quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pediatria na CMA - Coluna Saúde em Dia

Pediatria na CMA


A situação da pediatria em Aracaju será debatido em Sessão Especial, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na próxima segunda-feira, 6/12, a partir das 9h. De autoria do vereador Elber Batalha Filho (PSB), para a sessão, foram convidados donos planos de saúde e hospitais, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública e a comissão formada pelas mães, além da sociedade civil. “Vamos pressionar de todas as formas. É uma luta de todos. Se não conseguirmos resolver este problema após esta sessão, faremos uma solicitação ao Ministério da Saúde que baixe a classificação dos hospitais que fecharam a pediatria e eles parem de receber financiamentos federais. Temos que atacá-los por onde eles mais estão preocupados: o bolso”, avisou.


Amparo às crianças

O presidente da CMA, Emmanuel Nascimento (PT) demonstrou preocupação com a falta de assistência médica às crianças e parabenizou o colega parlamentar, Elber Batalha (PSB), pelo requerimento solicitando uma Sessão Especial. "Nós vereadores precisamos ser parceiros das crianças. Não podemos ficar omissos diante dessa lamentável falta de atendimento por parte dos prinicpais hospitais de Aracaju", disse Emmanuel.


Cabeça e pescoço

A Clínica Onco Hematos realiza no dia 4 de dezembro, Simpósio sobre Câncer de Cabeça e Pescoço. O evento, dirigido a cirurgiões de cabeça e pescoço, oncologistas, radioterapeutas, cirurgiões Buco-maxilo-faciais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e estudantes, acontecerá no hotel Radisson, das 8h30 às 12h30. O simpósio irá discutir “Tratamento cirúrgico”, por Pedro Michaluarte, do Hospital Sírio Libanês (SP), “Quimioterapia”, por Fernando Maluf, também do Sírio Libanês; “Radioterapia”, por Eduardo Tagawa, do Centro Especializado em Radio-Oncologia de Minas Gerais (Cerom), além de discussão de casos clínicos. As inscrições podem ser feitas na Onco Hematos. Informações pelo telefone 2105-9900.


Cantinho da Arte

Na próxima segunda-feira (6), a Unimed Sergipe irá realizar a última edição de 2010 do seu Cantinho da Arte. Artes plásticas, literatura, exposição fotográfica e música de qualidade são os ingredientes que farão parte dessa noite especial. O Cantinho da Arte acontece a partir das 18h, na Rua Dom Bosco, nº 499 – Bairro Cirurgia. A entrada é gratuita e você não pode deixar de prestigiar a arte sergipana. Participe!


Grande participação

A caminhada 'Vamos controlar o diabetes já', ocorrida no último dia 27, reuniu mais de 1.200 pessoas na Praça do Minigolf, localizada na avenida Beira Mar, de onde os participantes saíram com destino ao Parque da Sementeira. O evento, organizado através de uma parceria das Regionais das Sociedades Brasileiras de Diabetes e de Endocrinologia e Metabologia, com apoio de da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, GBarbosa e demais parceiros.


Prescrição de antibióticos

Os Conselhos de Medicina querem ampliar a divulgação das novas regras de prescrição e vendas dos antibióticos entre os médicos brasileiros. O Conselho Federal de Medicina (CFM) encaminhará a todos os médicos inscritos nos CRMs um comunicado pela internet com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em vigor desde o dia 28 de novembro. A regra vale para o uso e o comércio de 93 tipos de substâncias antimicrobianas que compõem todos os antibióticos registrados no Brasil, como amoxicilina, azitromicina, cefalexina e sulfametoxazol, algumas das mais vendidas no país.


Tabaco sem aroma

A adição de sabores e aromatizantes aos produtos derivados do tabaco pode ser proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Agência abriu esta semana, uma consulta pública (CP 112/2010) que propõe a proibição de aditivos que conferem sabor doce, mentolado ou de especiarias, por exemplo, a esses produtos. De acordo com o gerente de produtos derivados do tabaco da Anvisa, Humberto Martins, os sabores estimulam a iniciação de jovens e adolescentes no fumo, pois mascaram o sabor e odor desagradável do cigarro. Países como Estados Unidos e Canadá já proibiram o comércio dos cigarros aromatizados.


Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

Nenhum comentário: