quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Tratamento odontológico - Coluna Saúde em Dia

Tratamento odontológico
Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e administrados pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa) iniciaram, desde o começo de janeiro, o atendimento "porta aberta" para pacientes portadores de necessidades especiais e tratamento de canal. O procedimento já existia antes, mas os pacientes eram encaminhados pela Atenção Básica dos municípios. A partir de agora, pacientes das regiões de Boquim, Laranjeiras, Propriá e São Cristóvão, que necessitam de tratamento de canal - com diagnóstico prévio -, hipertensos, cardíacos, gestantes de alto risco, portadores de transtornos mentais, soropositivos, usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e portadores de síndromes, entre outros, podem se dirigir diretamente a um dos centros especializados, localizados nos municípios-polo.

Pediatria Unimed
Os serviços de atendimento pediátrico de urgência e emergência 24h da Unimed Sergipe, temporariamente, estarão sendo disponibilizados exclusivamente no Hospital Unimed, estando suspenso o atendimento através de outros hospitais. A unidade fica localizada na Rua Campo do Brito, 1000 - Bairro São José. Mais informações no site www.unimedse.com.br, bem como através do 0800 704 0111.

Para obesos
Hospitais e unidades de pronto socorro devem possuir macas, cadeira de rodas e de banho dimensionada para pessoas obesas. A obrigatoriedade do equipamento está prevista na lei municipal nº 3.857, de autoria do vereador Nitinho (DEM). A propositura já foi aprovada pelos parlamentares da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) em abril do ano passado.

Saúde estudantil
Preocupado com o bem-estar dos alunos da rede municipal de ensino fundamental e médio de Aracaju, o vereador Moritos Matos (PDT) apresentou e teve aprovado duas leis que voltadas para este público. A Lei nº 3.870 prevê a adoção de mobiliário escolar que atenda aspectos ergonômicos e de qualidade na forma que especifica. Já a Lei nº 3.865 dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de exame biométrico.

Contra a hanseníase
As ações de prevenção e diagnóstico em hanseníase na Rede de Atenção Primária e no Centro de Referência em Hanseníase serão intensificadas em Aracaju. A programação é alusiva ao Dia Mundial na Luta Contra a Hanseníase, que acontece no dia 30 de janeiro. A campanha foi aberta ontem, na Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo de Souza, localizada na Travessa Adauto Botelho, s/n, no bairro Getúlio Vargas. Na unidade foram realizadas palestras e apresentação de grupo de teatro com peça sobre o tema.

Pacto pela saúde
A Sociedade Médica de Sergipe (Somese) elaborou uma proposta de entendimento para abertura de diálogo franco com os gestores da saúde pública em Sergipe, visando minimizar a precarização do Sistema Único de Saúde (SES) no Estado, com maior visibilidade em Aracaju. O documento, intitulado “Um pacto de 13 pontos”, está disponível no site da entidade (www.somese.com.br).

Risco de dengue
Sergipe é um dos 16 estados com risco muito alto de enfrentar epidemia de dengue neste verão. A informação foi divulgada este mês, pelo Ministério da Saúde (MS). Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia também foram citados no levantamento do órgão. O número de estados nessa situação aumentou de dez para 16, em relação aos dados divulgados em setembro passado, quando o governo lançou a campanha nacional de combate à doença em 2011. A Região Norte ocupa o segundo lugar, com quatro estados (Acre, Amazonas, Pará e Tocantins). As duas capitais com risco de surto estão no Norte, Rio Branco e Porto Velho. No Sudeste, os estados prioritários são o Espírito Santo e o Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, aparece Mato Grosso.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Pré-Caju com prevenção - Coluna Saúde em Dia

Pré-Caju com prevenção

Por mais um ano consecutivo, o Bloco da Prevenção desfilará hoje à noite no Pré-Caju para levar aos milhares de foliões que participam da festa uma importante mensagem: a necessidade do uso da camisinha para se proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis e a aids. Para animar a iniciativa que já acumula 18 anos de tradição, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) traz como atração em 2011 o cantor baiano Luiz Caldas.

Blitz da Cidadania

Para reforçar o estoque de sangue neste período de Pré-Caju, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizou mais uma edição da Blitz da Cidadania, para atrair novos doadores voluntários de sangue. A atividade faz parte das ações educativas e informativas desenvolvidas pelo hemocentro, que são reforçadas em períodos que antecedem festas como o Pré-Caju. A iniciativa, realizada na avenida Beira Mar esta semana, atraiu a atenção de motoristas e pedestres que pararam para receber o panfleto informativo e ouvir orientações sobre a doação de sangue. O trabalho contou parceria da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e Federação de Bandeirantes do Brasil. Os militares pararam os veículos, enquanto os adolescentes bandeirantes ajudaram a distribuir o panfleto.

Como doar

Para doar sangue, basta o interessado se dirigir até o Hemose localizado na Avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), ou agendar sua doação, através dos telefones (79) 3259-3174 e 3259-3191. A unidade coletora de sangue funciona de 7h às 17h, de segunda a sexta-feira e das 8h às 12h, aos sábados. O doador deve ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar acima de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Homens podem doar a cada três meses e mulheres a cada quatro meses ao ano.

Saúde no Pré-Caju

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manterá a tradição de contribuir com o bem-estar e com a saúde dos foliões durante a maior prévia carnavalesca do país, o Pré-Caju. Nos dias 20, 21, 22 e 23 de janeiro, estarão instalados na área do evento três equipamentos sociais da SMS: o Samu Aracaju, o Ponto da Prevenção DST/Aids e o Ponto de Apoio da Vigilância Sanitária. Cerca de 100 profissionais da Saúde estarão mobilizados durante a festa.

Câncer de boca

A partir deste ano, Aracaju deverá ter a Semana Municipal de Prevenção do Câncer de Boca. Instituída a partir da Lei de n° 3.764/2010 de autoria do vereador Dr. Gonzaga (PMDB),i promulgada em 8 de fevereiro do ano passado, o objetivo da semana é conscientizar e orientar a população de Aracaju com relação aos perigos da doença. A partir dessa propositura, a ação deverá acontecer anualmente no mês de outubro.

Exames e medicamentos I

Visando amenizar a falta de regularidade na distribuição de medicamentos e a demora para a realização de exames através do Sistema Único de Saúde (SUS), o vereador Dr. Emerson apresentou uma proposta, no sentido de organizar o gerenciamento dessa demanda. Até então qualquer unidade de saúde de Aracaju despacha medicamento para todo paciente, independente de onde tenha sido atendido. Isto inviabiliza o gerenciamento da rede e atende, por exemplo, ao interesse de muitos políticos que têm uma rede “paralela” de atenção, de modo a viabilizar os seus interesses políticos.

Exames e medicamentos II

Com a proposta de Dr. Emerson o usuário apenas terá despachada sua receita na unidade onde foi atendido. A Secretaria Municipal de Saúde vai definir quatro unidades, que disponibilizarão medicamentos para todos os pacientes, independentemente de onde tenham sido atendidos. Esta medida permitirá um melhor gerenciamento, pela maior possibilidade de estabelecer uma previsão de uso dos medicamentos disponibilizados pelo SUS. Ainda com o objetivo de melhorar o atendimento e reduzir a influência da ingerência política, o vereador também propôs a instituição de uma fila única para regulação e liberação de exames em toda rede.


Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Equipe reforçada - Coluna Saúde em Dia

Reforço

Ainda este mês, o corpo clínico da Clínica Onco Hematos ganhará um novo reforço. Trata-se do oncologista sergipano Eduardo Azevedo, que até então integrava a equipe do Hospital Sírio Libanês (SP). O profissional é autor de vários capítulos de livros em oncologia e tem estágio no exterior, nos EUA.

Alimentação saudável

Os médicos são unânimes em aconselhar comidas leves e a ingestão de muito líquido durante o verão. O ideal é colocar muita cor no prato, através de saladas, e completar a hidratação com sucos variados e refrescantes. Neste sentido, a rede GBarbosa oferece produtos sempre frescos e com alto padrão de qualidade, adquiridos a partir de uma logística que prioriza os pequenos produtores do estado.

Alimentação saudável II

Uma das apostas da rede GBarbosa neste sentido é o projeto 'Pequeno Produtor, Grande Empreendedor', promovido pelo Instituto GBarbosa, que visa a capacitação de pequenos produtores de hortifruti em toda a cadeia produtiva. Os produtos são cultivados sem o uso de agrotóxicos, melhorando tanto a qualidade de vida dos consumidores quanto dos produtores, além de preservar o meio ambiente.

Vacinação em maternidade

Desde a última terça-feira, 11, que o Setor de Medicina do Trabalho (SESMT) da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes encontra-se mobilizado em prol da campanha de vacinação interna, que pretende imunizar mais de mil funcionários da unidade contra a hepatite B, difteria, tétano, sarampo, caxumba e rubéola. Para abranger o maior número de funcionários, optou-se pela vacinação setorizada.

Contra a dengue

Ainda neste mês de janeiro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reunirá prefeitos e secretários de Saúde dos 75 municípios sergipanos para solicitar maior empenho no combate à dengue. Já na primeira semana de fevereiro, a SES irá realizar um novo treinamento para médicos e enfermeiros da Atenção Básica e Hospitalar, para atualizá-los sobre a situação da doença no estado, os riscos de uma epidemia e as condutas profissionais que devem ser adotadas na assistência ao paciente com suspeita de dengue.

Dengue sob controle

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou ontem o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2011 e mostrar as ações que estão sendo realizadas no combate à dengue em Aracaju. Foram apresentados dados mostrando a queda nos índices de infestação e tranquilizou a população da capital. De acordo com o levantamento, ao fazer um comparativo com o último resultado de outubro de 2010, houve uma queda em 25% no percentual dos índices de infestação predial, saindo de 1,6% para 1,2%. Este é o menor índice de infestação para o mês de janeiro dos últimos quatro anos.

Bulas reformatadas

Já estão disponíveis no Bulário Eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as primeiras 202 bulas adequadas às novas regras da Anvisa que exigem informações mais claras, linguagem mais objetiva e conteúdos padronizados. De acordo com a RDC 47 de 2009, que instituiu as novas regras, a partir da publicação no Bulário Eletrônico as empresas terão até 180 dias para colocar as bulas à disposição dos consumidores nas embalagens de medicamentos. Este também é o prazo para que as empresas fabricantes dos medicamentos que já estão no Bulário passem a oferecer a bula em formato especial para deficientes visuais, como Braile, áudio, fonte ampliada, entre outros.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O péssimo efeito dominó

Este é mais um dos textos que tirei lá do fundo do baú. Ele foi publicado no site do nosso amigo Ormário. Espero que gostem....

Postado em www.osmario.com.br, no dia 04/03/2002

Você alguma vez já esqueceu o carro na oficina...? Eu já. E neste dia descobri o significado do tão falado ‘efeito dominó’.

Levei o carro no início da tarde para a oficina e fiquei de ligar para o mecânico às 17 horas. Até aí tudo bem, lembrei de ligar e falar com ele, que me pediu para telefonar mais uma vez, antes das 19 horas, horário que geralmente saio do trabalho.

Foi uma tarde daquelas, com muito trabalho na redação e algumas coisas mais para acertar depois do expediente. O resultado de tanto corre-corre é que só fui lembrar que o carro estava no conserto por volta das 20:30 horas, quando comecei a procurar pela chave dele. Só então me toquei para o que tinha acontecido. Tentei ligar para o mecânico e o ‘bendito’ celular só dava na caixa postal.

Poderia então me conformar de só pegar o carro no dia seguinte e tranqüilamente ir para casa, mas aí veio as complicações. A primeira delas era a minha mãe, que estava me esperando, com dois dos meus sobrinhos, na casa da minha tia – eu tinha que pegá-los para levá-los em casa. Acabei ligando para lá e mandando que ela fosse de táxi com os meninos.

Pensando ter resolvido o maior problema, peguei as minhas coisa para ir embora, mais de meia hora depois. Já tinha chamado um táxi e só quando ele chegou é que lembrei do pior: estava sem a chaves de casa, tinha deixado – obviamente -, dentro do carro.

Num misto de risos pela confusão – e tentando controlar a raiva -, liguei para Fábio, meu namorado, que tem uma cópia da chave. De muito mau humor e reclamando ele veio me socorrer, já que não tinha outro jeito.

Nessas horas, com tanta coisa afetada por um simples esquecimento, é preciso muito autocontrole para não estourar. É difícil a gente chegar ao fim de um dia atribulado sem se estressar. Mas para não se render ao ‘efeito dominó’, vale um pouco de tudo: contar até dez, fazer piada do acontecido ou quem sabe até esmurrar uma parede...

OBSERVAÇÃO: Lá se vão um montão de anos.... Relatei o ocorrido anos depois, quando Fábio, meu marido hoje, era só meu namorado... Mas a situação não deixa de ser atual... rsrsrs