quinta-feira, 9 de junho de 2011

Sangue junino - Coluna Saúde em Dia

Sangue junino

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) formalizou três importantes parcerias, visando melhorar o estoque de sangue neste mês de junho. A medida de segurança visa atender a demanda da rede hospitalar durante os festejos juninos. Uma das ações, “Sou chicleteiro, sou sangue bom”, acontece neste sábado, 11/6, com os fãns do Chiclete com Banana. Também foram firmadas parcerias com o Sindicato da Polícia Civil (Sinpol) e Banco do Estado de Sergipe (Banese).

Dengue sob controle

Em maio, o número de casos confirmados de dengue em Aracaju foi o menor desde o início do ano. Das 226 notificações, apenas 28 casos foram confirmados. Em abril, foram 118 casos confirmados dos 315 notificados, o que representa uma queda de 76,27% nas confirmações de um mês para o outro. Nos primeiros três meses do ano, os dados revelaram a seguinte situação: em janeiro, foram 117 notificações e 37 confirmações; em fevereiro, dos 139 casos notificados, 41 foram confirmados e em março, foram 88 confirmações para os 197 casos notificados.

Ração sob suspeição

Pessoas que substituem refeições pelo consumo da chamada “ração humana” estão colocando a saúde em risco. É que esses produtos não fornecem todos os nutrientes necessários para uma alimentação adequada. O alerta está no informe técnico, publicado recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A substituição de refeições sem a orientação de profissionais de saúde pode gerar danos, como a anemia, devido à carência de nutrientes. As formulações, popularmente conhecidas como “ração humana”, são, geralmente, compostas por mistura de diferentes cereais, farinhas, farelos, fibras e outros ingredientes, como: guaraná em pó, gelatina em pó, cacau em pó, levedo de cerveja, extrato de soja, linhaça e gergelim.

Semana da Saúde

No período de 13 a 17 deste mês, o Centro Assistencial da Unimed promove a Semana da Saúde de junho. Este mês, o projeto abordará o tema “DST-AIDS”. Na oportunidade, clientes e acompanhantes receberão orientações e material informativo sobre o tema e receberão preservativos, além de aferir a pressão arterial. A Semana da Saúde será realizada, das 7h às 9h, na Unidade de Diagnósticos, situada na Rua Campo do Brito, 1036 – Bairro São José. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde.

Hospital Infantil

As obras do Hospital Pediátrico José Machado de Sousa, localizado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) estão bem adiantadas. De acordo com Antônio Carlos Guimarães, secretário de Estado da Saúde, o pavimento térreo será entregue no final deste mês de junho. O local, que antes era usado como um pronto-socorro de adulto, agora vai servir como hospital para crianças. Essa obra vai custar R$ 2 milhões, investidos não só na reforma, como na compra do mobiliário e equipamento médico. Segundo ele, inicialmente serão 60 leitos, mas até o ano que vem o número será ampliado para 150.

Medicina Aeroespacial

O Conselho Federal de Medicina (CFM) abre o debate sobre a realidade médica em atendimento a bordo de aeronaves. Para isso, a entidade realiza no dia 2 de agosto, em Brasília, seu I Fórum Nacional de Medicina Aeroespacial. “A demanda na área já se mostra importante e exige respostas. Avaliaremos a segurança do atendimento ético nas aeronaves”, aponta o organizador do evento, e 2º tesoureiro do CFM, Frederico Henrique de Melo.

Medicina Aeroespacial I

O encontro abordará aspectos aeromédicos da aviação comercial, transporte aeromédico em geral, regulamentação e formação. O Fórum conta com a participação de respeitados especialistas internacionais da área, entre eles Farhad Sahiar (Wright State University, Ohio, EUA), Melchor Antuñano (Federal Aviation Administration, EUA), além de representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial (SBMA).

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

Nenhum comentário: