Hemose na feriadão
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) estará funcionando neste feriado de 7 de setembro, em horário especial, das 8h às 12h, para a doação de sangue. O agendamento pode ser feito através dos telefones 3225-8000 e 3259-3174. Ajude!
Vacina contra o câncer
Uma nova técnica desenvolvida por cientistas pode mudar forma de tratar o câncer. Pesquisadores da Universidade de Otawa, no Canadá, criaram uma espécie de "vacina" contra o câncer, modificando um vírus e aplicando-o direto na corrente sanguínea do paciente. O estudo, publicado pela revista Nature, mostra que uma versão do vírus da varíola, chamado de JX-594, atacou as células cancerígenas, mas deixou as células saudáveis intactas. A pesquisa ainda não é conclusiva, já que um número pequeno de pacientes, apenas 23, recebeu o tratamamento. O JX-594 foi aplicado em diferentes dosagens nos 23 pacientes, portadores de tipos de câncer que se espalham rapidamente por vários órgãos do corpo humano. No grupo de oito pessoas que recebeu alta dosagem, o tratamento teve resultados positivos em sete pacientes.
Farmácia popular 1
Com duas unidades da Farmácia Popular do Brasil, o número total de aracajuanos usuários do programa teve um aumento expressivo, praticamente dobrou em apenas um ano e três meses. Na primeira unidade da Farmácia Popular de Aracaju, localizada na rua Estância, nº 772, no Centro, a quantidade de beneficiários que era de 5.555 em maio de 2010 pulou para 7.285 pessoas, no mês passado.
Farmácia popular 2
Já na Farmácia Popular unidade 02, do bairro Siqueira Campos, inaugurada no dia 16 de março deste ano, a quantidade de usuários mensal oscila entre 1.900 a 2.000. O número de beneficiários que era de 1.950, em abril deste ano, está em 2.159. A Farmácia Popular 2 está localizada na rua Carlos Correia, nº 528, do bairro Siqueira Campos. Os dados são da Coordenação da Assistência Farmacêutica (CODAF) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Aracaju). Com isso o número de usuários subiu de 5.555 para 9.444, quase o dobro.
Fumar afeta visão
O número de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1% entre 2006 e 2010. Embora o tabagismo não seja responsável exclusivamente por nenhuma doença oftalmológica, é considerado fator de risco na incidência e na evolução de uma série de problemas oculares: Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), catarata, glaucoma, Doença de Graves (causada por distúrbios hormonais da tireóide) e todas as doenças oclusivas venosas (veias) e arteriais. O tabagismo pode causar alterações vasculares que afetam a saúde ocular.
Contra os planos
Os médicos credenciados junto às operadoras e aos planos de saúde se mobilizam para suspender o atendimento no dia 21 de setembro, em todo o país. Dessa vez, o alvo serão as operadoras que se recusaram a negociar a revisão dos honorários ou que apresentaram propostas consideradas irrisórias. A paralisação é um desdobramento direto do ato de 7 de abril, quando houve mobilização nacional dos médicos contra os problemas observados na saúde suplementar. A escolha será feita com base no desempenho das negociações no âmbito estadual, sendo que uma lista com as empresas selecionadas será divulgada uma semana antes do protesto entre os médicos da região.
Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário