Atenção ao idoso
O vereador Dr. Gonzaga reapresentou na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) esta semana, o Projeto de Lei que dispõe sobre a distribuição gratuita pelo poder público municipal, de fraldas descartáveis geriátricas para idosos acamados e pessoas adultas com deficiência física, mental ou neurológica e com mobilidade reduzida. A propositura havia sido reprovada no ano passado, pela Comissão de Justiça, sob a alegação de que gerava despesa não prevista no orçamento. “Como considero o benefício de suma importância para a população de idosos e deficientes acamados, estou reapresentando o projeto com tempo suficiente para que os recursos necessários sejam incluídos no orçamento da prefeitura para 2012”, esclareceu o parlamentar.
Prêmio de jornalismo
O Instituto de Oncologia San Giovanni (IOSG) lançou na noite de ontem, o prêmio de Jornalismo. O concurso tem como objetivo incentivar a produção de trabalhos jornalísticos sobre o tema câncer. Além disso, tem como intuito premiar os profissionais de jornalismo que escrevem e divulgam matérias ou artigos sobre este tema. O lançamento aconteceu no auditório do IOSG. Para mais informações, é só telefonar para 3213-0044 ou 3222-2525. Pode ainda acessar o site da instituição: www.sangiovanni.com.br.
Vitamina "A"
Durante o mês de junho a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza a campanha de suplementação da vitamina 'A', com objetivo de prevenir a ocorrência de infecções comuns, como diarréia e infecção respiratória, evitando assim a mortalidade infantil por deficiência desta vitamina. A Atenção Primária de Aracaju tem como meta para 2011 a suplementação de vitamina "A", em 6.505 crianças de 6 a 11 meses, em 55.566 crianças de 1 até 5 anos (1ª e 2ª doses) e 5.956 mães de recém-nascidos.
Cigarros saborosos
Proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe a adição de açúcares e flavorizantes em produtos derivados do tabaco ganhou força em encontro realizado na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília na última terça-feira, 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governo não pode permitir a estratégia das indústrias de tabaco de vender cigarros com sabores, como cereja, limão e chocolate. Segundo ele, a indústria do cigarro trabalha para atrair jovens para o hábito do tabagismo. As declarações do ministro foram dadas na abertura da oficina “Tabaco, Doenças Não – Transmissíveis e Desenvolvimento”, organizada pela Opas para comemorar o Dia Mundial Sem Tabaco.
Hospital cortado
Atendendo à solicitação do Ministério Público Estadual, a Secretaria Municipal da Saúde suprimiu o nome "Hospital" das Unidades Nestor Piva e Desembargador Fernando Franco. A secretaria garante ainda que a retirada do nome em nada irá alterar a prestação de serviço oferecida atualmente. O esforço da SMS é no sentido de restabelecer as escalas nos plantões médicos para atender à população.
Cooperativismo Médico
O Conselho Federal de Medicina promove nos dias 14 e 15 de junho, na sede da entidade, em Brasília (DF), o IV Fórum Nacional de Cooperativismo Médico. De acordo com o padrão das outras edições, o evento irá contar com representantes das Unimeds e de cooperativas de todo o país. Os interessados em participar do evento podem se inscrever através do e-mail eventos@portalmedico.org.br.
Cooperativismo Médico I
A Comissão de Cooperativismo Médico definiu a programação do encontro, que destacará terceirização; performance; cooperativas de especialidades; honorários no Sistema Unimed e valorização do trabalho médico. O evento discutirá ainda temas como honorários médicos no Sistema Unimed; a parceria do cooperativismo médico Unimed e as entidades médicas; o papel do Legislativo na defesa do cooperativismo médico e do setor saúde; cooperativismo e a terceirização; agenda regulatória da ANS para o cooperativismo da saúde e cooperativismo de trabalho e o SUS.
Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário