Tratamento odontológico
Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e administrados pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa) iniciaram, desde o começo de janeiro, o atendimento "porta aberta" para pacientes portadores de necessidades especiais e tratamento de canal. O procedimento já existia antes, mas os pacientes eram encaminhados pela Atenção Básica dos municípios. A partir de agora, pacientes das regiões de Boquim, Laranjeiras, Propriá e São Cristóvão, que necessitam de tratamento de canal - com diagnóstico prévio -, hipertensos, cardíacos, gestantes de alto risco, portadores de transtornos mentais, soropositivos, usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e portadores de síndromes, entre outros, podem se dirigir diretamente a um dos centros especializados, localizados nos municípios-polo.
Pediatria Unimed
Os serviços de atendimento pediátrico de urgência e emergência 24h da Unimed Sergipe, temporariamente, estarão sendo disponibilizados exclusivamente no Hospital Unimed, estando suspenso o atendimento através de outros hospitais. A unidade fica localizada na Rua Campo do Brito, 1000 - Bairro São José. Mais informações no site www.unimedse.com.br, bem como através do 0800 704 0111.
Para obesos
Hospitais e unidades de pronto socorro devem possuir macas, cadeira de rodas e de banho dimensionada para pessoas obesas. A obrigatoriedade do equipamento está prevista na lei municipal nº 3.857, de autoria do vereador Nitinho (DEM). A propositura já foi aprovada pelos parlamentares da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) em abril do ano passado.
Saúde estudantil
Preocupado com o bem-estar dos alunos da rede municipal de ensino fundamental e médio de Aracaju, o vereador Moritos Matos (PDT) apresentou e teve aprovado duas leis que voltadas para este público. A Lei nº 3.870 prevê a adoção de mobiliário escolar que atenda aspectos ergonômicos e de qualidade na forma que especifica. Já a Lei nº 3.865 dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de exame biométrico.
Contra a hanseníase
As ações de prevenção e diagnóstico em hanseníase na Rede de Atenção Primária e no Centro de Referência em Hanseníase serão intensificadas em Aracaju. A programação é alusiva ao Dia Mundial na Luta Contra a Hanseníase, que acontece no dia 30 de janeiro. A campanha foi aberta ontem, na Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo de Souza, localizada na Travessa Adauto Botelho, s/n, no bairro Getúlio Vargas. Na unidade foram realizadas palestras e apresentação de grupo de teatro com peça sobre o tema.
Pacto pela saúde
A Sociedade Médica de Sergipe (Somese) elaborou uma proposta de entendimento para abertura de diálogo franco com os gestores da saúde pública em Sergipe, visando minimizar a precarização do Sistema Único de Saúde (SES) no Estado, com maior visibilidade em Aracaju. O documento, intitulado “Um pacto de 13 pontos”, está disponível no site da entidade (www.somese.com.br).
Risco de dengue
Sergipe é um dos 16 estados com risco muito alto de enfrentar epidemia de dengue neste verão. A informação foi divulgada este mês, pelo Ministério da Saúde (MS). Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia também foram citados no levantamento do órgão. O número de estados nessa situação aumentou de dez para 16, em relação aos dados divulgados em setembro passado, quando o governo lançou a campanha nacional de combate à doença em 2011. A Região Norte ocupa o segundo lugar, com quatro estados (Acre, Amazonas, Pará e Tocantins). As duas capitais com risco de surto estão no Norte, Rio Branco e Porto Velho. No Sudeste, os estados prioritários são o Espírito Santo e o Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, aparece Mato Grosso.
Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário