quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Somese em apuros - Coluna Saúde em Dia

Somese em apuros

O prédio que abriga a Sociedade Médica de Sergipe (Somese) está na iminência de ser vendido, isso para pagar uma dívida com o INSS que só faz inchar, pois já vem sendo paga há anos, já foram feitas várias negociações e nada da mesma ser sanada. É preciso que os médicos que exercem cargos políticos, deixem de lado as diferenças partidárias, e se unam em defesa da instituição representativa da classe mais antiga do Estado, que este ano completa 74 anos ininterruptos de existência. A Somese não tem fins lucrativos e é uma entidade que foi reconhecida de utilidade pública, pelos legislativos de Aracaju e do Estado de Sergipe.

Hemose e SEED

A Secretaria de Estado da Educação (SEED), em parceria com a Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), através do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) iniciou ontem pela manhã, a campanha Educação para a Vida. O objetivo é estimular e mobilizar servidores da SEED e comunidade escolar para doar sangue. A Secretaria de Educação colocou um ônibus à disposição do servidor, no complexo administrativo e pedagógico da SEED, no DIA, no turno da manhã, ontem e hoje. Uma ampla divulgação foi feita junto aos diretores regionais de educação, além de palestras e debates nas escolas para sensibilizar alunos e professores quanto à importância da doação de sangue.

Curta SUS

A vereadora Simone Gois (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ontem para destacar o lançamento do projeto ‘Curta SUS: inovando em saúde com o melhor da arte'’. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o lançamento aconteceu na manhã da última terça-feira, no Centro de Convenções de Aracaju. Na oportunidade, a parlamentar parabenizou o secretário Municipal de Saúde, Sílvio Santos, pela iniciativa. A proposta do projeto ‘Curta SUS’ é utilizar o cinema, por meio de filmes de curta metragem de aproximadamente 30 minutos, como estratégia de promoção à saúde.

Unimed é Top

A Unimed Sergipe esteve presente, por mais um ano, no Top Correio para receber o prêmio de melhor plano de saúde de Sergipe. Esta foi a 11ª edição da premiação e em todas elas a Cooperativa Médica venceu no segmento supracitado. De acordo com a pesquisa realizada pela premiação, a Unimed Sergipe foi lembrada, no segmento plano de saúde, por mais da metade das pessoas entrevistadas (52,4%), comprovando a confiança que os sergipanos depositam na marca e a credibilidade conquistada ao longo dos 27 anos da Cooperativa.

Pagar a CBHPM

A juíza Daise Fajardo Nogueira Jacot, da 15ª Vara Cível do Foro Central da Comarca de São Paulo, concedeu liminar, no dia 31 de agosto, obrigando as operadoras Marítima, Porto Seguro, Medial, Amil e Blue Life a remunerar os 1.100 urologistas de todo o Estado, com base na CBHPM plena. A decisão, que prevê multa de R$ 20 mil para cada empresa em caso de descumprimento, é resultado de uma ação coletiva da regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Urologia. O exemplo partiu da regional da Bahia, que havia conseguido liminar semelhante, no dia 22 de julho.

Prêmio de jornalismo

“Câncer: a informação pode salvar vidas” é o tema do 1º Prêmio de Jornalismo Instituto de Oncologia San Giovanni, cujas inscrições estarão abertas até o dia 31 de julho do próximo ano. O objetivo é incentivar a produção de trabalhos jornalísticos sobre o tema “câncer”, bem como reconhecer e premiar profissionais de jornalismo que escrevem e divulgam matérias ou artigos jornalísticos sobre o assunto. Mais informações podem ser obtidas no site: www.sangiovanni.com.br

Prevenção à dengue

As ações de campo desenvolvidas pelo Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) de Aracaju vão além das orientações dadas pelo Programa Nacional do Ministério da Saúde. Um exemplo é o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O Ministério da Saúde determina que sejam realizados quatro LIRAas durante o ano, nos períodos que antecedem situação de risco para dengue. Em Aracaju, são realizados seis levantamentos, que correspondem aos ciclos de trabalho dos agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

Nenhum comentário: