Semana do Doador
Iniciam nesta quinta-feira, 18, as atividades da Semana do Doador, promovido pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe – Hemose, unidade gerenciada pela Fundação de Saúde Parreiras Horta - FSPH. O vento faz parte das comemorações do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro. Este ano o evento tem como tema “Doador do Futuro”, a programação que acontece no auditório do Hemose, das 8h30 às 11h, conta com a realização de um ciclo de palestras educativas, sobre a importância da doação de sangue, destinada aos estudantes da rede pública. As comemorações encerram no Dia ‘D’, dia 25, com a realização de uma agenda de ações para homenagear os doadores sergipanos.
Coral Unimed
A Unimed Sergipe informa à comunidade em geral que estão abertas as inscrições para participar do Coral Unimed. Os ensaios acontecem as terças e quintas, das 17h30 às 19h. As inscrições estão abertas para o sexo masculino e feminino. Os interessados devem comparecer a unidade do SEMPRE Unimed, situado na Rua Dom Bosco, 499 – Bairro Cirurgia, para efetuar a inscrição.
Sergipe bem na fita
Na manhã de ontem, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, iniciou em Sergipe uma série de visitas que fará pelo país visando mobilizar os gestores estaduais e municipais para intensificação das ações de combate à dengue, antes da ocorrência do período chuvoso. Temporão também fez um balanço sobre a incidência da doença no país e classificou o Plano de Contingência elaborado pelo Governo do Estado como o de melhor qualidade técnica em todo o país.
Contra a dengue
Nesta sexta-feira, 19, a operação ‘Todos contra a dengue' da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) estará no bairro Santo Antônio. Às 8h, cerca de 600 agentes vão se concentrar na Unidade de Saúde da Família (USF) Cândida Alves, localizada na rua São João, de onde partirão com o objetivo de visitar 5.000 imóveis, entre casas, estabelecimentos comerciais, terrenos baldios e áreas estratégicas, como ferro velho e borracharias.
Combate ao câncer
A Clínica Onco Hematos realiza no período de 20 a 27 de novembro, a IV Semana de Combate ao Câncer. Durante o período, que abrange o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil (23/11) e o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27/10), serão desenvolvidas diversas atividades, a exemplo de oficinas de prótese mamária, dia de beleza e palestras. A semana será aberta com a realização do 3º Simpósio Onco Hematos de Farmácia e Enfermagem em Oncologia. Também estão previstas a realização das palestras “Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer”, que será proferida pelo oncologista Adolfo Scherr, e “Direitos do Paciente”, pela advogada Maria Angélica. Ambas acontecerão no auditório da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), na noite do dia 23 de novembro. Já na noite do dia 25, haverá o coquetel de lançamento do Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer, na sede da clínica.
Caminhada Fashion
Está agendada para esta sexta-feira, a partir das 19h, a Caminhada Fashion para alertar a população contra o câncer de mama. O evento integra o Aracaju Fashion Square, organizado pela Dupla Comunicação. A ação tem a coordenação do médico Cláudio Mitidieri Simões e sairá da praça de Eventos da Orla da Atalaia. Afinal prevenção não sai de moda.
Caminhada ecológica
Amanhã tem a IX Caminhada Ecológica do bairro Jabotiana. A atividade foi organizada pela Unidade de Saúde da Família Manoel de Souza Pereira. De acordo com os organizadores, o passeio é uma das estratégias para reduzir as agressões ambientais no bairro, que possui um rico ecossistema. A concentração da caminhada, que tem o apoio da Secretaria Municipal da Saúde, Sociedade Jabotiana Viva, Associação dos Moradores do Jardim Sol Nascente e JK e Colina da Saudade, será na rua 15 do conjunto Santa Lúcia, a partir das 7h. a previsão de saída do local é às 8h. A novidade será a doação ONG “Canto Vivo”, de 200 mudas de árvores ao Projeto “Construindo uma Jabotiana Saúdável”.
Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.
Um comentário:
A IX Caminhada Ecológica foi uma ação muito positiva e bem sucedida que conseguiu mobilizar a comunidade em prol da conservação do meio ambiente.
Nós da ONG Canto Vivo gostamos muito de participar com a doação de mudas, que foi um diferencial esse ano. As mudas doadas foram de plantas frutíferas e ervas medicinais,que auxiliam na prevenção e alívio de doenças assim como na manutenção de uma dieta saudável. Além disso, as plantas são de fácil manuseio, podendo ser colocadas em vasos ou jardins.
Postar um comentário