperados e 375 colaboradores empenhados em fazer o trabalho acontecer. A Unimed Sergipe é também a maior operadora de saúde do estado com aproximadamente 85 mil vidas assistidas. A Cooperativa agradece a todos os usuários pela confiança depositada ao longo desses 26 anos. Essa história – a da Unimed, dos médicos, dos colaboradores e a sua – não para por aqui. Parabéns!
Homenagem póstuma
A Academia Sergipana de Medicina realizou na noite de ontem, sessão solene em homenagem ao médico Benedicto de Oliveira Guedes que se estivesse vivo, comemoraria seu centenário de nascimento neste ano. Pai de três médicos, Maridélia, Marbene e Tonico Guedes, este último também já falecido, Benedicto exerceu a medicina com dedicação e humanismo. Foi um dos pioneiros da urologia em Sergipe. A saudação oficial foi feita pelo acadêmico Marcelo da Silva Ribeiro. Em nome da família, se pronunciaram Marbene Guedes e um dos netos do homenageado, Benedicto Guedes Neto.
Transmissão via web I
O I Congresso de Direito Médico do Conselho Federal de Medicina, que ocorre em Brasília nos dias 2 e 3 de dezembro, poderá ser acompanhado à distância, via internet, por qualquer interessado. Nos dias de evento haverá no site do Congresso um link que dará acesso à transmissão: http://www.medico.cfm.org.br/direitomedico/. O encontro promoverá discussões sobre a prática médica na atualidade e sobre os problemas inerentes a esta prática – por exemplo, aqueles relacionados ao erro médico sem culpa: o “mau resultado”.
Transmissão via web II
Responsabilidades civil e penal do médico, danos moral e material ao paciente e constitucionalidade dos tratamentos compulsórios são alguns dos temas que serão debatidos no Congresso, cuja programação completa está disponível do site do CFM (www.portalmédico.org.br). Outro evento do Conselho Federal de Medicina que terá transmissão ao vivo pela internet é o I Seminário Nacional sobre Aspectos Médicos e Sociais Relacionados ao Uso do Crack, que ocorre hoje, também em Brasília. O link no site do seminário para que os interessados acessem a transmissão - http://www.enfrenteocrack.org.br .
Sódio nos alimentos
Estudo feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revela que a quantidade de sódio encontrado na batata palha pode variar em até 14 vezes de marca para marca. Já nos salgadinhos de milho, essa diferença chega a 12,5. O estudo verificou a quantidade de sódio, gordura saturada, gordura trans e açúcares em mais de 20 categorias de alimentos industrializados. O caso do macarrão instantâneo com tempero também chamou atenção pela grande quantidade de sódio encontrada. Em algumas amostras ficou constatado que, ao comer uma única porção desse alimento, a pessoa está ingerindo 167% do sódio recomendado para ser consumido durante todo dia.
Gestores do SUS
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), divulga o novo curso de qualificação dos gestores do SUS e o edital referente à seleção de tutores. Para ambos, as inscrições seguem até o dia 30 deste mês. O curso destina-se aos trabalhadores das redes de saúde. Para participar, é necessária a indicação de um profissional, feita através de uma carta assinada pelo gestor (modelo anexo no edital), que tenha disponibilidade de, pelo menos, 7h/semanais para realizar as atividades de aprendizado em Educação a Distância (EAD). As inscrições devem ser feitas pelos Correios, enviadas por Sedex ou Carta Registrada, endereçadas à Secretaria de Estado da Saúde, Fundação Estadual de Saúde, Coordenadora: Andreia Maria Borges Iung, Av. Carlos Burlamaqui, 514 - Centro - Aracaju - SE - CEP 49010-660. A relação de documentos necessários está disponível no edital.
Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário