quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Pré-Caju com prevenção - Coluna Saúde em Dia

Pré-Caju com prevenção

Por mais um ano consecutivo, o Bloco da Prevenção desfilará hoje à noite no Pré-Caju para levar aos milhares de foliões que participam da festa uma importante mensagem: a necessidade do uso da camisinha para se proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis e a aids. Para animar a iniciativa que já acumula 18 anos de tradição, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) traz como atração em 2011 o cantor baiano Luiz Caldas.

Blitz da Cidadania

Para reforçar o estoque de sangue neste período de Pré-Caju, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizou mais uma edição da Blitz da Cidadania, para atrair novos doadores voluntários de sangue. A atividade faz parte das ações educativas e informativas desenvolvidas pelo hemocentro, que são reforçadas em períodos que antecedem festas como o Pré-Caju. A iniciativa, realizada na avenida Beira Mar esta semana, atraiu a atenção de motoristas e pedestres que pararam para receber o panfleto informativo e ouvir orientações sobre a doação de sangue. O trabalho contou parceria da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e Federação de Bandeirantes do Brasil. Os militares pararam os veículos, enquanto os adolescentes bandeirantes ajudaram a distribuir o panfleto.

Como doar

Para doar sangue, basta o interessado se dirigir até o Hemose localizado na Avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), ou agendar sua doação, através dos telefones (79) 3259-3174 e 3259-3191. A unidade coletora de sangue funciona de 7h às 17h, de segunda a sexta-feira e das 8h às 12h, aos sábados. O doador deve ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar acima de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Homens podem doar a cada três meses e mulheres a cada quatro meses ao ano.

Saúde no Pré-Caju

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manterá a tradição de contribuir com o bem-estar e com a saúde dos foliões durante a maior prévia carnavalesca do país, o Pré-Caju. Nos dias 20, 21, 22 e 23 de janeiro, estarão instalados na área do evento três equipamentos sociais da SMS: o Samu Aracaju, o Ponto da Prevenção DST/Aids e o Ponto de Apoio da Vigilância Sanitária. Cerca de 100 profissionais da Saúde estarão mobilizados durante a festa.

Câncer de boca

A partir deste ano, Aracaju deverá ter a Semana Municipal de Prevenção do Câncer de Boca. Instituída a partir da Lei de n° 3.764/2010 de autoria do vereador Dr. Gonzaga (PMDB),i promulgada em 8 de fevereiro do ano passado, o objetivo da semana é conscientizar e orientar a população de Aracaju com relação aos perigos da doença. A partir dessa propositura, a ação deverá acontecer anualmente no mês de outubro.

Exames e medicamentos I

Visando amenizar a falta de regularidade na distribuição de medicamentos e a demora para a realização de exames através do Sistema Único de Saúde (SUS), o vereador Dr. Emerson apresentou uma proposta, no sentido de organizar o gerenciamento dessa demanda. Até então qualquer unidade de saúde de Aracaju despacha medicamento para todo paciente, independente de onde tenha sido atendido. Isto inviabiliza o gerenciamento da rede e atende, por exemplo, ao interesse de muitos políticos que têm uma rede “paralela” de atenção, de modo a viabilizar os seus interesses políticos.

Exames e medicamentos II

Com a proposta de Dr. Emerson o usuário apenas terá despachada sua receita na unidade onde foi atendido. A Secretaria Municipal de Saúde vai definir quatro unidades, que disponibilizarão medicamentos para todos os pacientes, independentemente de onde tenham sido atendidos. Esta medida permitirá um melhor gerenciamento, pela maior possibilidade de estabelecer uma previsão de uso dos medicamentos disponibilizados pelo SUS. Ainda com o objetivo de melhorar o atendimento e reduzir a influência da ingerência política, o vereador também propôs a instituição de uma fila única para regulação e liberação de exames em toda rede.


Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

Nenhum comentário: