quinta-feira, 23 de junho de 2011

Hemose de plantão - Coluna Saúde em Dia

Hemose de plantão

Nos dias 23 e 24, respectivamente quinta e sexta-feira, feriado de Corpus Christi e de São João, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), irá funcionar em horário especial de 8h as 12h, para doação de sangue. A medida visa ampliar o número de doações e dessa forma melhorar o estoque durante feriados e datas festivas. Na oportunidade o Hemocentro convida todas as pessoas com boa saúde com idade entre 16 e 68 anos, peso acima de 50 quilos para contribuir com a doação de sangue. O hemocentro está localizado na Avenida Tancredo Neves, ao lado do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Informações através dos telefones 3225-8000 e 3225-8039.

Lei Antifumo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou na manhã de ontem, os certificados e placas da campanha “Este estabelecimento respira qualidade de vida”, aos donos de bares e restaurantes que respeitam a Lei Antifumo. Aprovada em 2009, a Lei nº 3.756/09 é de autoria do presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT). A solenidade aconteceu no auditório do Cento de Educação Permanente da Saúde, localizado na rua Luis Carlos Prestes, no bairro Ponto Novo.

Lei Antifumo I

Os premiados foram escolhidos pela comunidade, que votou nos estabelecimentos que mais respeitam a Lei que proíbe fumar em ambientes coletivos e fechados, através da enquete realizada durante o mês de maio, no site da Prefeitura Municipal de Aracaju. A enquete marcou o 'Dia Mundial de Combate ao Tabagismo'. Foram reconhecidos em três categorias: o Cariri venceu em duas modalidades - como Bar da Orla da Atalaia, teve 30,06% dos votos e como Casa de Show da Cidade, foi escolhido com 26,60%. Já na categoria Restaurante, houve um empate e três estabelecimentos foram eleitos com 7% cada um deles: Ferreiro do Shopping Riomar, Ramiro da Carne do Sol e o Muratto.

Prazo para atender

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que regula os planos de saúde no Brasil, passou a exigir das operadoras o atendimento em até sete dias aos beneficiários para consultas básicas como pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia. As novas normas começam a valer daqui a 90 dias. Segundo a ANS e a Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), que representa planos de saúde, até agora não havia prazos obrigatórios para o atendimento.

Muitas reclamações

Seis em cada dez usuários da saúde suplementar tiveram, no último ano, alguma experiência negativa com o atendimento oferecido pelos planos de saúde. Os dados integram pesquisa divulgada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) na terça-feira, 21/6. O levantamento comprova a alta correlação entre a experiência negativa vivenciada pelos pacientes e seus familiares e a insatisfação com o atendimento prestado pelos planos. As reclamações mais comuns estão relacionadas com a demora no atendimento ou fila de espera no pronto-socorro, no laboratório ou na clínica (26%). Entrevistados também relataram existir poucas opções de médicos, hospitais e laboratórios (21%) e outros 14% que tiveram que buscar a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) por conta da negação de cobertura ou restrição de atendimento do plano de saúde contratado.

Bula mais simples

Mais 120 bulas de medicamentos foram publicada esta semana no Bulário Eletrônico da Anvisa. Elas foram adequadas às novas regras, como determina a norma RDC 47/09, visando uma escrita clara e simples para que o paciente entenda como o produto age no organismo: as indicações, os riscos e as contra-indicações. Pelo regulamento, os portadores de deficiência visual poderão solicitar aos Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC) das indústrias as bulas adaptadas à sua condição, que podem ser em Braille, formato de áudio ou com letras aumentadas. No prazo de 180 dias, as bulas publicadas no Bulário Eletrônico serão encontradas nas caixinhas dos medicamentos vendidos ao consumidor final.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

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