quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Descuido da população - Coluna Saúde em Dia

Descuido da população

A colaboração da população é fundamental no combate à dengue. Essa é a conclusão do 5º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O resultado mostra que as lavanderias e reservatórios d'água correspondem a 70,8% dos criadouros, o que representa que a maioria dos focos continua sendo encontrada dentro das residências dos aracajuanos. O levantamento anterior já indicava as lavanderias e reservatórios d'água como maior criadouro do mosquito, com 57%, mas o aumento foi de 24% nesse novo LIRAa, fator que comprova o descuido da comunidade. O resultado do 5º LIRAa foi de índice médio de infestação de 1,5%, que serve de alerta para a população.

Pré-paralisação

Hoje às 7h, será realizado pela Comissão Estadual de Honorários Médicos na Sociedade Médica de Sergipe (Somese), um café da manhã para a imprensa, quando será concedida a entrevista coletiva sobre a paralisação nacional dos médicos, marcada para o dia 21 deste mês. De acordo com o presidente da Comissão Estadual de Honorários Médicos, Emerson Ferreira, no próximo dia 21, apenas os pacientes usuários do grupo Unidas serão atendidos mediante planilha do convênio. "Somente o grupo Unidas, que congrega 29 empresas de autogestão, fechou o acordo de R$ 60 pela consulta", ressaltou. Dr. Emerson.

Medicina hospitalista

A medicina hospitalar é uma área de atuação que visa a melhoria na atenção aos pacientes internados, ampliando e intensificando os processos relativos a estes cuidados. Neste processo, há uma junção das características assistenciais às administrativas, presença continua da equipe médica na área de internação (apartamentos e enfermaria), além de um maior envolvimento e cooperação da equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, nutricionistas, técnicos) com primazia na segurança do paciente. Desta forma, o profissional médico com estas características é intitulado de "hospitalista". Devido à constante demanda das internações e pensando sempre no bem-estar de todos os pacientes assistidos.

Semana da Saúde

A Unimed Sergipe, através do Serviço de Medicina Preventiva, realizará a Semana da Saúde de 19 a 23 de julho. Neste mês, o projeto abordará o tema “Doenças Cardíacas”. Na oportunidade, a equipe do Centro Assistencial da Unimed entregará material informativo, além de aferir a pressão e realizar busca ativa de patologias nos clientes e acompanhantes. O serviço é realizado gratuitamente. Os interessados em participar podem comparecer, das 7 às 9h, na Unidade de Diagnósticos, localizada na Rua Campo do Brito, nº 1038 – Bairro São José. Participe!

Gerenciamento de resíduos

Já está sendo organizado pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), o II Fórum de Gerenciamento de Resíduos em Serviço de Saúde. O evento acontecerá nos dia 26 e 27 de outubro, no auditório do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Os profissionais e estudantes que estiverem interessados em participar, poderão obter mais informações a partir da próxima semana, quando será colocado no ar o hotsite do evento. O site da fundação é www.fsph.se.gov.br

Açaí curativo

Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), associado à Universidade de São Paulo, criaram um curativo que une as propriedades regenerativas do óleo de açaí com os hidrogéis de polivinilpirrolidona (PVP), específicos para lesões de pele. Ainda em fase de testes, a ideia é usá-lo para queimaduras e outras condições anormais, como dermatites, escamações e ressecamento.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

Nenhum comentário: