quinta-feira, 29 de março de 2012

Hora do Planeta - Coluna Saúde em Dia

Hora do Planeta

Mais uma vez o WWF-Brasil conclama a população mundial para participar da Hora do Planeta. O evento, que será realizado pelo 4º ano consecutivo, visa chamar a atenção de todos sobre o aquecimento global e os problemas ambientais que a humanidade enfrenta. Em Aracaju, o ato que marcará a mobilização que acontecerá neste sábado, 30/3, a partir das 19h30, no Mirante da 13 de Julho. Às 20h30 as luzes do local serão apagadas e as pessoas acenderão velas. A mobilização contará com as apresentações do DJ Pango e da Orquestra Sanfônica. Quem não puder comparecer ao Mirante da 13 de Julho, poderá participar do ato apagando as luzes na própria residência. Saiba mais e participe: www.horadoplaneta.org.br

Olho na Tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará criando no dia 9 de abril, no Centro de Referência a Tuberculose, localizado no Centro de Especialidades Médicas, Cemar-Augusto Franco, o Grupo de Convivência de Pessoas com Tuberculose em Tratamento. A ação visa reduzir o número de pacientes em abandono ao cuidado. Em Aracaju, o Ministério da Saúde estima o aparecimento de 240 novos casos por ano. O Programa Municipal de Tuberculose, registrou, em Aracaju, 187 casos diagnosticados em 2009; 182 casos em 2010, e 200 casos em 2011. No mundo, a tuberculose ocupa o primeiro lugar entre as doenças negligenciadas, com 100 milhões de pessoas infectadas. A cada dia surgem 22 mil casos novos.

Novo credenciado

A Unimed Sergipe realizou o credenciamento da Oncologia Associados Ltda. O novo credenciado ofertará aos beneficiários da Unimed (usuários titulares ou dependentes) dos planos Aliança, Univida, Univida Plus, Intercâmbio, Cidade, Plansaúde e Unifácil, serviços na área oncológica. A Oncologia Associados está localizada na Rua Construtor João Alves, 228 - Bairro São José. Mais informações através do telefone 0800 70 40 111.

Diretoria reeleita

O plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou por unanimidade a recondução da atual diretoria da entidade aos cargos que ocupam, até setembro de 2014. Na oportunidade, os conselheiros também concordaram com a permanência dos atuais membros da Comissão de Tomada de Contas em suas funções. A posse dos eleitos está prevista para acontecer durante a próxima reunião plenária da entidade, em abril.

Mestre do CBC

O médico Marcos Aurélio Prado Dias foi empossado como mestre do Capítulo Sergipano do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), para o biênio 2012/2013. O vice-mestre eleito é o médico Adelson Severino Chagas. A solenidade de posse aconteceu na última semana, na sede da Sociedade Médica de Sergipe (Somese).

Posse

Na última segunda-feira, 26 /3, foi empossada a nova presidente da Unimed , Denise Tavares, para o próximo quadriênio. A solenidade foi realizada na sala de reuniões da Sede Administrativa com a participação de cooperados e de colaboradores. Na ocasião, também foram empossados os membros do Conselho de Administração (2012-2016) e o Conselho Fiscal (2012-2013), ambos eleitos no pleito do dia 7 de março.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Rede legislativa é destaque em seminário internacional

A democratização das informações relativas ao Legislativo foi um dos destaques do seminário "Regulação da Comunicação Pública", promovido em Brasília pela Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (Frentecom) e pela Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados - com apoio da Astral.

A expansão do sinal digital, que permitirá em breve a formação de uma verdadeira rede de TVs legislativas em canal aberto no país, atraiu a atenção de especialistas e defensores das emissoras do segmento público. O presidente da Astral, Antonio Vital, detalhou no seminário as iniciativas em curso voltadas à formação desta rede, principalmente a partir das consignações de canais digitais da TV Câmara e da TV Senado na maioria das capitais.

A abertura dos sinais nas capitais permite, por meio da multiprogramação (capacidade técnica de o mesmo canal ser dividido em quatro), que a população tenha acesso aos sinais da TV Câmara, TV Senado e TV da Assembleia Estadual (a nível estadual). Além disso, através de acordos firmados pela Câmara dos Deputados, aos sinais das TVs das câmaras de vereadores (a nível municipal).

A grande vantagem da rede, segundo Vital, é o compartilhamento dos custos - TV Senado ou TV Câmara, TV Assembleia e TV Câmara Municipal. Há três anos, a rede já está em funcionamento em São Paulo, a partir de acordo firmado entre a TV Câmara e a TV Assembleia. Em maio, os habitantes da Grande São Paulo terão ainda à disposição um canal para as câmaras municipais da região metropolitana. "Essa rede vai ser uma revolução na maneira como a população participa da vida política do país, do seu estado e da sua cidade", disse Vital.

O encontro durou três dias e contou com a participação de mais de 500 pessoas. Neste meio tempo, a Astral reuniu representantes de assembleias legislativas e de câmaras municipais de todo o país para discutir a adesão destas casas ao projeto de rede legislativa. A gerente do projeto de TV digital da TV Câmara, Evelin Maciel, orientou e tirou dúvidas a respeito da expansão do canal. Recentemente, o Ministério das Comunicações autorizou a operação de 59 novos canais digitais pela TV Câmara. Evelin Maciel faz parte ainda do Conselho de Cooperação Técnico da Astral.

Durante o seminário foram assinados dois acordos de cooperação técnica da TV Câmara e da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, para a implantação da Rede Legislativa de TV digital, com as câmaras municipais das cidades de Uberlândia e Uberaba (MG).

TV digital

A expansão dos canais abertos digitais para o segmento público foi analisada no seminário. Para o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Salvadori, a transição do sistema analógico para o digital poderá fortalecer as televisões públicas. Segundo ele, a TV pública pode ser "a ponta de lança de um projeto estruturante" para a TV digital no Brasil.

Para o professor Luiz Fernando Gomes Soares, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o sucesso da TV pública depende também da produção de conteúdos adequados à tecnologia digital, com instrumentos reais de interatividade. "Hoje ocorre apenas a replicação da web na TV. Isso é muito ruim, precisamos de aplicações muito mais criativas", afirmou.

O chefe do Laboratório de TV Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Gunnar Bedicks, lembrou que o espaço hoje ocupado por um canal analógico, de 6 mega-hertz, poderá ser utilizado para transmitir até 11 emissoras no sistema digital, dependendo da tecnologia utilizada. Segundo o especialista, isso já ocorre em países como a Suécia e os Estados Unidos.

Nesse novo sistema, as emissoras terão a possibilidade de adotar o chamado canal de retorno, em que o telespectador poderá interagir com o canal. E a interatividade é um dos pilares da futura rede legislativa nacional. A TV Câmara, por exemplo, desenvolve um aplicativo, em parceria com a Universidade Católica de Brasília, para permitir a interação com o público. A diretora da Secretaria de Comunicação da Câmara, Sueli Navarro, afirmou que uma das possibilidades será clicar na tela durante as transmissões do Plenário para saber informações sobre o deputado que estiver discursando. Segundo ela, o único caminho para a democratização da
comunicação passa pelo fortalecimento da televisão pública.

Documento final

O documento final do seminário destacou a importância de o Estado garantir recursos para viabilizar a comunicação pública. Para assegurar o financiamento do sistema público de comunicação, a carta propôs a criação de um fundo, composto por recursos da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública. Os especialistas sugeriram ainda a criação de novas formas de incentivo, como a taxação das emissoras comerciais e de aparelhos de TV. O manifesto recomendou ainda a instalação de conselhos curadores nas emissoras públicas com indicação democrática de seus integrantes e mandatos assegurados.

*Informações da Astral e Agência Câmara

terça-feira, 27 de março de 2012

Ensinamentos

Os mais velhos, por mais humildes que sejam, mesmo aqueles que tem pouca instrução, sempre têm algo para ensinar aos mais jovens.
Gosto muito de ouvir o que as pessoas mais velhas, com mais experiência, têm a dizer. E também observar seus atos e atitudes. Pra mim servem de lição, tanto os erros, para que evitá-los, como os acertos, que podem servir de exemplo.
Quando saí da TV Sergipe, fui me despedir de todos os amigos e lembro-me bem até hoje as palavras que o então diretor técnico, o falecido Nilton Linhares - mais conhecido por todos como seu Linhares -, me disse: - "Minha filha, não fique triste, pois tem algumas coisas na vida que a gente tem certeza, a maior delas é que todos um dia vão morrer. O mesmo acontece com quem está empregado, que pode ficar desempregado. Você é jovem, sabe trabalhar, então toque sua vida pra frente...".
Sim, sábias palavras de seu Linhares. Segui em frente, percorrendo o meu caminho.
Assim como aprendi com ele, aprendi e aprendo com várias pessoas mais velhas. Com a minha mãe, a nunca se lamentar pelo passado e parar para desejar mal a ninguém. Dona Márcia se separou aos 29 anos de idade, com três filhos pequenos pra criar, nada de ajuda de ex-marido e foi a luta para garantir o nosso sustento.
Minha avó, aos 86 anos, fazia as contas do que tinha para pagar somando de cabeça e mantinha tudo sob controle - essa ainda estou tentando seguir. Meus tios, primos, amigos, conhecidos, colegas de trabalhos....
E tantas outras pessoas que passam pela nossa vida... Aprender é um exercício diário, seja na vida pessoal ou profissional.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Mais recursos - Coluna Saúde em Dia

Mais recursos

Os conselhos Federal e regionais de Medicina, ao lado da Associação Médica Brasileira (AMB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de outras entidades da sociedade civil, trabalham para coletar assinaturas para elaborar uma lei de iniciativa popular que obrigue a União a gastar 10% de suas receitas com saúde. O projeto altera a Lei Complementar nº 141/12, que regulamentou a Emenda Constitucional 29, não só no que diz respeito ao subfinanciamento do SUS, mas também propondo que os recursos sejam aplicados em conta vinculada, mantida em instituição financeira oficial, sob responsabilidade do gestor de saúde.

Câncer de mama

O oncologista Nivaldo Vieira, diretor científico da Clínica Onco Hematos, proferiu três palestras sobre terapia-alvo em câncer de mama, nas diversas situações clínicas, no Congresso Mineiro de Câncer de Mama. O evento foi realizado pela Sociedade Mineira de Mastologia no período de 15 a 17 deste mês, em Ouro Preto. Paralelo ao evento, que reuniu na cidade mineira as maiores autoridades sobre assunto no país e também do exterior, também foi realizado o 5º Encontro Mineiro de Mastologia.

Comunicação e saúde

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) realiza nos dias 19 e 20 de abril, a sétima edição do Seminário Nacional Médico/Mídia, evento que já se transformou em referência para profissionais e estudantes das duas áreas e que visa estimular o debate sobre comunicação e saúde. Este ano, o evento pela primeira vez não será realizado no Rio de Janeiro, mas em São Paulo, na sede do Sindicato dos Médicos (Simesp). Outra inovação é a parceria com o Conselho Federal de Medicina para a realização do Médico/Mídia 2012. Mais informações no site www.portal.fenam2.org.br

Passeio Limpo

No início da noite de ontem, foi lançado pelo prefeito Edvaldo Nogueira o projeto Passeio Limpo, no calçadão da 13 de Julho. O projeto consiste na instalação de equipamentos com sacolas oxibiodegradáveis, destinadas ao recolhimento de fezes de animais. A ação educativa tem o objetivo de incentivar a limpeza dos espaços públicos e a preservação ambiental, através do uso consciente de sacolas que se decompõem sem deixar resíduos nocivos ao meio ambiente.

Cursos em Miami

O cirurgião e mastologista Mauricio Resende ministrará curso em Miami, nos Estados Unidos, em maio e setembro deste ano. Os eventos serão promovidos pela International Breast Oncoplastic Hands on Course (IBOHC). Informações podem ser obtidas no site www.ibohc.org

Médicos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) convoca os 22 médicos selecionados do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) para inspeção de saúde e entrega dos documentos pessoais. A entrega deve ser realizada a partir de hoje, até terça-feira, 27/3.

Doenças e alimentos

O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), realizou na manhã de ontem, a I Capacitação em Coleta, Armazenamento e Transporte de Amostras para Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s) e Vigiágua. A atividade, que contou com a participação de pouco mais de 50 profissionais dos municípios sergipanos, aconteceu no auditório do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).

quinta-feira, 15 de março de 2012

Câncer de Mama - Coluna Saúde em Dia

Câncer de Mama
O oncologista Nivaldo Vieira, diretor científico da Clínica Onco Hematos, participou nos dias 9 e 10 deste mês, em São Paulo, da 6ª Conferência Brasileira de Câncer de Mama. O evento, promovido pelo Grupo Brasileiro de Estudos em Câncer de Mama (GBECAM), contou com a participação de renomados especialistas no âmbito nacional e internacional, no Hotel Sofitel Ibirapuera. Presidido pelo Dr. Sérgio Simon, o GBECAM tem por objetivo agregar os especialistas brasileiros neste problema ainda crescente em nosso meio: o câncer de mama, discutindo os avanços em suas formas de diagnóstico, tratamento e rastreamento populacional e genético.

Homenagem a Mulher
O Centro Assistencial da Unimed Sergipe recebeu, na última segunda-feira , 12/3, a primeira edição de 2012 do Cantinho da Arte. Artistas, convidados, cooperados, colaboradores e clientes da Unimed participaram do evento, que visa divulgar a arte sergipana. Nesta edição, o Cantinho da Arte foi alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8. Entre as homenageadas, a nova presidente eleita da Unimed Sergipe, Denise Tavares, a diretora Administrativo-Financeira da cooperativa, Virginia Maria, a pastora Cláudia Andrade e a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino. A temporada 2012 do Cantinho da Arte iniciou com o pé direito. No decorrer do ano, ocorrerão mais três edições do evento.

Estudo randomizado
Buscando o constante aperfeiçoamento de toda sua equipe, o Hospital Primavera sempre participa de programas e atividades destinadas aos mais diversos segmentos da saúde. Dessa vez, a UTI do Primavera fará parte de uma iniciativa nacional, envolvendo renomados hospitais de todo o país. Trata-se de um estudo clínico randomizado (fruto da parceria do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital do Coração (IEP-HCor) de São Paulo, com o Ministério da Saúde), que avaliará o efeito da manobra de recrutamento alveolar máximo, destinado no tratamento dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva com Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA).

Pediatria crítica
Em pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju ontem, o vereador e médico Emerson Ferreira utilizou a tribuna para falar sobre os planos de saúde. Segundo o parlamentar, a maioria dos planos não está cumprindo o que determina a Liminar expedida no dia 17 de Dezembro 2011, pela juíza da 21ª Vara Cível, conforme Ação Civil Pública movida pela Defensoria Pública do Estado que visa o cumprimento total dos serviços de urgência, emergência e UTI Pediátrica, conforme preconizado nos contratos firmados entre as operadoras e os seus segurados.

Almoço na Somese
O segundo-vice-presidente da (Somese), Francisco Rollemberg comandará o almoço da entidade hoje, que terá como convidados Carlos Maciel, sócio gerente da Real Invest, e Cristina Laporte, que falará sobre Intercâmbio na área médica.

Prêmio SUS
Só lembrando que se encerram no dia 30 deste mês as inscrições para o Prêmio SUS Sergipe de Jornalismo. Saiba mais no site http://www.ses.se.gov.br/

Calazar
Suspeita de algum animal com calazar em seu bairro? Comunique o Centro de Controle de Zoonoses através dos números 3179-3528, 3179-3564 e 3179-3564.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Semana da Mulher - Coluna Saúde em Dia

Semana da Mulher

Para marcar as ações de prevenção e promoção em saúde realizadas na semana do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem realizando desde a última segunda-feira, 5/3, várias atividades para as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju. A Semana da Mulher segue até amanhã nas Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital, enfatizando a importância de que a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de garantir saúde para a população feminina.

Pedal das Divas

Hoje, o Dia Internacional da Mulher vai ser comemorado de uma forma diferente em Aracaju. É o Pedal das Divas, um passeio ciclístico promovido pela ONG Associação Ciclo Urbano (http://www.ciclourbano.org.br), que conta com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde, através da Coordenação de DST/AIDS, da bicicletaria Magazine Bike Show e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A concentração será às 19h, no Calçadão da 13 de Julho e o passeio seguirá até a Passarela do Caranguejo.

Medicina hospitalar

Desde o ano passado, está em implantação no Hospital Primavera o projeto de Medicina Hospitalar. Trata-se de uma área de atuação que tem como meta a melhoria na atenção aos pacientes internados, com um maior envolvimento e cooperação da equipe multidisciplinar, visando a segurança do paciente.

Olho na obesidade

Metade das pessoas obesas que fazem redução de estômago volta a engordar parcialmente, e 5% ganham todo o peso de novo. Por isso, não adianta apenas se submeter à cirurgia bariátrica: é preciso mudar de hábitos e manter uma reeducação alimentar para o resto da vida. A operação também deve ser a última alternativa para quem precisa emagrecer – seja por obesidade mórbida ou por doenças associadas ao excesso de peso.

Mulheres afetadas

Segundo o IBGE, até 2010 havia 12,5% dos homens adultos com obesidade e 16,9% das mulheres. A incidência é maior entre homens de 45 a 54 anos e mulheres de 55 a 64 anos.

Superação

Mulheres que lidam com câncer serão entrevistadas no próximo sábado, pela radialista Magna Santana, no programa Viva Bem. A psicóloga da Clínica Onco Hematos, Shirley Rocha, também fará parte do bate papo. Anote o horário: de 9h as 10h.

Doação

O Dia Internacional da será de mobilização e promoção a cidadania no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A ação educativa e de doação contará com a colaboração do Centro Comunitário ‘Deus é Bom’, além de funcionários da Azaléia.

Kit de beleza

A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) lançou a campanha 'Mulher, você faz a diferença' para homenagear as servidoras. Elas poderão responder a pergunta 'Por que você faz a diferença no Sistema Único de Saúde (SUS)?' através do site www.fhs.se.gov.br . As cinco melhores respostas ganharão um kit de beleza.


quinta-feira, 1 de março de 2012

Qualidade do ensino - Coluna Saúde em Dia

Qualidade do ensino

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou ontem, nota de apoio ao professor Adib Jatene, que denunciou medida tomada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) permitindo a reabertura de vagas em escolas médicas com avaliação deficiente. Para o CFM, este quadro não condiz com as preocupações humanitárias e sociais pertinentes à Saúde e à Medicina. No entendimento da entidade, o Governo deve estar atento a esta realidade e apresentar propostas que contribuam para a qualificação dos cursos de medicina no país, demonstrando real preocupação com a população, que precisa de médicos bem preparados para cuidar da sua saúde e bem estar.

Cantinho da Arte

No próximo dia 12 de março, a Unimed Sergipe promove a primeira edição do ano do Cantinho da Arte. O evento será realizado no Centro Assistencial da Cooperativa, a partir das 18h. Nesta edição, o projeto fará uma homenagem especial ao Dia Internacional da Mulher, através de personalidades que atuam de maneira relevante na sociedade. Além da homenagem, o Cantinho terá exposições de artes plásticas, fotografia, literatura e muita música. Não deixe de participar! A entrada é gratuita.

Carteira com chip

Médicos do Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Pernambuco e Santa Catarina serão os primeiros a receber a carteira digital - em policarbonato - com um chip que poderá ser ativado para certificação digital. “O futuro caminha para todo mundo ser reconhecido através da certificação digital. Então, a nossa função é dar uma carteira profissional com o chip para que os médicos possam aderir aos novos tempos”, explica o presidente do conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d’Avila.

Água boa

Sergipe tem se destacado na garantia da melhoria e do controle da qualidade da água em todos os municípios. O Estado é o primeiro colocado na implantação do Sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), sistema esse, implantado pelo Ministério da Saúde em outubro do ano passado. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), e em parceria com o Laboratório Central de Saúde (Lacen), realizou esta semana, o último treinamento com técnicos de cidades do interior para o uso do sistema.

Declaração IR

Já está disponível para os clientes no site da Unimed Sergipe (www.unimedse.com.br), a Declaração de Imposto de Renda – exercício 2011.

Sangue bom

Quer fazer uma boa ação? Então agende para fazer doação de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Telefones: 3225-8000 e 3259-3174.

Prêmio SUS

Jornalistas, radialistas e estudantes da área: fiquem atentos à data de inscrição no 1º Prêmio SUS Sergipe de Jornalismo, que pode ser feita até 31 deste mês. Informações no site www.ses.se.gov.br

Viva Bem

Sábado é dia de Viva Bem, programa apresentado por Magna Santana das 9h às 10h, na Liberdade FM. Na pauta deste mês, temas ligados à mulher. Não percam.